quinta-feira, 5 de abril de 2012

Tijolo ecológico tem vantagens



O desafio da construção civil é aliar qualidade de vida a moradias sustentáveis, otimizando processos construtivos e diminuindo custos. O desenvolvimento de materiais ambientalmente corretos vem de encontro com esta proposta. 

Produzido através da mistura de um tipo de solo, cimento e água, o tijolo ecológico é uma das novidades do setor da construção civil que, em concordância com os projetos sustentáveis, traz mais agilidade e resistência à obra.

Divulgação

Pode ser utilizado em casas, prédios, áreas externas e outros
Com um desenho inovador e faces regulares e lisas, o tijolo possui pequenos encaixes e furos centralizados, que permite que os sistemas hidráulico e elétrico sejam embutido evitando quebras.


"Chamamos de ecológico, pois o tijolo não utiliza queima em seu processo de produção e ainda por utilizar em alguns casos, em sua composição, Resíduo de Construção e Demolição (RCD) classe A", explica o proprietário da empresa de Curitiba DuraEco, Robson Calvo, que vai usar os tijolos ecológicos na construção de casas em Mandaguaçu. Ele estuda a possibilidade de abrir uma filial da fábrica em Ourizona, a cerca de 30 quilômetros de distância de Maringá. 
Por possuir características que contribuem para o isolamento acústico, resistência e impermeabilidade, o material pode ser utilizado em qualquer tipo de construção.
"O tijolo ecológico pode ser usado em edificações habitacionais de até seis andares, estruturas industriais, áreas externas, pisos, muros, entre outros", garante Calvo.

Vantagens 

Com relação ao tijolo de alvenaria convencional, além de utilizar pouca argamassa de assentamento, o material apresenta outras vantagens: dispensa o uso de revestimento, não consome combustível na fabricação, tem maior resistência ao atrito, não há necessidade de reboco, permite o assentamento direto ao acabamentos e não requer viga para o apoio da laje.
“Trata-se de uma obra limpa e rápida, que gera poucos resíduos a custos mais baixo”, acrescenta. 
Depois de finalizada (a obra), o produto possibilita que a construção tenha pouca variação interna de temperatura. 
Para Maringá e região essa é uma característica muito importante, pois a casa fica muito mais agradável e fresca. 
Estudos mostram que a diferença de temperatura, com relação às casas convencionais de alvenaria, é de aproximadamente cinco graus a menos.

Assentamento

CUSTO X BENEFÍCIO

“Com os tijolos ecológicos, o custo 
final da obra pode ficar até 30 % 
mais barato”


Robson Calvo
Empresário
Como são encaixados uns nos outros, o assentamento é bem simples e não precisa de mão de obra especializada. “Os tijolos são fixados com cola de PVA e, em seguida, rejuntados. O processo é simples, prático e rápido”.

A DuraEco, empresa que revende os tijolos, disponibiliza técnicos para treinar os profissionais que queiram trabalhar ou conhecer o produto. 

Preço
Em comparação ao produto de alvenaria, o tijolo ecológico é um pouco mais caro, mas tem melhor custo-benefício.
“O milheiro custa em torno de R$ 650, um pouco mais caro que o tijolo de barro; porém, com o uso dos tijolos ecológicos, o custo final da obra pode ficar até 30% mais barato”, finaliza ele.

VANTAGENS DO PRODUTO

  • Divulgação

    Os tijolos possuem faces regulares e furos 
    que se encaixam
     As formas regulares, planas e lisas requerem pouca argamassa de assentamento, facilitando o cálculo da obra.
  • Não necessita de cortes.
  • Dependendo do projeto, dispensa o uso de revestimentos.
  • Utiliza Resíduo deConstrução e Demolição(RCD), em sua composição, e dispensa a queima durante a fabricação.
  • Mais resistente e impermeável e tem maior isolamento acústico.
  • Devido ao encaixe, as paredes mantêm o nivelamento e não há necessidade de reboco.
  • Permite o assentamento de diversos acabamentos.
  • Em comparação com a construção convencional, utiliza-se apenas 60% de ferro e 10% de concreto.
  • O custo da mão de obra é menos da metade da construção convencional.
  • Custo reduzido na fundação da obra, devido ao peso das paredes que são menores.
  • Por ser um modelo construtivo, dispensa a utilização de pregos, arames e madeiras.
  • Obra limpa, com menor quantidade de entulho e perda de material, principalmente concreto e massa de assentamento.
  • Não requer mão de obra especializada.


quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ponto Facultativo nesta quinta-feira com serviços essenciais



Por Thábata Ferreira

A prefeitura instituiu ponto facultativo nesta quinta-feira (05), através do decreto 184/2012, publicado em Diário Oficial. O ponto facultativo vai ser em virtude da Semana Santa e os serviços essenciais nas áreas da saúde, limpeza pública, além do hemocentro, funcionarão normalmente.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão funcionamento normal nos bairros e distritos, inclusive nas unidades que funcionam 24 horas, como em Farol de São Tomé, Baixa Grande, Tocos, Morro do Coco e Sapucaia. No Hospital Geral de Guarus (HGG) estarão em funcionamento os serviços de emergência, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e Centro de Tratamento Intensivo (CTI). 

A secretaria de Serviços Públicos também estará em pleno funcionamento no que diz respeito a coleta de lixo regular. No Hospital Ferreira Machado (HFM), profissionais como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais cumprirão suas jornadas de trabalho no atendimento de emergência traumática e clínica durante os dois pontos facultativos. Além disso, o hemocentro também estará em pleno funcionamento durante estes dias.

Fonte: Site da PMCG



Reciclagem de CPU(motor de computador) e impressora


 

As velhas atitudes em relação ao lixo, que provocam degradação do ambiente, compulsoriamente deverão ser mudadas. Foi-se o tempo que bastava depositar todo tipo de lixo em saco plástico, colocar no horário em frente da casa para coleta e a partir daí o problema seria da concessionária da coleta de lixo ou da prefeitura.

Com a Lei da Política nacional de Resíduos Sólidos a responsabilidade pela correta destinação dos diversos tipos de resíduos (lixo) é responsabilidade compartilhada entre as empresas, coletividade e poderes públicos. Os resíduos eletrônicos (TV, microondas, DVD, celular etc.) não podem ser destinados para a coleta de lixo, nem tão pouco descartados nas vias públicas ou áreas particulares, pois se constitui infração à legislação ambiental e de postura.
Em Campos dos Goytacazes, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos viabilizou parceria com empresa de reciclagem e a partir do dia 19/08/2011, estamos recebendo, na sede desta Secretaria, TÃO SOMENTE CPU E IMPRESSORAS INSERVÍVEIS de pessoas físicas. Eventual descarte, em grande quantidade, de empresas deverá ser feito contato com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Em relação à telefones e baterias de celulares, o usuário final deve entregá-lo nas lojas das concessionárias (VIVO, TIM, OI, CLARO, NEXTEL). Outros bens que compõem o chamado lixo eletrônico orientamos guardá-los em casa até definição que será dada pelo Ministério do Meio Ambiente até março de 2012.

*Mais informações sobre o mundo da limpeza e outros:
Twitter: zacaalbuquerque@live.com

Em caso de Reclamações e sugestões, ligue para o Disque limpeza da Secretaria de Serviços Públicos - tel. 2726-4809.

Lâmpadas Fluorescentes


 

Sr. (a) Munícipe,

A Prefeitura de Campos tem o dever de coletar o seu lixo doméstico. No entanto, nem todo o lixo da nossa casa ou empresa é resíduo domiciliar. Pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos, inclusive bateria de telefone celular e o próprio telefone celular, pneus e também, lâmpadas fluorescentes são classificados como lixo especial.
            No caso das lâmpadas fluorescentes, você munícipe, que tem a preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade na gestão deste tipo de resíduo, deve adotar as seguintes atitudes, de acordo com a Lei Estadual 5.131/2007, Decreto Regulamentar 41.752/2009 e Lei Federal 12.305/2010:

1 - Deverá se dirigir com sua lâmpada inservível e entregar na loja onde foi adquirida;

2 - Nas lojas que comercializam lâmpadas fluorescentes, em geral, a mesmas, por força de lei deverão ter caixas para armazená-las. Caso haja dificuldade ou recusa da loja em receber as lâmpadas, manter contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que é o órgão responsável pela fiscalização ou com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, através do Disque Limpeza (22-2726 4809).

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos informa também, que com base na lei, lâmpadas fluorescentes que forem disponibilizadas para coleta terão sua coleta recusada e posterior adoção de medidas por parte do órgão público.
Se você gostou desta orientação de responsabilidade socioambiental, replique no seu e-mail!
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  • OI - Rua Tenente Coronel Cardoso, 445, lojas 1 e 2 - Centro - Telefone: 2723-0000 (próximo ao prédio da antiga Telemar)
  • Faça a diferença para a limpeza e o ambiente da sua cidade!
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    Limpa Brasil em Mauá mobiliza voluntários para serem catadores



    O mutirão será realizado no dia 15 de abril. Atividades visam recolher resíduos jogados nas vias públicas da cidade


    Um grande mutirão de famílias, amigos, vizinhos, empresas públicas e privadas, estudantes, trabalhadores, empresários, profissionais liberais e comunidades religiosas está se formando para participar da atividade Limpa Brasil Let’s do it! em Mauá, no próximo dia 15 (domingo).
     
    Das 8h às 14h, todos os voluntários, munidos de um kit, com saco de plástico renovável e luvas, recolherão objetos como latas, papéis, garrafas, plásticos e metais, que deverão ser levados para um dos 11 ecopontos e três pontos de coleta (ver endereços no site da Prefeitura). Todo o material será encaminhado pela Prefeitura para a nova Central de Triagem de Resíduos Recicláveis, localizada no bairro Capuava. O mutirão de recolhimento é organizado pela Prefeitura e pelo Movimento Limpa Brasil.
     
    A expectativa da Prefeitura é coletar, aproximadamente, 40 mil toneladas de resíduos em Mauá neste dia. A principal meta da atividade é despertar a responsabilidade individual do cidadão em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades. O projeto foi trazido para o Brasil pela Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
     
    A campanha tem parceiros muito conhecidos da população, como Chico Buarque, Marília Pêra, Milton Nascimento, Seu Jorge e Marisa Orth, entre outros, que se apresentam como catadores e formadores de opinião. As mensagens dos artistas podem ser vistas pela internet no endereço http://www.youtube.com/watch?v=Xe_EsyjfDoM.
     
    Catadores
     
    Cada voluntário poderá recolher até 3 kg em cada saco plástico de 100 litros. Os participantes podem se inscrever na página http://www.limpabrasil.com. Na Central de Triagem, cerca de 30 catadores estarão separando os materiais para encaminhar para o processo de transformação dos recicláveis.
     
    A Campanha Limpa Brasil Let’s Do It, criada na Estônia em 2008, é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente que já aconteceu em cidades como Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis e Campinas, além de países como Estados Unidos, Inglaterra, França, Áustria e outros. Mauá e Santo André realizam simultaneamente a atividade, pois, juntas, somam quase um milhão de moradores, para atingir o maior número possível de habitantes com as ações ambientalistas e de conscientização. Depois, a atividade será desenvolvida em Diadema e São Bernardo, no dia 6/5, e em São Paulo no dia 27/5.
     
    Endereços de distribuição dos kits e para entrega do material recolhido no site www.maua.sp.gov.br


    Logística Reversa de Pilhas Alcalinas e Outras Inservíveis em Campos


     

    Foi-se o tempo que  todo tipo de residuo que tinhamos em casa ou na empresa podia-se descartar tudo em um saco de lixo comum.Pela nova legislação ,alguns residuos obrigatoriamente devem retornar ao comerciante,fabricante e importador,e que denomina-se LOGÍSTICA REVERSA.E o caso das pilhas e baterias alcalinas.No exercicio da cidadania ,cada munÍcipe deve fazer a devolução na loja onde comprou .Em Campos ,a SSP identificou os seguintes estabelecimentos que após receber estes residuos,posteriormente destinam para as indústrias de ,que destinam para a cadeia da reciclagem em São Paulo.
    • Eletrônica Real - Rua Boa Morte esquina com Rua Gil de Góis - telefone (22) 27240260
    • Eletrônica São Salvador - Rua Dr. Gesteira Passos, nº 38, Centro - telefone (22) 27330576
    • Agência Correios Campos dos Goytacazes - Praça Santíssimo Salvador, nº 53 - Centro - telefone (22) 27331641
    • Banco Santander - todas as agências de Campos dos Goytacazes
    • Agência da AMPLA-Rua Gov. Teotônio ferreira de Araújo,Centro.
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    Logística Reversa de telefones celulares e suas baterias



    No Brasil são 224 milhões de usuários de telefones celulares, colocando o país entre os campeões de uso da telefonia celular. No Estado do Rio de Janeiro, Campos, proporcionalmente, tem o maior número de usuários. Conforme pesquisa da ANATEL são 130 usuários para acada grupo de 100, o que significa que milhares de campistas usam dua linhas.
    O aparelho que é um bem quando perde a utilidade deixa de ser bem e se transforma em resíduo (lixo). O que fazer com esse tipo de lixo que quando jogado no ambiente (rios, lixões etc) é extremamente nocivo, pois possui componentes químicos altamente poluentes?

    FAÇA A COISA CERTA! ENTREGUE SEU CELULAR OU BATERIA EM UM DOS ENDEREÇOS, SEGUINTES:
      • CONCELL - Rua Gesteira Passos, 34 - Centro - Telefone: 3211-4107/2735-1804
      • CELL CENTER - Av. Alberto Torres, 17 - Centro - Telefone: 2733-4107
      • VIVO - Av. Rui Barbosa, 1001 - Centro e Parque Centro Shopping
      • CLARO - Rua Sladanha Marinho, 416, loja 103 - Centro - Telefone: 3052-9836
      • OI - Rua Tenente Coronel Cardoso, 445, lojas 1 e 2 - Centro - Telefone: 2723-0000 (próximo ao prédio da antiga Telemar)
    Faça a diferença para a limpeza e o ambiente da sua cidade!
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    Agricultores devolvem 34 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos vazias a postos de recolhimento em 2011



    Os agricultores brasileiros devolveram cerca de 34 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos vazias aos postos de recolhimento no ano passado. O índice é 9% maior que o do ano anterior, que foi de 31 mil toneladas. O recolhimento é obrigatório, previsto em lei desde 2000 e, para incentivar a prática, o governo federal lança campanha divulgando a destinação correta dessas embalagens. Chamada Orgulho da Nação, a campanha será veiculada nas emissoras de televisão até maio. A iniciativa orienta sobre a importância de lavar e devolver todas as embalagens vazias de agrotóxicos no local indicado na nota fiscal.
    A destinação final das embalagens é obrigação das indústrias, mas o revendedor precisa ter um local adequado para armazenar o produto. As especificações técnicas incluem pontos como o cuidado com o chão, que deve ser impermeabilizado para evitar vazamento de resto de agrotóxico.
    E o agricultor deve colaborar, levando as embalagens vazias para os postos de recolhimento. “O que não pode é ser como no passado, quando o agricultor enterrava ou queimava a embalagem. Isso tem um custo ambiental grande. Agora, a embalagem, se tratada adequadamente, volta a virar embalagem. É totalmente reciclada”, disse o coordenador-geral de agrotóxicos do Ministério da Agricultura, Luís Eduardo Rangel.
    A lei prevê que os postos de recolhimento fiquem a, no máximo, 100 quilômetros das propriedades rurais. A determinação já é cumprida no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nos casos em que essa distância não pode ser cumprida, como no Norte e Nordeste, é preciso haver outras formas de recolhimento, como postos volantes. “O principal é determinar de maneira efetiva que revendas ou cooperativas construam postos, centrais de recolhimento de acordo com as características da região”, explicou Luís Eduardo Rangel. (Fonte: Priscilla Mazenotti/ Agência Brasil)

    Relacionamento:Saiba mais sobre a limpeza pública



     Saiba mais sobre o universo da limpeza em Campos dos Goytacazes,no Brasil e no mundo.

    VEJA:
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    Site da Secretaria:smsp.campos.rj.gov.br
    Veja vídeos interessantes sobre limpeza, campanhas e etc.:http://www.youtube.com/limpezapublicacampos

    E-mail do Secretário Zacarias Albuquerque: zacaalbuquerque@gmail.com ou zacariasalbuquerque@campos.rj.gov.br
    E-mail do Diretor de Fiscalização de Serviços Concedidos, Jamil Barreto: jamilbarretossp@gmail.com
    E-mail do Diretor de Parques e Jardins, Rubenildo Barcellos:  rubenildobarcellos@yahoo.com.br

    terça-feira, 3 de abril de 2012

    Luminária sustentável com design pernambucano


    O casamento do design com a eficiência energética teve como fruto uma luminária que segue os princípios da sustentabilidade, com baixo custo de manutenção e resistência para uso público. Foto e ilustração: Alberes Vasconcelos



    O caminho da eficiência energética é rico em trilhas e inventores. O programa de design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por exemplo, tratou de criar o curso Light Design, ministrado por 2 professores: um abordava o tema pela ótica da eficiência energética e outro tratava dos desafios do desenho industrial. As aulas influenciaram Alberes Vasconcelos, designer, a desenvolver e executar uma proposta de luminária pública, que fosse ao mesmo tempo viável e sustentável.



    O modelo de Alberes utiliza lâmpadas LED que acendem com energia gerada por placas fotovoltaicas, montadas em uma estrutura de aço. “O material permitiu chegar ao melhor custo-benefício”, disse o designer. O protótipo desenvolvido possui uma placa fotovoltaica de 70W que capta a luminosidade do sol e a transforma em energia, armazenada, então, em uma bateria. As doze lâmpadas de LED ligadas à bateria são acionadas de forma automática, por um sensor. 



    O designer fez 50 entrevistas para entender os fatores que afetam a escolha de um poste de iluminação pública. Custo e a manutenção do equipamento surgiram nas respostas como fatores sempre importantes, e Alberes procurou satisfazer essas exigências. “As vantagens desse modelo estão na resistência de sua estrutura e na capacidade de embutir a placa solar fotovoltaica, protegendo-a”, afirma. As lâmpadas possuem garantia de 20 anos de uso e a vida útil das baterias é de 4 a 5 anos. A fiação é oculta. O resultado é uma iluminação eficiente com materiais resistentes ao tempo.



    Quanto ao custo, que em geral assusta quando se trata de LEDs e energia solar, o designer argumenta que está caindo, e rápido. Uma placa que hoje custa R$800, há 5 anos custava R$ 3 mil. A lâmpada LED de 20W custa, agora, R$25, contra R$ 150 ou R$ 200 faz pouco tempo. “O investimento volta ao longo do uso, com a economia de instalação e de consumo de energia elétrica”. O protótipo foi construído com mão de obra voluntária por técnicos da UFPE e teve custo total de R$ 3.291,54.


    Lixão vira ameaça para 278 prefeitos




    Quase um terço dos administradores de municípios mineiros podem responder a processo criminal por não destinar resíduos corretamente. Ultimato ocorre após 10 anos de negociação


    Publicação: 25/03/2012 06:59 Atualização: 25/03/2012 08:11

    Divinópolis é uma das cidades no alvo do Ministério Público ((NANDO OLIVEIRA/ESP. EM/D. A PRESS) 
)
    Divinópolis é uma das cidades no alvo do Ministério Público

    Depois de mais de 10 anos de negociações, incontáveis prazos – o último ano passado – e outros tantos adiamentos, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) resolveu enfim encerrar a conversa e jogar duro com prefeitos mineiros que insistem em manter lixões em seus municípios. A novidade desse ultimato é que o governo acionou o Ministério Público (MP) para enquadrar pessoalmente gestores municipais que não resolverem o problema. Entre os responsáveis pelas 853 prefeituras do estado, quase um terço (278) corre o risco de ser punido criminalmente. A saída para escapar do processo pode ser aderir a consórcios para a construção de aterros sanitários. O problema é que, além de atrasada, a solução já chega tecnicamente defasada, inserida em um modelo que está perto do colapso.

    Quando o assunto é a falta de aterro sanitário, os números do estado beiram o absurdo. Menos da metade da população mineira (47%), ou 9,2 milhões de habitantes de zona urbana, é atendida por unidades regularizadas de deposição final de resíduos. Nessa conta entram 136 usinas de triagem e compostagem e apenas 80 municípios com aterros apropriados. A maioria absoluta convive com descarte a céu aberto (278) ou com o “quebra-galho” que atende pela classificação de “aterro controlado” (são 359), cuja diferença para o lixão é separada por uma linha tênue: enquanto o primeiro recebe camada de material inerte que recobre o lixo a cada fim de jornada, o outro é um terreno aberto.

    Em 2001, mais de 800 cidades mineiras não davam destino correto aos detritos. A meta do programa Minas sem lixões era que, até o fim de 2011, o número caísse para 172, com 80% do estado livre da sujeira. Mas os prefeitos não cumpriram o dever de casa. De acordo com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), vinculada à Semad, importantes municípios, como Montes Claros (Norte de Minas), Governador Valadares (Leste) e Divinópolis (Centro-Oeste), que juntos têm população de quase 1 milhão de habitantes, estão entre os exemplos dessa realidade. Todas respondem a ações do MP.

    “Não é mais possível suportar essa situação. Estamos tentando resolver desde 2001 e o estado já fez tudo o que podia. Falta vontade política e pressão popular. Vários municípios com mais de 20 mil habitantes deveriam ter dado uma solução até setembro de 2010. Muitos deles já foram multados”, afirma o gerente de Resíduos Sólidos Urbanos da Feam, Francisco da Fonseca. Pelas regras do programa Minas sem lixões, as cidades poderiam implantar aterros controlados de forma paliativa e, posteriormente, a estrutura correta.

    Mas é fácil constatar que muitos ainda são lixões mal disfarçados. Prova disso é a lista da Feam, fechada em 15 de dezembro do ano passado, por técnicos que fazem a fiscalização in loco. “Alguns adotam o aterro controlado, mas não fazem a gestão correta e há um retrocesso. Outros não tomam cuidados essenciais e, por isso, a classificação não muda”, alerta Fonseca. Para pôr fim à novela, a aposta é mudar a forma de cobrar providências: há até três anos, o MP entrava com ações contra o município, ganhava, mas sem resultado. Agora, as ações são dirigidas à pessoa do prefeito.

    Editado pelo Blog

    TRT-RS manda Walmart indenizar por dano existencial



    A rede de supermercados Walmart deve indenizar em R$ 24,7 mil uma trabalhadora que sofreu dano existencial. Durante mais de oito anos, ela foi submetida a jornadas de trabalho com duração entre 12 e 13 horas diárias, com intervalo de apenas 30 minutos e uma folga semanal. A determinação é da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, em sessão de julgamento que aconteceu no dia 14 de março.
    Para os desembargadores do TRT-RS, a jornada excessiva causou danos ao convívio familiar, à saúde e aos projetos de vida da empregada, gerando prejuízo a sua existência. O TRT gaúcho reformou sentença da juíza Lina Gorczevski, da Vara do Trabalho de Alvorada, município da Região Metropolitana de Porto Alegre.
    Ao julgar o caso em primeira instância, ela afirmou que a submissão à jornada bastante extensa durante o contrato de trabalho não gera, por si só, dano moral existencial. A juíza ressaltou, na sentença, que o cumprimento de jornada superior ao contratado gera direito à reparação apenas na esfera patrimonial. Por isso, negou a pretensão da trabalhadora neste aspecto.
    Descontente com a decisão, a autora interpôs recurso ao TRT. Ela sustentou que a rede varejista prejudica a saúde física e mental dos seus empregados, tanto no Brasil como no exterior, ao exigir o cumprimento de jornadas excessivas de trabalho, sem pagamento de horas extras. Segundo a defesa da trabalhadora, ficou demonstrado que a duração do trabalho contrariou previsão constitucional do direito ao lazer, ao convívio social com a família, à saúde e à dignidade, dentre outras garantias fundamentais.
    Projeto de vida e prejuízos
    Ao analisar o recurso, o relator do acórdão na 1ª Turma, desembargador José Felipe Ledur, explicou que o dano existencial, segundo o jurista Hidemberg Alves da Frota, é uma espécie de dano imaterial que se apresenta sob duas formas: o dano ao projeto de vida, que afeta o desenvolvimento pessoal, profissional e familiar, influenciando nas escolhas e no destino da pessoa; e o dano à vida de relações, que prejudica o conjunto de relações interpessoais nos mais diversos ambientes e contextos.

    Nas relações de trabalho, ressaltou o julgador, o dano existencial ocorre quando o trabalhador sofre prejuízo na sua vida fora do serviço, em razão de condutas ilícitas praticadas pelo empregador. ‘‘O trabalho prestado em jornadas que excedem habitualmente o limite legal de duas horas extras diárias, tido como parâmetro tolerável, representa afronta aos direitos fundamentais e aviltamento da trabalhadora’’, afirmou ele.
    De acordo com o relator, ao submeter a trabalhadora por vários anos a jornadas excessivas, a empresa, ‘‘em conduta que revela ilicitude, converteu o extraordinário em ordinário, interferindo indevidamente na esfera existencial da sua empregada, fato que dispensa demonstração. Seu proceder contraria decisão jurídico-objetiva de valor que emana dos direitos fundamentais do trabalho’’. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-RS.
    Clique aqui para ler o acórdão.
    Fonte:www.conjur.com.br

    Paulinho Vilhena diz que colhe lixo da praia



    O ator diz que é ligado às questões de preservação da natureza muito antes do assunto virar moda

