segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Chafarizes ficam sem cuidados da Prefeitura

Kelly Maria (Estagiária)

Eles poderiam ser um belo cartão-postal, mas a maioria, hoje, não recebe o mínimo de cuidado. Os chafarizes públicos de Campos precisam de obras urgentes. A Prefeitura promete recuperar esses monumentos, mas sem previsão para iniciar as reformas, que poderão contar ainda com câmeras de monitoramento para sua proteção. Nos cinco chafarizes, como o Belga, na praça Quatro Jornadas; o da avenida Alberto Lamego, próximo à Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf);  os dos jardins do Liceu e São Benedito e o da avenida Pelinca, o quadro é bem parecido. A maioria deles apresenta limo e está sem água. Alguns têm sido usados como banheiro público, limpeza de carros e banho de animais.

No jardim do Liceu, por exemplo, desde que retiraram a água da fonte, em abril deste ano, não há vestígio de funcionalidade. A bomba teria sido furtada. Já o Belga, da praça Quatro Jornadas, está sem os quatro leões que adornavam a fonte e também sem água. O da Pelinca, o único que funciona na cidade, e o da Uenf, estão sendo utilizados para outras finalidades, exceto como atração turística.
Para o pintor Roberto da Silva, 40 anos, é um absurdo monumentos como esses ficarem entregues ao abandono. Ele comentou que a bomba do chafariz do Liceu não foi furtada, mas levada por um grupo de homens.
 — No dia 13 de abril, eles vieram aqui e retiraram a bomba e toda água do chafariz, deixando vários peixes agonizando. Disseram que iriam limpar o aquário, mas até agora nada foi feito. A única água que vemos aqui é a da chuva e isso é um problema, já que vira criadouro do mosquito da dengue — lamentou Roberto.
 Há dois anos vendendo coco na rua Voluntários da Pátria, Rogério da Conceição Nazário, 33 anos, disse que a manutenção do chafariz da Pelinca é feita apenas duas vezes por semana. “Pra mim tinha que ser feita todos os dias. A água é muito suja e cheia de limo”, reclamou ele.
 O secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, informou que o chafariz da Pelinca passa por manutenção semanalmente, inclusive, com a utilização de caminhã-pipa. Na última quinta-feira, ele foi alvo da ação de vândalos que colocaram sabão em pó na á-gua, provocando um grande espumeiro no local. “No jardim São Benedito, o lago do chafariz está passando por intervenções. Está sendo instalada uma manta asfáltica e, após os reparos, ele será imediatamente religado”, disse Zacarias Albuquerque. 


Fonte: Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !