Procon estadual vistoria 15 empresas de empréstimo pessoal no Rio
03. 2019 -
Os fiscais do Procon Estadual realizaramnesta quinta-feira (14/03)a
primeira ação da Operação Santo Desconfiado, que tem como alvo
financeiras . A fiscalização foi motivada por aproximadamente 120
registros no Procon-RJ, entre reclamações e denúncias, de cobranças
indevidas, apenas em 2019. Ele elas há irregularidades no contrato,
cálculos de prestação e publicidade enganosa. Foram vistoriadas 15
financeiras, das quais uma foi autuada e as demais notificadas.
A fiscalização aconteceu em estabelecimentos da cidade do Rio, nas
Zonas Sul, Norte e Oeste.A empresa autuada foi a filial da BMG
localizada na Rua 12 de Fevereiro, 723, em Bangu. O estabelecimento não
apresentou qualquer documento ou informação que identificasse a loja
como correspondente bancário. Os fiscais verificaram também a ausência
do Livro de Reclamações e do Código de Defesa do Consumidor, além da
ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon-RJ.
Entre as empresas notificadas, as duas filiais fiscalizadas da Help
(Rua Almirante Cochrane, 288C, Tijuca, eRua das Laranjeiras, 43, lj 27)
continham cartazes que ofereciam empréstimos para funcionários públicos,
mas não informava que este serviço só para aqueles que recebiam seus
salários em agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
Os fiscais determinaram a retirada dos cartazes, o que foi feito de
imediato.
As outras principais irregularidades encontradas entre as empresas
notificadas foram: ausência do Livro de Reclamações e do cartaz com o
telefone e endereço do Procon-RJ. Foram recolhidos os contratos de
empréstimo de onze empresas para serem analisados pela Diretoria
Jurídica do Procon Estadual.
O nome da operação é uma referência ao antigo provérbio: "Quando a esmola é demais, o santo desconfia".
Balanço da Operação Santo Desconfiado:
1) Bangu Cred (Rua Silva Cardoso, 488, Bangu): Ausência do Livro de
Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.
Ausência do Código de Defesa do Consumidor para consulta. Contratos
recolhidos para análise.
2) Help (Rua Almirante Cochrane, 288C, Tijuca): Ausência do Livro de
Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.
Ausência do Código de Defesa do Consumidor para consulta. Cartaz oferta
direito a crédito, em 24 horas na conta, consignado, mesmo sem margem
para servidores públicos, aposentados e pensionistas. Mas é restrito a
funcionários públicos federais que recebam pela CEF ou BB, induzindo o
consumidor em erro. Contratos recolhidos para análise.
3) Help (Rua das Laranjeiras, 43, lj 27, Laranjeiras): Ausência do
Livro de Reclamações. Ausência do Código de Defesa do Consumidor para
consulta. Contratos recolhidos para análise. Dado o prazo de 48 horas
para apresentar o contrato de formalização eletrônica. Cartaz oferta
empréstimo com débito em conta, chamado " chuva de dinheiro extra ", é
restrito a quem recebe benefícios pelo BB ou CEF, induzindo o consumidor
em erro.
4) Crefisa (Rua das Laranjeiras, 336, Lj B, Laranjeiras): Ausência do
Livro de Reclamações. Ausência do Código de Defesa do Consumidor para
consulta. Dado o prazo de 48 horas para apresentar o contrato de
empréstimo.
5) BMG (Rua 12 de Fevereiro, 723, lj D, Bangu): Ausência de qualquer
documento ou informação que identificasse a loja como correspondente
bancário (nem CNPJ). Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do
cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do Código de Defesa
do Consumidor para consulta. Pelo fato de não apresentarem qualquer
documento, autuação foi feita em nome da Itaú Consignados, pois o
estabelecimento é correspondente do mesmo e, segundo normas do BACEN, é o
responsável por suas correspondentes. Contratos recolhidos para
análise.
6) CREFISA (Boulevard 28 de setembro, 134, lj D, Vila Isabel): Livro de
reclamações não autenticado. Ausência do cartaz com o telefone e
endereço do Procon. Contratos recolhidos para análise.
7) Agibank (Rua 12 de fevereiro, 260, loja, Bangu): Ausência de fila
para atendimento preferencial. Dado o prazo de 48 horas para apresentar o
contrato de empréstimo.
8) Smille Cred (Av. 28 de setembro, 86, lj D, Vila Isabel): Ausência do
Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do
Procon. Ausência do Código de Defesa do Consumidor para consulta.
Contratos recolhidos para análise.
9) Agibank (Rua barata ribeiro, 254, lj A, Copacabana): Livro de
reclamações não autenticado. Ausência do cartaz informando a existência
do Livro de Reclamações. Contratos recolhidos para análise.
10)Losango (Av. Nossa senhora de Copacabana, 891): Ausência do Código
de Defesa do Consumidor para consulta. Contratos recolhidos para
análise.
11) Ibi (Av. Conego de Vasconcellos, 82, lj A, Bangu): Ausência do
cartaz informando a existência do Livro de Reclamações. Ausência do
cartaz com o telefone e endereço do Procon. Dado o prazo de 48 horas
para apresentar o contrato de empréstimo.
12) Ibi (Rua Constança barbosa, 96, lj D, Méier): Ausência do cartaz
informando a existência do Livro de Reclamações. Livro de reclamações
com endereço e CNPJ antigos. Dado o prazo de 48 horas para apresentar o
contrato de empréstimo. Presença de banner na entrada da loja informando
taxa de juros de 1,89% a.m, porém não há a informação que esta taxa é
somente para empréstimo de até 6x, o que induz o consumidor em erro.
13) Banco Pan (Av. Atlântica, 1536, lj b, Copacabana): Ausência do
Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do
Procon. Ausência do Código de Defesa do Consumidor para consulta.
Contratos recolhidos para análise.
14) Banco Pan (Rua Viuva Dantas, 100, lj 230, Campo Grande): Ausência
do Livro de Reclamações. Ausência do Código de Defesa do Consumidor para
consulta. Contratos recolhidos para análise.
15) Banco Pan (Rua Dias da Cruz 119, lj B, Meier): Ausência do Livro de
Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.
Ausência do Código de Defesa do Consumidor para consulta. Contratos
recolhidos para análise.