    Paulinho Vilhena diz que colhe lixo da praia - Ag.NewsSurfista por paixão e ator por profissão e amor, Paulinho Vilhena sempre esteve ligado às causas da natureza e à preservação do meio ambiente:
    “Eu sempre vivi na praia. Nasci em Santos e cresci curtindo o mar, não só aqui no litoral de São Paulo, mas em todos os lugares. Por isso, sempre fui ligado com esse lance de preservação, muito antes do assunto virar moda, como é hoje em dia”, diz Paulinho.
    Para o ator, a preocupação com a preservação do planeta já devia ter começado há muito tempo, e principalmente a conscientização das pessoas, que, muitas vezes, perdem a noção das coisas e das atitudes.
    “Eu sempre vou à praia, mas para praticar esportes, surfar, então dificilmente eu levo alguma comida, alguma coisa assim. Mas quando acontece de comer alguma coisa, sempre tenho uma sacolinha no bolso da bermuda para jogar o lixo e na saída colocar em um latão. Mas têm pessoas que vão à praia e não cuidam, saem jogando qualquer coisa por onde passam. Isso é lamentável”, afirma o ator.
    Paulinho disse ainda que se revolta mesmo quando vê a praia toda suja e percebe que é por causa de alguns frequentadores que não têm a menor educação ambiental.
    “Eu saio pegando tudo. Vou colocando no bolso, na bermuda, seguro nas mãos até encontrar um lixo para colocar as coisas. Até quando entro no mar, fico louco quando vejo sujeira e pego mesmo. Quando saio da água, muitas vezes, meu bolso está cheio de lixo”, lamenta o ator.
    Para Paulinho, as pessoas precisam, de uma vez por todas, colocar na cabeça que por mais que a praia tenha serviço público de limpeza, que tenha alguém que vá lá e passe o trator, pegue o lixo, deixe a areia razoavelmente limpa, tem coisas que vão para o mar e que sujam demais a praia.
    “É uma questão de educação mesmo, de pensar como se age dentro da sua casa. Coisas miúdas, como pontas de cigarro, por exemplo, a limpeza geral dificilmente consegue pegar e isso vai ficando lá, jogado, poluindo tudo”, diz Paulinho, com tristeza.
    *Fonte: O Fuxico


    segunda-feira, 2 de abril de 2012

    Novo Disque Entulho: Saiba o que é e o que fazer com seu entulho e outros resíduos




    Pelo telefone do Disque Limpeza (2726 4809) você solicita o serviço de coleta de PEQUENOS VOLUMES de entulhos e demais resíduos de sua residência OU APARTAMENTO..

    A - ENTULHO de pequenas obras residenciais: deverão estar obrigatoriamente acondicionados em sacos plásticos de até 20 litros e serão removidos no máximo 150 (cento e cinquenta) sacos por residência.

    B - GALHADAS de pequenas podas: deverão ser formados conjuntos de galhos, de comprimento máximo de 1,5 metros, amarrados através de barbantes ou outro material (para facilitar o manuseio pelo gari) e serão removidos no máximo 12 conjuntos de amarrados por residência.

    C - TELHAS (pequenas) ou TIJOLOS: unidades inteiras (unidades quebradas devem ser consideradas como entulho) deverão estar agrupadas de forma a facilitar o carregamento e serão removidos no máximo 150 unidades de telhas e/ou de tijolos por residência.

    D - BENS INSERVÍVEIS: somente serão removidos no máximo 6 itens por residência com suas respectivas quantidades, exceto para os bens de grande peso ou volume (geladeira, freezer, cofre, sofá, armário, etc), que a remoção fica limitada a 2 itens por residência. 

    Em caso de necessidade de nova solicitação de serviço, o mesmo só poderá ser realizado 15 (quinze) dias após o serviço.

    Caso o cidadão não queira aguardar este prazo ou ainda, se o material a ser removido estiver fora das condições estabelecidas nesta Portaria, o serviço deverá ser contratado junto a carroceiro, que deverá transportar e destinar a carga de resíduos (entulho, terra, galhada e etc.) para um dos ENTULHÓDROMOS existentes. Em caso de contratação de caminhoneiro avulso e/ou empresas privadas, o mesmo deverá transportar e destinar a carga de resíduos (entulho, terra, galhada e etc) para o aterro de inertes localizado na Av. Santo Amaro, s/nº, no Distrito Industrial da CODIN, subdistrito de Guarus.

    Todo entulho e demais resíduos só será coletado se estiver armazenado dentro da residência E/OU GARAGEM OU ÁREA DE SERVIÇO DO PRÉDIO.

    Se você gostou desta orientação de responsabilidade socioambiental, replique no seu e-mail.
    email: zacaalbuquerque@gmail.com
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