segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

PRESTANDO CONTAS 7 UNIDADES DE TRIAGEM E RECICLAGEM



Contingente de ex-catadores será finalizado com inauguração da 3ª cooperativa
http://www.campos.rj.gov.br/up/photos.php?id_fotos=88941
O secretário municipal de Desenvolvimento Ambiental, Zacarias Albuquerque, esteve nesta terça-feira (26) no local onde funcionará a 3ª Unidade de Materiais Recicláveis, na Central de Tratamento de Resíduos (CTR), na Codin. A previsão dele é que a Cooperativa Nova Esperança comece a operar ainda no primeiro semestre deste ano e ponha fim ao contingente de ex-catadores do antigo aterro controlado da Codin (lixão).

- Essa terceira unidade irá finalizar a inclusão dos ex-catadores. Também é importante destacar a questão da preservação do meio ambiente -, destacou o secretário de Desenvolvimento Ambiental. Duas cooperativas já funcionam em Campos: a Reciclar, no Parque Novo Eldorado, e a Cata Sol, no Parque Aldeia, que beneficiam 50 famílias. A estimativa é que, pelo menos, mais 30 famílias atuem na 3ª Unidade.

A Cooperativa Nova Esperança foi projetada para receber até 90 toneladas de lixo reciclável dia. A estrutura de equipamentos cedidos pela Prefeitura vai contar com prensa, esteira e picador de vidro. Além de salas, cozinha, refeitório, banheiro e setor administrativo. Também estiveram no local, o Superintendente da Limpeza Pública, Carlos Morales, e o diretor da superintendência de Limpeza Pública, Franklin Cherene. 
Por: Marcio Fernandes - Foto: César Ferreira -  26/04/2016 17:22:55
Disponível em: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=35502
Coleta seletiva ajuda ex-catadores e o meio ambiente
A Superintendência de Limpeza Pública realiza a coleta seletiva de materiais recicláveis em Campos e encaminha para as cooperativas do município. Atualmente várias famílias de ex-catadores do antigo aterro controlado da Codin mudaram de vida com a implantação de duas cooperativas: Reciclar, no Parque Novo Eldorado e Cata Sol, no Parque Aldeia, em Guarus. Ainda este ano, com previsão para 60 dias, será inaugurada uma nova cooperativa, desta vez na Codin.

- Existem atualmente 50 famílias de ex-catadores nas duas cooperativas e, com a abertura da terceira cooperativa, a estimativa é de ajudar mais 50 famílias - disse o superintendente da Limpeza Pública, Carlos Morales.

Além de ajudar as famílias, é importante destacar a preservação do meio ambiente e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem. “Quem ajuda na coleta seletiva, encaminhando-a para o lugar certo, ajuda não só ao meio ambiente, mas também às cooperativas e a várias famílias”, destacou o superintendente.

A presidente da cooperativa Cata-sol, Érica Borges, relata a importância do material reciclável para os ex-catadores. "Ao separar e acondicionar adequadamente os lixos orgânicos dos recicláveis, colocando-os à frente das suas casas e empresas nos dias estabelecidos, a população estará ajudando não só ao meio ambiente, mas também as famílias que trabalham aqui na cooperativa", afirma Erica Borges.

A Superintendência de Limpeza Pública também realiza palestras de conscientização da população em relação à coleta seletiva. Os interessados em receber a palestra ou saber mais sobre a coleta do lixo reciclável, moradores ou comerciantes, podem ligar para o telefone (22) 2726 4345 ou para a secretaria de Limpeza Pública, situada na Avenida José Alves de Azeredo, 102, no Centro.

A pessoa deve informar o endereço, número do estabelecimento, bairro, nome e número de telefone, para que uma equipe possa realizar visita e efetivar o cadastro. 


Por: Catarine Barreto e Thaisa Barreto (estagiárias) - Foto: Rodolfo Lins -  04/04/2016 10:14:37


PRESTANDO CONTAS 06 USINA DE ENTULHOS


Campos terá a primeira Usina de Reciclagem de Entulhos

Transformar reciclados inertes, ou seja, entulhos de obras em brita um, zero e pó para reboco e outras aplicações da construção civil. Este é o objetivo de uma moderna usina que será instalada em Campos dentro de 60 dias no bairro Eldorado. Não se trata de uma usina convencional para processar cana-de-açúcar, mas para reciclar as milhares de toneladas de entulhos gerados pela construção civil. O secretário de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Jorge Rangel, destaca que, ao entrar em operação, a Usina de Reciclados Inertes vai dar destinação adequada às milhares de toneladas de recicláveis de obras que são misturados e descartados indevidamente em diversas áreas baldias da cidade.

 - Vamos proteger o meio ambiente, ao mesmo tempo, que faremos economia na construção de pavimentação de estradas e construção de calçadas, por exemplo -, anuncia o secretário. Jorge Rangel, acrescentando que a usina vai separar concreto de madeira, aço, vidro, plásticos, papelão e outros materiais, e transformará o entulho de alvenaria em materiais de construção reciclado que a Prefeitura utilizará na preparação de base de estradas de terra no interior, construção de calçadas, pátios e outras aplicações.

De acordo com informações do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Mobiliário, José Carlos Eulálio, no momento, o setor conta mais de 160 grandes construções e gera milhares de toneladas de entulhos que atualmente são destinados apenas para aterro, prejudicando o meio ambiente, além do risco de acidentes. 

Todos os pedaços de vigas de concreto, de cascalhos formados por pedaços de calçadas, de pisos, madeiras, ferragens, vigas de aço, e outros materiais de casas demolidas vão ser processados.  O secretário Jorge Rangel ressalta que todo material de alvenaria será transformado em brita, que será utilizada pela prefeitura, desde a preparação de base de estradas vicinais até a construção de calçadas e, possivelmente, algum tipo de reboco de muros, galpões e outras estruturas, tendo em vista a capacidade de produção e a versatilidade da linha de produção da usina, que pode produzir a brita de maior bitola que serve para preparar base de asfaltamento de estradas e até mesmo construção de calçadas.
    

        

Por: Jualmir Delfino - Foto: Secom -  15/10/2013 09:01:00
Campos ganha primeira Usina de Reciclagem de Entulho da região

A primeira Usina de Beneficiamento e Britagem de Resíduos Inertes do Norte Fluminense foi inaugurada nesta terça-feira (26), pela prefeita Rosinha Garotinho, no Distrito Industrial da Codin, em Guarus. A usina, construída através de parceria da Prefeitura de Campos com a concessionária Vital Engenharia Ambiental, vai reciclar todo o entulho recolhido no município.......
- Nós temos investido muito nesta área de reciclagem e esse entulho vai ser utilizado para garantir o reforço do pavimento das estradas vicinais. Nós temos uma extensão territorial muito grande, que faz com que nossas estradas precisem de reparos constantes - destacou a prefeita Rosinha Garotinho.

Com capacidade de produção de 80 toneladas/hora, o equipamento transforma o entulho em brita, areia e pedriscos, e permite a utilização do  resíduo, que normalmente é descartado em aterros. ”Este trabalho é importante, pois Campos produz 21 mil toneladas de entulho por mês. Com esta nova tecnologia, a cidade vai ficar mais limpa e vai reutilizar um material que vai ter menor custo”, declarou o superintendência de Limpeza Pública, Carlos Morales.
....
Por: Eduardo Ribeiro - Foto: Gerson Gomes -  /07/2016


sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

PRESTANDO CONTAS 05

PROGRAMA: AGENDA AMBIENTAL DA ADMINISTRACÃO PÚBLICA(A3P)

Programa reduz consumo de água em 614 unidades municipais
O Programa de Sustentabilidade Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), implantado pela Prefeitura de Campos a partir de agosto, já apresenta resultados positivos.  Dentre as ações do comitê gestor do programa, foi realizado inicialmente, o levantamento sobre o consumo de água em 614 unidades do município. Tendo em vista a meta estabelecida pelo comitê, de estabelecer a redução de consumo de água em 10% nas unidades municipais, foi detectado que 88 unidades, entre escolas, UBS, secretarias, entre outras, conseguiram alcançar os resultados positivos da redução do consumo.

O comitê gestor foi nomeado pela portaria 1556/2014 e é composto por representantes de diversas secretarias. Os gestores das unidades serão devidamente reconhecidos com certificados em evento a ser ainda agendado.

O programa foi instituído no município por meio do decreto 120/2014, e se trata de um programa no qual a Prefeitura já é parceira e vai aderir formalmente este ano, junto ao Ministério do Meio Ambiente, em caráter permanente, envolvendo todas as unidades da Prefeitura, conforme informa o assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Aislan de Souza Coelho, nomeado coordenador do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública.

- O Programa A3P tem entre seus eixos temáticos o desenvolvimento de ações que envolvem o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, licitações, compras e construções sustentáveis e sensibilização e capacitação dos servidores - detalha Aislan Coelho.  

Metas previstas pelo Comitê – Aislan destaca algumas metas previstas que serão tratadas pelo comitê no exercício 2015. São elas: desenvolvimento de oficinas de capacitação para os servidores sobre o Programa, implantação de medidas para o uso sustentável de materiais de consumo, como, papel, tonner, copos descartáveis, entre outros.

Constam ainda, medidas para maximizar a eficiência no consumo de água e energia elétrica nas unidades, entre outras, todas com o enfoque de fortalecer a consciência ambiental e tornar a administração pública municipal sustentável com a colaboração de todos os setores e servidores, sem prejuízo da qualidade dos serviços prestados.

Os boletins informativos que são desenvolvidos pela coordenação do Programa estão à disposição no site da Secretaria de Meio Ambiente http://www.meioambiente.campos.rj.gov.br/

A próxima reunião do comitê gestor será na próxima terça-feira (27), em local e horário que serão previamente anunciados.


Por: Jualmir Delfino - Foto: secom -  22/01/2015 11:06:46

1º Fórum Municipal de Gestão Ambiental encerrado no Museu
Terminou nesta quinta-feira (2), o 1º Fórum Municipal de Gestão Ambiental para Empresas Públicas e Privadas, realizado no Museu Histórico de Campos. Foram abordados os temas “Eficiência Energética em Edificações”, “Gestão de Recursos Hídricos no Município de Campos dos Goytacazes”, “Uso Racional de Energia” e Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos”.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, através da coordenação do Programa de Sustentabilidade da Prefeitura – A3P, em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente. 

A primeira palestra foi ministrada pelos estagiários da Secretária de Desenvolvimento Ambiental e graduandos em engenharia ambiental pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), Gabriela Araújo e Guilherme Barcellos Marini.

Foram apresentados sugestões para melhor aproveitar a radiação solar nos prédios e exemplos de locais que usam esses métodos. A palestra de Gestão de Recursos Hídricos foi dada pelo Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades e assessor de comunicação da concessionária Águas do Paraíba, Adelfran Lacerda. 

Entre os destaques, o “Esgoto Zero”, trabalho desenvolvido em parceira da Prefeitura de Campos com a concessionária Águas do Paraíba, que tem como objetivo eliminar as ligações clandestinas e irregulares de esgoto nas galerias pluviais, no Canal Campos-Macaé. Depois das palestras, houve um coffee break. 

De acordo com o coordenador do Programa de Sustentabilidade da Prefeitura de Campos, Aislan de Souza Coelho, a ideia central é fazer com que tanto as empresas privadas quanto o município adotem algumas iniciativas que foram apresentadas pelos palestrantes.  Segundo ele, a proposta é transformar o fórum em um evento fixo no calendário municipal.

- Queremos manter este evento permanente dentro da Semana Mundial do Meio Ambiente. Provavelmente, outros eventos serão realizados fora da semana, mas inicialmente, a ideia é implantar este evento no calendário oficial do município, em relação à Semana Mundial do Meio Ambiente - ressaltou Aislan. 

Por: Catarine Barreto (estagiária) - Foto: César Ferreira -  02/06/2016 20:29:30

PRESTANDO CONTAS

Diariamente,até o final de DEZEMBRO faremos prestação de contas da nossa gestão no governo da PREFEITA ROSINHA GAROTINHO nas áreas de meio ambiente e resíduos sólidos , COM BASE EM MATÉRIAS JORNALÍSTICA. 

FAN PAGE E BLOG:ZACARIAS ALBUQUERQUE.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

PRESTANDO CONTAS 04


O Plano de Gestão Integrada (PGI) do Projeto Orla do Farol de São Tomé foi homologado por unanimidade, neste sábado (16), durante audiência pública realizada na Colônia de Férias da Terceira Idade, na praia campista. Participaram da audiência pública órgãos da Prefeitura e representantes da sociedade civil organizada e dos governos do estado e federal. Também foi aprovado o Comitê Gestor do Projeto Orla. Com isso, Campos é a primeira cidade do Estado do Rio a homologar o PGI.
- O PGI significa um grande avanço com a União para se fazer a gestão compartilhada, tornando possível a Prefeitura promover ações e tomar medidas importantes para o uso da orla. Trata-se de um momento muito especial - destacou o presidente da mesa, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Zacarias Albuquerque. O PGI contém um cronograma geral com 21 ações e mais 19 ações e medidas estratégicas.
O Comitê Gestor é formado por sete representantes do Governo Municipal e sete de organizações da sociedade civil. De acordo com a coordenadora do Projeto Orla, Maria Rosa Esteves, com a homologação do PGI, a partir de agora, todo o planejamento na orla da praia do Farol deverá obedecer ao cronograma de ações. O prazo estabelecido para conclusões das ações do Projeto Orla é de cinco anos, em média.
Participaram ainda da audiência pública, o Superintendente de Patrimônio da União, Eduardo Moraes, um representante do Ministério do Meio Ambiente, Marinha, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Secretaria Estadual de Abastecimento e Pesca, sociedade civil organizada e Guarda Civil Municipal, além das Secretarias de Obras, Aquicultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e outras.

Por: Márcio Fernandes - Foto: Rodolfo Lins - 16/05/2015 12:51:56
O Pré Comitê Gestor do Projeto Orla da praia do Farol de São Tomé estiveram reunidos na tarde de quarta-feira (27) no Stande da Secretaria de Meio Ambiente, onde foram discutidas as áreas prioritárias para preservação para o projeto orla onde foi estudada uma proposta do estado para criação de  parque estadual em Farol, também foi revisado todo material já produzido durante  projeto.
Participam do Pré Comitê Gestor, representantes do poder público, em paridade com os representantes das associações comunitárias: Colônia de Pescadores Z-19, Associação de Moradores do Xexé, Projeto Tamar, Associação dos Moradores e Amigos do Farol, Universidade Federal Fluminense, Universidade Rural e Associação de Hotéis, Pousadas, Comerciantes e Similares do Farol.
 Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima – Projeto Orla de Campos dos Goytacazes é conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente, Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, o projeto possibilitará promover a gestão sustentável da orla marítima municipal, com o objetivo de desenvolver e implementar gradativamente ações para assegurar de forma duradoura a preservação ambiental e o ordenamento de utilização de sua faixa litorânea.
“Essa reunião foi de suma importância porque conseguimos trocar e fechar as ideias para a finalização do PGI, adiantando todo nosso trabalho. “ diz, a coordenadora do Projeto em Campos dos Goytacazes, Izaura Arêas.


PRESTANDO CONTAS 03


Lançado primeiro ponto de coleta de óleo de cozinha
O primeiro ponto dos 20 que ainda funcionarão na cidade para coleta de óleo de cozinha usado, foi inaugurado nesta quarta-feira (14), no Rotary Clube de Campos, ao lado da Praça São Salvador. Os demais pontos passarão a funcionar a partir desta quinta-feira (15). Os locais para recebimento de óleo são consequência do lançamento do projeto “Seu óleo tem destino certo”, onde em troca de 2 litros de óleo de cozinha usados, a pessoa pode levar para casa um pote de detergente, uma pedra de sabão em barra ou sabão em pasta.

Estiveram presentes nesta ocasião, o secretário de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Jorge Rangel; o subsecretário Carlos Morales; o presidente do Rotary Clube Campos, José Henriques Wanderley Mariz; e o diretor da empresa responsável pelo recolhimento do óleo, Grande Rio, José Mário Moreira da Silva. 

A Campanha “Seu óleo tem destino certo”, lançada na terça-feira (13), prossegue até às 17h desta quinta-feira (15), no Largo da Imprensa (Calçadão). No estande da campanha, através do recolhimento de cada 2 litros de óleo usado, as pessoas recebem seus brindes e instruções do Doutor Ambiente, sobre a importância deste ato. 

O secretário Jorge Ribeiro Rangel informou que os pontos foram escolhidos com o intuito de oferecer maior absorção do público.  “Inauguramos estes pontos em locais onde saberíamos que um público considerável seria alcançado, como igrejas, instituições e a própria sede da Secretaria de Limpeza Pública. O projeto já está dando certo e as pessoas já estão aderindo à ideia de ajudar o meio ambiente e ainda se beneficiar com o ato”, destaca.

A proposta é que o número de pontos seja ampliado em número e que de 5 mil litros/mês, passem a ser recolhidos 30 mil litros/mês. “O Rotary Clube Campos vai recolher o óleo de cozinha usado, trocá-los por produtos de limpeza, que serão doados para entidades assistenciais”, disse o presidente do Rotary Clube Campos, José Henriques Mariz.

Por: Thábata Ferreira - Foto: Rodolfo Lins -  15/08/2013 09:58:0

Reciclagem do óleo de cozinha: 5 mil litros coletados em 2013
Cerca de 5 mil litros de óleo de cozinha foram coletados em 2013, em Campos. O programa Recicla Óleo é desenvolvido pela Secretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins, em parceria com a empresa Grande Rio.

Cada litro de óleo despejado em lugares indevidos polui cerca de 1 milhão de litros de água, o que equivale à quantidade que uma pessoa consome ao longo de 14 anos. 

A cada garrafa pet de óleo de cozinha entregue, a pessoa ganha um detergente de 600ml. O objetivo da ação é sensibilizar e informar à população, os riscos que ela mesma provoca quando despeja o óleo de forma incorreta. 

— Quando o óleo é jogado no esgoto, além de danificar a tubulação, vaza para o solo, prejudicando o meio ambiente — ressalta o secretário de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Jorge Rangel. 

Pontos fixos de coleta de óleo de cozinha:

-Postos de Entrega Voluntária (Peves)
- Centro de Educação Ambiental (CEA)
- Aterro Sanitário de Conselheiro Josino
- Praça da República
- Jardim São Benedito
- Rotary Club de Campos (Rua Paul Herris, 78, Centro)
- Igreja Presbiteriana Pentecostal (Avenida Senador José Carlos Pereira Pinto, 88, Parque Novo Mundo, Guarus)


Por: Taysa Assis (estagiária) - Foto: Rodolfo Lins -  10/02/2014 11:19:01


Re-ciclo recompensa quem entrega lixo orgânico com adubo ou tempero

Em menos de cinco meses após seu lançamento, a empresa atende 90 famílias e recolhe cerca de 1,3 tonelada por mês


