segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Rosinha divide salto com professores e alunos

Dedicação, investimentos e trabalho conjunto projetam a Educação

O excelente desempenho das escolas municipais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, superando a meta de 4.3 para 5.0, deixou a prefeita Rosinha Garotinho e toda rede municipal de ensino em festa após a divulgação dos dados, na última quinta-feira (8), pelo Ministério da Educação (MEC). Professores, coordenadores pedagógicos e gestão escolar comemoram o resultado de muita dedicação e trabalho conjunto, em que o aluno é projetado para transformar o mundo através da educação. Tudo isso somado a investimentos realizados nos últimos anos, visando uma educação de qualidade pela valorização e capacitação profissional. Para a prefeita Rosinha, este resultado do Ideb é fruto de um grande esforço e dedicação de toda a equipe. Ao todo, a rede municipal de Campos possui 56 mil alunos matriculados. Além das 20 creches e seis escolas modelo construídas nos últimos anos, novas unidades estão com as obras a todo vapor para serem entregues até o fim do ano. "Quero parabenizar toda a equipe, que vem se empenhando para levar o melhor para as nossas crianças da rede municipal. Todos os profissionais têm se empenhado para garantir o melhor para os alunos", disse a prefeita, lembrando que todos os investimentos realizados nos últimos anos, também, tiveram como objetivo oferecer o melhor para os alunos e profissionais e, ainda, elevar a qualidade do ensino no município.

Para o professor e coordenador pedagógico Júlio Paixão, da Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas, em Tocos, que obteve a segunda maior nota no Ideb Campos 2015, saltando de 4.6 em 2013 para 6.5, os índices revelam o intenso trabalho desenvolvido pelos professores nas unidades escolares, com o suporte da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
"É nítido o trabalho dos profissionais de educação nas escolas municipais, decididos a fazer o melhor para os alunos. Educação é um processo e os resultados demonstram o crescimento, não só da Getúlio, mas das unidades em geral, na tabela do Ideb. Fico feliz de ver o crescimento das unidades com notas que superaram suas metas de forma homogênea, sem grandes discrepâncias de uma unidade para outra", comenta Júlio.

Cursos e empenho dos professores da rede

Além dos cursos de formação continuada desenvolvidos pela Smece, inclusive os do Pacto Nacional da Alfabetização pela Idade Certa (Pnaic), segundo Júlio, os professores pesquisaram e estudaram mais, para oferecer ao aluno a base para a construção do conhecimento.

Na escola onde trabalha como coordenador pedagógico, ele conta que todo o planejamento foi baseado nos descritores da Prova Brasil, do MEC. “Dessa forma, analisando e pesquisando os descritores, os professores puderam preparar melhor os alunos para a Interpretação de Textos, em Língua Portuguesa, e Geometria, em Matemática, conteúdos que partem da vivência dos alunos e mais cobrados na Prova Brasil”, explica, lembrando que a escola tem cerca de 500 alunos matriculados no 1º segmento.

A Educação é um processo contínuo e a prefeitura vem investindo maciçamente nesta área com novas escolas e creches, ampliando o número de vagas, com o Programa do Livro Didático, com a merenda de qualidade, valorização dos professores, que hoje tem o Plano de Cargos e Salários, instalação de novos equipamentos, como as lousas digitais, entre outros.

Resultado fruto da união

O resultado do Ideb representa a união de todos os profissionais da rede municipal de ensino e a demonstração de que o município está no caminho certo com as ações e investimentos pela Prefeitura de Campos na área da educação. A afirmação é do secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, que, também, agradeceu pelo comprometimento de cada um nas unidades escolares, atendendo às expectativas por uma educação pública de qualidade. "O Ministério da Educação leva em conta um conjunto de fatores e a elevação do Ideb é resultado de um processo. Além de todos os investimentos que o município vem fazendo na área da Educação, temos uma equipe técnica e pedagógica empenhada e isso é fundamental para este resultado", diz o secretário.

Em Campos, são muitos investimentos que a prefeitura vem fazendo: construção de novas creches e escolas; reforma e ampliação de unidades escolares já existentes; capacitação de professores; merenda de qualidade, material didático, material pedagógico para a Educação Infantil, implantação do programa do livro Didático; novos equipamentos como as lousas digitais; e, também, valorização dos professores que, em Campos, têm piso maior que o nacional e, ainda, foi a primeira categoria a conquistar o Plano de Cargos e Salários. Segundo o secretário, a prefeita Rosinha Garotinho também concedeu gratificações para os profissionais da área.

No Ideb anterior, em 2013, Campos recebeu a nota 3.9. O Ideb é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !