sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Alternativas sustentáveis para descarte do lixo doméstico

Alternativas sustentáveis para o descarte do lixo doméstico já podem ser encontradas com facilidade no mercado, a preços acessíveis, ao alcance da dona de casa e de qualquer consumidor preocupado com a preservação dos recursos naturais do planeta e a redução dos gases provocadores do “efeito estufa”.
A Embalixo, situada em Campinas, interior de São Paulo é a principal fabricante de sacos para lixo no país e entre as maiores da América Latina, e tem inovado o mercado com produtos sustentáveis para descarte do lixo doméstico. Investindo em um nicho de mercado até então, pouco explorado, a empresa aposta no sustentável e tem feito investimentos no setor que permitem que os produtos cheguem às prateleiras das principais redes de varejo do país com preços mais acessíveis.
Saco sustentável: a base da cana de açúcar-Em parceria com a Braskem, empresa líder das Américas em produção de resinas termoplásticas para fabricação, com exclusividade, no território brasileiro do saco para lixo feito de matéria-prima 100% renovável.
O Embalixo Sustentável não é feito do petróleo e sim de cana-de-açúcar. O plástico verde é assim chamado pela sua contribuição ao meio ambiente, uma vez que em seu processo produtivo captura até 2,5 t de CO² da atmosfera, para cada tonelada de polietileno produzido, contribuindo para redução do efeito estufa. O “plástico verde” da Braskem está sendo produzido em escala comercial em fábrica instalada na cidade de Triunfo, no Rio Grande do Sul. A matéria-prima utiliza etanol de cana de açúcar para produzir eteno, que é posteriormente transformado em polietileno, o tipo de plástico mais usado no mundo. O processo captura gases que provocam o efeito estufa, contribuindo para a preservação do meio ambiente, quando comparado com o processo tradicional de fabricação do polietileno. Desta forma, o Embalixo Sustentável é 100% renovável, pois não é feito do petróleo e sim à base da cana-de-açúcar. O produto contribui para a redução global nas emissões de gases causadores do efeito estufa, quando comparado com o processo tradicional de fabricação de plástico.
O Embalixo Sustentável é encontrado na cor verde, dentro das medidas especiais para a lixeirinha da cozinha, pia e do banheiro, além dos padrões do mercado nacional 15 Litros, 30
Litros, 50 Litros, 100 Litros e no tamanho especial 110 Litros, especialmente pensando em condomínios e jardins, onde se faz necessária a utilização de sacos bem resistentes.
Saco reciclado: reaproveitamento de material plástico- Milhares de pessoas vivem no país como catadores de produtos para a reciclagem, porém a reciclagem de plástico ainda é muito pequena. O “Embalixo Reciclado” é produzido a partir de sobras de plásticos durante a sua fabricação, conhecidos como pré-consumo, e também de plásticos pós-consumo como sacolas plásticas, sacos de hortifrútis, filme stretch (muitos utilizados por indústrias para proteger cargas durante transportes) comprados de cooperativas que fazem a coleta seletiva da população e de empresas. O lançamento do produto, reforça a importância de reciclagem para a sociedade realizar a separação de materiais para coleta seletiva e sua importância para geração de renda e inclusão social aos catadores.  

*Fonte: www.embalixo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !