terça-feira, 6 de agosto de 2013

IV -SAIBA O QUE É A CONFERÊNCIA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE:ETAPA DE CAMPOS,PARTICIPE !


Histórico:O MMA já realizou três Conferências Nacionais (2003, 2005 e 2008), priorizando temas relevantes que precisavam ser conhecidos e discutidos com a sociedade e que, no seu conjunto, refletem o amadurecimento da política ambiental brasileira.

Objetivos São objetivos da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente:

·         Divulgar a Política Nacional de Resíduos Sólidos para cada ente da federação.
·         Contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos com foco nos eixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental.
·         Estabelecer a responsabilidade compartilhada entre governos, setor privado e sociedade civil.
·         Contribuir para que cada estado e município solucionem os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos.
·         Difundir práticas positivas que possam contribuir para desenhos de políticas públicas locais e regionais.

 Etapas preparatórias

A 4ª CNMA começa nos municípios, que podem se reunir isoladamente ou em conjunto, quando há discussões e debates e são definidas ações prioritárias e responsabilidades. São também eleitos os delegados para a etapa estadual. Segundo o Regimento Interno aprovado pela Comissão Organizadora Nacional, o período para realização das Conferências Municipais/ Regionais é de 01 de abril até 30 dias antes da data de realização da Conferência Estadual correspondente.
Na etapa estadual são discutidas as ações prioritárias e responsabilidades enviadas por todas as conferências municipais/ regionais do estado e são eleitos os delegados para a Etapa Nacional, que acontecerá em Brasília, de 24 a 27 de outubro de 2013. O período para a realização das Conferências Estaduais e Distrital é de 01 de julho a 10 de setembro de 2013.
Uma novidade da 4ª CNMA é que, caso o cidadão não participe de uma conferência municipal e, ainda assim, deseje contribuir, ele pode organizar uma conferência livre ou participar da conferência virtual. Na conferência livre, o ato de convocação pode ser de qualquer cidadão e as propostas aprovadas são enviadas diretamente à Etapa Nacional, o mesmo acontecendo com a Conferência Virtual, que acontecerá via internet e também não elege delegados, mas envia as contribuições diretamente à Etapa Nacional.
As conferências livres acontecem no bairro, no condomínio onde você mora ou ainda no local em que você trabalha. O ato de convocação pode ser de uma associação comunitária, do síndico ou por solicitação dos moradores interessados em realizar a conferência. O período de realização das Conferências Livres é de 01 de abril até 10 de setembro de 2013, enquanto que a Conferência Virtual acontecerá de 26 de agosto a 10 de setembro de 2013.
Em agosto ,nos dias 13 e 14 de agosto estaremos realizando a ETAPA PREPARATÓRIA MUNICIPAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Inscrições antecipadas a partir de 01 de agosto:1.Na sede da SMA(Secretaria do Meio ambiente)localizada na A. Osvaldo Cardoso de Melo,1.233,P.São Caetano
2.Centro de 
Educação Ambiental,localizada na Av. Jose Carlos P. Pinto,nº300,P. Rio Branco,Guarus.
3.Horto Municipal ,localizado na AV. Alberto Lamego Lamego,s/nº,pq. Califórnia.
4.INSCRIÇÕES NO DIA DA CONFERÊNCIA:sede da conferência ,localizada na Rua dos Goytacazes,s/º sede da Fundação de Esportes,pq. Oliveira Botelho.
5.INSCRIÇÕES ANTECIPADAS: NO SITE DA SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE:LINK http://meioambiente.campos.rj.gov.br/index.php/incricoes


Eu Me Comprometo:PRESERVAÇÃO DE ABROLHOS

RESPONSABILIDADE DE CADA UM

#EuMeComprometo: apoie a natureza de Abrolhos

Estrelada pela atriz Maitê Proença, a campanha #EuMeComprometo, da ONG Conservação Internacional, quer a ajuda das pessoas nas redes sociais para disseminar a importância de preservar os patrimônios naturais do planeta. O arquipélago de Abrolhos, região de maior biodiversidade do Atlântico Sul, foi o primeiro cenário escolhido para sensibilizar os internautas

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Débora Spitzcovsky FONTE SITE,Planeta Sustentável 

Reprodução e Oscar Cabral/Adaptação: Pedro Gonçalves


Para aqueles que vivem nas grandes cidades, desconectar-se da natureza pode ser muito simples. As comidas aparecem, prontas, nas prateleiras dos supermercados e a água brota, magicamente, nas torneiras de casa. Na correria do dia a dia, não nos damos conta de que tudo na nossa vida é como é graças aos serviços ambientais e, ironicamente, acabamos não preservando o que nos mantém vivos: a natureza. 



Na tentativa de conscientizar as pessoas a respeito da importância do meio ambiente para a sobrevivência da humanidade, a ONG Conservação Internacional (CI)lança a campanha #EuMeComprometo. Estrelada pela atriz global Maitê Proença, a iniciativa pede o apoio das pessoas para a preservação dos patrimônios naturais do planeta. 



Ao longo do ano de 2013, vários vídeos serão postados pela organização na rede para mostrar a importância ambiental de diferentes regiões mundo afora. O arquipélago de Abrolhos foi o escolhido para iniciar a série. Segundo a CI, ele é a região com maior biodiversidade do Atlântico Sul e fundamental para a manutenção dos estoques pesqueiros que alimentam grande parte da população brasileira. Assista ao vídeo, abaixo. 






A ideia é que, após ver os filmes, os internautas assinem uma espécie de carta-compromisso, assumindo a responsabilidade pela conservação do meio ambiente, e espalhem a mensagem da campanha pelas redes sociais, por meio da hashtag#EuMeComprometo



"A natureza traz equilíbrio, inspiração e paz, mesmo para os que não se dão conta disso. Sem o bom funcionamento dos complexos sistemas naturais do planeta - como as florestas, os oceanos e o clima -, a vida se torna insustentável, inclusive para os seres humanos", diz Maitê Proença. Ela completa: "Em consonância com o grande equilíbrio que vem se quebrando, eu faço parte da campanha e me comprometo com a natureza". E você, também vai se comprometer?

Ex-presidente do TRE será julgado na próxima semana

2/08/2013 16:58
Reprodução do Radar online, da Veja
Reprodução do Radar online, da Veja

Excesso de gordura e açúcar pode estar relacionado ao câncer de intestino

Excesso de gordura e açúcar pode estar relacionado ao câncer de intestino



Um estudo da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, associou a dieta rica em açúcar e gordura, os níveis de atividade física e o tabagismo ao câncer de intestino. Isso significa que o consumo de refrigerantes, bolos, biscoitos doces e sobremesas podem aumentar os riscos do tumor se manifestar.
O grupo de pesquisadores analisou dois mil pacientes e mais de 170 alimentos, entre eles: frutas, legumes, carnes, salgadinhos, chocolate, nozes e batata frita. A descoberta da gordura e açúcar como mais um fator de risco se somou aos fatores que já se sabiam, como os casos de histórico familiar, fumo e sedentarismo.
"O que descobrimos é muito interessante e merece uma investigação mais aprofundada, utilizando grandes estudos populacionais”, afirmou Evropi Theodoratou, da Universidade de Edimburgo. Ele ressalta também que, mesmo com a associação da dieta pouco saudável com o câncer, ainda é cedo para tratar o tema como causa e consequência. “É importante levar esses fatores em consideração, principalmente porque as pessoas nos países industrializados consomem cada vez mais este tipo de comida”, completa.
Uma dieta alimentar equilibrada, combinada a exercícios físicos e hábitos saudáveis, evita o risco de a exposição a diversas doenças. Veja aqui os dez alimentos mais contaminados por agrotóxicos e evite-os sempre que possível. Com informações do Daily Telegraph.
Redação CicloVivo

Mais uma vez paulistas protestam contra Cabral

03/08/2013 09:26
Reprodução do Globo online
Reprodução do Globo online


O governador Geraldo Alckmin deve estar "imensamente agradecido" a Sérgio Cabral. Em São Paulo as manifestações tinham cessado, enquanto no Rio de Janeiro cresceram e se sucederam quase diariamente. Alckmin achou que as coisas se tranquilizaram. Só que a revolta contra Cabral tomou dimensão nacional e na semana passada os paulistas foram às ruas protestar contra Cabral. Isso animou o pessoal que depois marcou nova manifestação, desta vez contra Cabral e Alckmin. O protesto de ontem já é o terceiro contra Cabral só em São Paulo. Podem apostar que no 7 de setembro quando estão programadas grandes manifestações por todo o país, Cabral será personagem nacional ao lado de Renan Calheiros e dos mensaleiros. 
FONTE ,BLOG DO GAROTINHO

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

III-Conferencia Municipal de Meio Ambiente em Campos:INSCRIÇÕES ANTECIPADAS,AGORA TAMBÉM NO SITE .


CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE:ETAPA DE CAMPOS.

Em agosto ,nos dias 13 e 14 de agosto estaremos realizando a ETAPA PREPARATÓRIA MUNICIPAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Inscrições antecipadas a partir de 01 de agosto:1.Na sede da SMA(Secretaria do Meio ambiente)localizada na A. Osvaldo Cardoso de Melo,1.233,P.São Caetano
2.Centro de 
Educação Ambiental,localizada na Av. Jose Carlos P. Pinto,nº300,P. Rio Branco,Guarus.
3.Horto municipal ,localizado na AV. Alberto Lamego Lamego,s/nº,pq. Califórnia.
4.INSCRIÇÕES NO DIA DA CONFERÊNCIA:sede da conferência ,localizada na Rua dos Goytacazes,s/º sede da Fundação de Esportes,pq. Oliveira Botelho.
5.INSCRIÇÕES ANTECIPADAS: NO SITE DA SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE:LINK http://meioambiente.campos.rj.gov.br/index.php/incricoes

VOCÊ REPRESENTANTE DE ONGS OU CIDADÃO,PARTICIPE !
TEMA DA CONFERÊNCIA:RESÍDUOS SÓLIDOS

Cidades racionam água devido a seca

Cidades racionam água devido a seca;209 estão em emergência

APPM: durante coletiva de imprensa o presidente Arinaldo Leal, afirmou que há municípios sem chuva há dois ano

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, do PSB, afirmou em coletiva na manhã desta quarta-feira (31), que os municípios piauienses estão fazendo racionamento de água devido a forte seca. Fotos: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

Segundo o presidente, há cidades na região do semiárido que estão há dois anos sem chuvas. "A minha cidade, Vila Nova, está sem água e o racionamento é quase que permanente, pois os grandes reservatórios como Bocaina, Piaus estão praticamente secos", afirmou Arinaldo.


Segundo o presidente da APPM, dos 209 municípios em situação de emergência devido a seca, somente 156 foram reconhecidos pelo Governo Federal. O presidente informou que está pedindo à Defesa Civil do Piauí, que agilize a documentação. Uma das reivindicações dos prefeitos, é que o governo Federal quebre o protocolo, para os municípios participem da definição de políticas públicas contra a seca e não deixe concentrado somente com o Estado. 
Ele falou também, que a operação Carro-Pipa, feita pelo exército e governo do Estado, está acontecendo "razoavelmente bem".
Mais Médicos
Na coletiva, Arinaldo informou que a APPM está dando apoio ao programa Mais Médicos. "É um programa excelente, e que os municípios não podem se dar o luxo de rejeitar um programa como este", disse o presidente. Ele informou que 75% das cidades já aderiram.

Arinaldo esclarece que a prioridade do Governo Federal, é contratar médicos brasileiros, mas se não for atingida a meta, haverá a contratação de médicos estrangeiros. No Piauí o salário é de R$ 12 mil. A UFPI poderá fazer a revalidação dos diplomas. 
Ele informou que o Governo Federal já autorizou obras na área da saúde como reforma e construção de novas unidades básicas. O município com 3 mil habitantes poderão receber até R$ 2 milhões.
O Piauí tem um dos maiores índices de adesão dos médicos ao programa. É o segundo do Nordeste.

Flash de Yala Sena
Rayldo Pereira (Da Redação)
yalasena@cidadeverde.com

Nova marginal não recebe licença ambiental devido à série de irregularidades

Nova marginal não recebe licença ambiental devido à série de irregularidades


Há mais de três anos de inauguração, as “novas” pistas da marginal Tietê ainda não terminou. Como se não bastasse a demora, a reportagem da Folha apurou que, até hoje, o projeto não possui licença para operar a obra.
Por lei, a autorização deveria ser concedida antes da inauguração. A consequência desse fato é que as obras seguem irregulares e causam impactos ambientais que não são fiscalizados.
O projeto “Nova Marginal do Tietê” foi apresentado, em junho de 2009, pelo então governador de São Paulo, José Serra, e pelo ex-prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab. O plano era ampliar 23 quilômetros de cada lado, criando três novas faixas. Um dos benefícios salientados seria a redução de congestionamentos, meta que foi alcançada até 2012, quando os dados da CET mostraram que o trânsito tinha aumentado, superando a média de 2010, ano em que foi inaugurada a ampliação.
Quando apresentou o projeto, orçado em R$ 1,3 bilhão, Serra chegou a afirmar a importância da questão ambiental. "É uma obra que está tendo todo o cuidado ecológico, o que não é tradição em São Paulo, pois as obras e a devastação andavam de mãos dadas, mas isso acabou nos tempos atuais". A declaração foi registrada pelo Portal do Governo do Estado de São Paulo.  
A então secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, falou ainda sobre a necessidade de recuperar o espaço das margens do Tietê com uma via parque, uma ciclovia e o plantio de 65 mil mudas. O programa de compensação ambiental previa o plantio de cerca de 83 mil árvores, a execução da ciclovia e da Estrada Parque, ao longo de 23,3 Km de extensão.
A Dersa é a responsável por fazer as medidas compensatórias exigidas pelo órgão licenciador, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Em entrevista à Folha, a estatal afirmou que a licença já deveria ter sido concedida.
Uma das exigências feitas pelo município para obter a licença é a criação de barreiras acústicas para diminuir o ruído perto de escolas, hospitais e residências. À Folha, a estatal afirmou que estudos internos mostraram que não havia necessidade de barreira acústica ao longo da marginal, uma vez que a obra não aumentou o barulho nos arredores. Entretanto, em 2011, em entrevista ao Estadão, a secretária Paula Marques, que trabalha em uma escola na Vila Maria, se queixou do barulho. "Não dá nem para conversar. Antes, tinha um recuo e os ônibus passavam a três pistas daqui. Agora, andam quase em cima da gente", declarou. 
A prefeitura aponta diversos motivos pelos quais a licença não saiu, sendo os principais: a falta de ações para melhorar o acesso de pedestres e ciclistas e a instalação de barreiras acústicas em áreas com poluição sonora. Todas essas questões foram mencionadas no projeto, porém não saíram do papel.
A prefeitura indicou como prioritária a travessia de bikes e pedestres nas regiões das pontes da Freguesia do Ó, Santos Dumont e Casa Verde, além da área perto do parque Villa-Lobos. Contrariando a posição, a Dersa disse, em nota, que "estudos concluíram que há baixa atratividade para trânsito cicloviário no entorno da marginal".
Além disso, faltam ser doadas 8.576 mudas e a Estrada Parque, próxima ao parque Ecológico do Tietê, precisa ser concluída. Com informações da Folha e do Estadão.
Abaixo, árvores sendo cortadas na Marginal Tietê para ampliação das pistas - Blog do Mílton Jung/Flickr
Redação CicloVivo

Inspirado pelo Papa, Cabral faz promessas e prega a humildade

Inspirado pelo Papa, Cabral faz promessas e prega a humildade


Em entrevista coletiva no Palácio Guanabara, o governador Sérgio Cabral botou na conta do Papa sua evidente mudança de estratégia para tentar acalmar as ruas, que ainda gritam no Rio: “A passagem do Papa me tocou. Eu estava precisando de humildade”.
Enquanto falou de assuntos incômodos, Cabral foi tentando desfazer a imagem negativa desde que começaram os protestos contra seu governo e fez promessas: “Meu comportamento será menos unilateral. Vou ouvir os dois lados.”
Explicou que mora no Leblon porque seu governo “priorizou” as reformas dos palácios Guanabara e Laranjeiras (residência oficial). Garantiu que sua família não está mais usando os helicópteros oficiais para ir a Mangaratiba e que a Casa Civil está buscando uma forma de normatizar o uso do transporte por ele e o primeiro escalão. E ordenou a retirada das grades que protegiam o Palácio Guanabara nos protestos.
Por fim, apelou para o coração dos manifestantes: “Na porta de casa… tenho filhos pequenos. Ali (Leblon)… é meu filho de seis anos, meu filho de 11 anos. Aqui (Palácio Guanabara)… é do jogo democrático. Não sou um ditador. Estou aberto ao diálogo. Faço apelo de coração, como pai… Meus filhos têm Facebook e ficam chateados com tudo o que veem. É muito chato.”
Fonte: O Dia 

Palestra explica o que fazer com os resíduos de desastres naturais

Palestra explica o que fazer com os resíduos de desastres naturais


O tratamento dos resíduos do terremoto que atingiu o Japão em 11 de março de 2011 será um dos temas do 14ª edição do Seminário Nacional de Limpeza Pública (Senalimp), que acontece nos dias 11, 12 e 13 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP). O Senalimp é realizado pela Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP) desde 1974.
O professor Toshiaki Yoshioka, da Faculdade de Estudos Ambientais, da Universidade de Tohoku, ministrará palestra no evento, onde explicará como são tratados os resíduos nas províncias atingidas pelo tremor de 8,9 graus na escala Richter, seguido de tsumani.
Segundo Yoshioka, o tratamento dos resíduos nas províncias de Miyagi e Iwate, que, junto com Fukushima, foram as mais atingidas, só se encerrará em março de 2016. De acordo com o professor, a reciclagem dos resíduos tem sido prioridade. “Na minha palestra, falarei sobre a gestão, as questões técnicas e a situação atual”, disse.
Estimativa realizada pelo governo japônes mostrou que as três províncias produziram um total de 23 milhões de toneladas de entulho. Uma reportagem da BBC comparou que a quantidade de lixo gerada em Iwate após a tragédia equivale a 11 anos de resíduos produzidos na província. Em Miyagi, equivale a 19 anos.
Além da palestra do professor Yoshioka, o Senalimp contará com outros palestrantes internacionais, como o português Tomás Serra, membro do Conselho de Administração da Águas de Portugal (ADP), que falará sobre o estágio da limpeza pública no país. Haverá debates e palestras sobre a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a recuperação energética de resíduos, novas tecnologias para a coleta de lixo, experiências bem-sucedidas de parcerias público-privadas na limpeza urbana, entre outros temas.
O seminário acontecerá entre os dias 11, 12 e 13 de setembro, das 8h às 18h. Para se inscrever clique aqui ou entre em contato pelo telefone 11-3266-2484. A participação nos três dias custa R$ 600,00; caso seja estudante o valor cai para R$ 100,00.

domingo, 4 de agosto de 2013

O transporte público gratuito é possível?

Ideia que serviu de estopim para os protestos que tomaram o país, o transporte público gratuito já foi adotado em diversas cidades de pequeno porte. A grande prova de fogo é atestar sua viabilidade nas metrópoles

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Gabriela Loureiro e Guilherme Rosa Veja.com

Darren Harmon/Creative Commons


Protestos varreram várias das principais cidades do Brasil durante todo o mês de junho. A principal bandeira levantada pela multidão foi a queda nas tarifas de ônibus, que haviam subido em muitas capitais. Mas, segundo os organizadores dos protestos, o objetivo final era instaurar o passe livre — tornar gratuitos todos os meios de transportes públicos. Apesar do sucesso em reduzir a tarifa, quais são as chances reais de implantar a tarifa zero em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, que transportam milhões de passageiros por dia?


EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS
Cinco meses antes de os protestos estourarem no Brasil, a prefeitura de Tallinn, capital da Estônia, aboliu as tarifas de todo o transporte público que percorre a cidade. Segundo as regras implantadas, qualquer cidadão pode viajar quantas vezes quiser, sem desembolsar nada, nas linhas de ônibus que cortam a cidade. Os habitantes de Tallinn começaram a se habituar com o novo tipo de transporte gratuito e a deixar os carros em casa — o número de automóveis nas ruas caiu 9% nos primeiros meses.



Tallinn não é a primeira cidade a instaurar o transporte público grátis de maneira irrestrita. Com mais de 420.000 habitantes, a capital trouxe à tona o debate sobre a possibilidade de cidades grandes darem espaço para o passe livre. Os motivos para esse tipo de iniciativa são vários, desde tornar o transporte mais acessível a todos até diminuir o uso de carros, reduzindo a poluição e o trânsito. A dúvida é se o projeto é sustentável financeiramente, pois o dinheiro que deixa de vir das tarifas tem de sair do orçamento da prefeitura ou de outra instância do poder público.



GRANDES IDEIAS, PEQUENAS CIDADES
Em cidades menores, o modelo gratuito de transporte público tem se mostrado possível, com diversos exemplos pelo mundo. Em Colomiers, na França, por exemplo, os 33 mil habitantes não pagam nada para andar nas poucas linhas de ônibus da cidade — e isso desde a década da de 1970. Ao longo dos anos, outras doze áreas francesas copiaram o modelo (em Aubagne, ele ficou conhecido como Liberdade, Igualdade e Gratuidade). Isso é possível por causa do pequeno número de linhas que essas cidades têm, que praticamente não compensa o gasto para manter uma estrutura de cobrança de tarifas.



Nos Estados Unidos, o transporte também é gratuito em pequenas cidades como Bozeman, em Montana, e Commerce, na Califórnia. "Todos os sistemas de transporte gratuitos nos Estados Unidos estão ou em pequenas áreas rurais e urbanas ou em comunidades universitárias. É muito fácil para uma área urbana pequena com ônibus que só transportam um terço de sua capacidade máxima acomodar um aumento de 100% nos serviços de transporte", diz Joel Volinski, diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Trânsito dos EUA na Universidade da Flórida do Sul, em entrevista ao site de revista Veja. Até o Brasil possui um exemplo: a cidade de Agudos não cobra pelo uso de seus ônibus desde 2003.



MEIO TERMO
Cidades maiores costumam achar soluções de meio termo. Perth, na Austrália, com quase dois milhões de habitantes, instituiu ônibus gratuitos apenas em seu centro comercial. Isso acaba com o trânsito nessa área, mas no resto da cidade o transporte é pago. Outras cidades possuem apenas algumas linhas de ônibus gratuitas ou dias especiais em que o transporte não é cobrado, normalmente patrocinados por alguma empresa. É o que acontece em Londres, por exemplo, onde uma companhia de bebidas paga pelo metrô de todos os cidadãos na noite de ano-novo.



FICOU NO PAPEL
Nas grandes metrópoles, um sistema realmente abrangente de transporte gratuito nunca foi tentado, mas já foi planejado. A cidade de Nova York, por exemplo, já teve um projeto desenhado. Em 1965, o advogado Ted Kheel propôs a ideia de ônibus e metrôs gratuitos, bancada pelo aumento nas taxas de carros que trafegam porManhattan. O projeto nunca foi adiante.



No Brasil, o próprio PT — que hoje é alvo dos protestos —, defendeu a ideia do passe livre em São Paulo. Durante o governo Luiza Erundina, no fim da década de 80, o partido propôs que o dinheiro necessário para a gratuidade do transporte saísse de um aumento no IPTU. O projeto não passou na Câmara Municipal.



Nos dois casos, os projetos esbarraram na dificuldade de arranjar verbas e na necessidade de aumentar impostos para financiar a empreitada. "É improvável que uma cidade grande com um sistema de transporte largamente utilizado torne seu uso gratuito. Pela simples razão de que essa política levará a uma utilização maior do serviço e a cidade precisará ampliar muito o número de veículos e operadores para responder à demanda. O sistema não apenas perderia a renda que estava recebendo, como também precisaria de mais dinheiro para pagar pela capacidade adicional", diz Joel Volinski. 



É justamente por causa dessas dificuldades que a tentativa de Tallinn tem chamado tanta atenção e está sendo observada de perto por diversas cidades ao redor do mundo.



EXPERIMENTO EUROPEU
Tallinn é a primeira capital europeia a tentar implantar um sistema gratuito de transportes. Desde janeiro deste ano, não cobra de seus habitantes pelo uso de ônibus e bondes. Os turistas e visitantes têm de pagar 1,60 euros — e é aí que mora o segredo do projeto.



Para ter acesso ao direito de usar o sistema de graça, as pessoas que moram na cidade devem mudar oficialmente seu domicílio para lá, o que faz com que boa parte de seus impostos sejam destinada para a prefeitura local. Segundo os governantes, a nova leva de dinheiro custeia boa parte dos 12 milhões de euros que o novo sistema deve tirar do orçamento público. O resto deve vir de um aumento no valor cobrado por vagas em estacionamentos públicos nas regiões centrais da cidade.



Em março do ano passado, antes de o projeto ser aceito, a cidade passou por um plebiscito para decidir se alterava o sistema de transportes. Cerca de 20% dos eleitores locais participaram, e a proposta de gratuidade venceu por 75%.



Os críticos da proposta dizem que o sistema deve onerar os cofres públicos e não passa de oportunismo político, para ajudar o atual prefeito, Edgar Savisaar, a ganhar as próximas eleições. Uma parte dos usuários reclama da lotação dos novos ônibus, que estariam cheios de mendigos. Mas o público em geral parece não concordar. Após quatro meses de implantação, o uso de ônibus subiu 12,6% na cidade e o de carros caiu 9%.



Keila, uma pequena cidade de 10.000 habitantes situada a 30 quilômetros de Tallinn, foi a primeira a copiar o projeto — já em fevereiro deste ano. O governo da Estônia diz estar avaliando a iniciativa. Cidades como VilniusRiga e Helsinque, capitais deLituâniaLetônia e Finlândia, já disseram estar acompanhando de perto os resultados do novo sistema de mobilidade urbana. Com todo mundo de olho, o resultado da experiência pode ser tanto um fracasso retumbante quanto significar uma nova era para o transporte nas grandes metrópoles.