Já se vende mais bicicletas que carros na Europa
A Espanha é o mais novo país europeu a entrar no grupo das nações onde a venda de bicicletas supera a de veículos. Na União Europeia, apenas dois não seguem a regra
Pessoas andam de bicicleta em Berlim: a Alemanha é o país com o maior mercado de bicicletas. Foram 3,96 milhões em 2012
São Paulo - Apaixonados por carros, os espanhóis - cujo país começa a ensaiar os primeiros passos para fora da crise - pela primeira vez na história compraram maisbicicletas que carros. Com isso, o país se junta a praticamente a todos os outros daEuropa (veja tabela ao final), que vêm dando maior força às duas rodas.
Uma comparação entre os dados da Associação de Veículos com Rodas da Europa sobre o mercado de bicicletas e da venda de automóveis da Associação Europeia de Fabricantes de Carros apontou que, em 2012, apenas na Bélgica e em Luxemburgo os veículos continuam em primeiro.
Na Itália, por exemplo, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial mais bicicletas foram vendidas do que carros. No Reino Unido, a diferença é de 1,6 milhões a mais de bicicletas.
No Brasil, a situação se repete. De acordo com dados mais recentes da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), em 2011 foram produzidas 4,6 milhões de bicicletas no país e outras 370 mil foram importadas. No mesmo período, foram 3,4 milhões de carros vendidos.
Acidentes
As 16 vias mais perigosas para os ciclistas em São Paulo
Levantamento fornecido pela CET a EXAME.com mostra quais vias da região metropolitana de São Paulo tiveram mais acidentes fatais nos últimos 4 anos
Nos acidentes, sobra para elas
Spencer Platt/Getty Images
São Paulo - Desde 2009, 211 ciclistas perderam a vida vítimas do trânsitopaulistano. Exatos 52 deles apenas no ano passado, quase todos, 51, homens. As informações são da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Mesmo diante deste cenário, pode-se dizer que São Paulo se conscientiza, aos poucos, do papel das bicicletas como meio de transporte - e da falta de segurança a que são submetidos os ciclistas urbanos.
De 2009 para cá, mais de 60 km de ciclovias foram construídos. O prefeito Fernando Haddad promete mais 400 km de vias cicláveis até o fim de seu mandato. A ciclofaixa de lazer, que separa uma faixa só para as bicicletas aos domingos em várias vias, também ajudou a popularizar a bike na capital paulista.
Inicialmente, o aumento das vias para bicicletas fez diminuir os acidentes fatais: entre 2009 e 2011, os números caíram cerca de 20%. Já no passado, houve um aumento de 6%.
Segundo a CET, foram registradas neste ano mais de 210 autuações - uma média de duas multas por dia desde que novas medidas foram adotadas - por desrespeito a quem circula de bicicleta.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo também não são alentadores: diariamente, nove ciclistas são internados em hospitais públicos devido a acidentes viários.
Clique nas fotos e veja quais vias registraram mais acidentes fatais nos últimos quatro anos.
A diferença está em como essas milhões de bicicletas são usadas por aqui. Enquanto em boa parte dos países europeus elas gozam da segurança e da praticidade das ciclovias e ciclofaixas - o que acaba por incentivar seu uso como meio de transporte -, no Brasil, são obrigadas a dividir espaço com carros, motos e ônibus no trânsito.
Veja na tabela a seguir a comparação entre a venda de bicicletas e carros na Europa:
País | Vendas de bicicletas | Vendas de carros |
---|---|---|
Alemanha | 3,96 milhões | 3 milhões |
Reino Unido | 3,6 milhões | 2 milhões |
França | 2,83 milhões | 1,9 milhão |
Itália | 1,6 milhões | 1,4 milhão |
Holanda | 1 milhão | 502 mil |
Polônia | 992 mil | 271 mil |
Espanha | 780 mil | 700 mil |
Suécia | 555 mil | 280 mil |
Dinamarca | 550 mil | 170 mil |
Bélgica | 450 mil | 487 mil |
Áustria | 410 mil | 336 mil |
Romênia | 380 mil | 72 mil |
República Tcheca | 350 mil | 173 mil |
Portugal | 350 mil | 95 mil |
Finlândia | 330 mil | 107 mil |
Grécia | 320 mil | 58 mil |
Eslováquia | 300 mil | 69 mil |
Eslovênia | 250 mil | 50 mil |
Hungria | 232 mil | 53 mil |
Lituânia | 115 mil | 12 mil |
Irlanda | 95 mil | 79 mil |
Estônia | 65 mil | 19,4 mil |
Bulgária | 62 mil | 19,7 mil |
Letônia | 35 mil | 10,6 mil |
Luxemburgo | 10 mil | 50 mil |