Há quem já tenha o costume de separar o lixo seco para ser reaproveitado, mas o orgânico, muitas vezes, fica em segundo plano. Para resolver este problema, nasceu a Re-ciclo, que realiza compostagem dos resíduos orgânicos recolhidos nas residências. Em menos de cinco meses após seu lançamento, a empresa atende 90 famílias e recolhe cerca de 1,3 tonelada por mês.
A logística é assim: a empresa oferece um baldinho apropriado para a reserva dos resíduos, que é substituído semanalmente. Uma vez por mês o cliente escolhe entre ganhar 1 kg de adubo ou uma muda de tempero em troca do que acumulou. O serviço custa R$ 30,00.
A ideia surgiu da união entre Natália Pietzsch, 27 anos, Thiago Rocha, 25, e Filipe Soares, 26. Além do planejamento, os três atuam na ponta final do empreendimento. Percorrem os 15 bairros atendidos de bicicleta.
Atualmente, a Re-ciclo atende a região central da Capital, mas o objetivo é expandir através de parcerias e da descentralização da compostagem, feita no Espaço Floresta.
Para quem mora em uma região que ainda não é abrangida, há a opção de levar os resíduos em um dos três pontos fixos de coleta, no Alecrim Alfazema, Vidal e Mercado Brasco. Neste caso, o cliente ainda ganha mensalmente R$ 5,00 em saldo para gastar no estabelecimento de coleta.
A preocupação com o destino dos lixos acompanha Natália desde sua graduação, em Engenharia Ambiental, e seu mestrado, que teve como tema a consciência em relação à própria produção de resíduos. Após terminar a dissertação, em 2015, percebeu que precisava aplicar seu conhecimento em algo prático, então criou a iniciativa. "Eu estava me sentindo frustrada porque ficava só na teoria. Aí, conheci esse modelo de negócio e resolvi replicar em Porto Alegre", detalha, acrescentando que teve contato com o sistema de trabalho em suas pesquisas acadêmicas.
No começo da empreitada, Natália buscou parcerias. Foi por isso que Thiago, também engenheiro ambiental, e Filipe, estudante de Engenharia da Computação, entraram na jogada e viraram sócios.
Os dois já tinham uma sociedade em outra empresa com enfoque em responsabilidade social, a Horteria. Esta vende recipientes e presta consultorias de como cultivar hortas caseiras. "Achei que a proposta deles tinha tudo a ver. Então começamos a trabalhar juntos", conta Natália.
Em maio foi lançada a página da Re-ciclo no Facebook, e a repercussão foi rápida. A primeira postagem, de um vídeo explicando o projeto, alcançou, de forma orgânica, mais de 2 mil visualizações e 50 compartilhamentos.
"Nos ajudou porque já saímos atendendo cerca de 50 famílias", conta Thiago. E, com menos de um mês, a empresa ganhou o Prêmio Virada Sustentável 2016 na categoria Empreendedorismo Privado.
Agora, os planos são de expansão das regiões de coleta e otimização do atendimento. O objetivo é que o serviço se estenda à zona Sul e que os clientes passem a utilizar sacolas 100% compostáveis - feitas de amido de mandioca.
Os sócios também apostam em workshops educativos sobre compostagem, que ensina desde conceitos básicos até a prática de colocar a "mão na massa". Para Thiago, o objetivo da Re-ciclo é mudar a consciência de o que não é lixo é recurso. "Alguns clientes nos contam que deixaram de ter nojo dos seus resíduos porque entenderam o valor que têm. Nós quebramos o pensamento de que composteira fede e na cidade não pode. Se for bem feita, não tem cheiro ruim", ressalta Natália.
Disponível em: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2016/11/ge/noticias/533090-empresa-recompensa-quem-entrega-lixo-organico-com-adubo-ou-tempero.html

Condomínio residencial do PR tem biodigestor que transforma lixo orgânico em gás de cozinha para os moradores

Condomínio residencial do PR tem biodigestor que transforma lixo orgânico em gás de cozinha para os moradores

Já parou para pensar na quantidade de resíduos orgânicos que você produz na sua casa? Agora imagine a mesma situação em um condomínio com 720 moradores. São quilos e mais quilos de matéria orgânica gerados diariamente, sem contar os dejetos que vão para o esgoto.
Pensando em viabilizar a destinação ambientalmente correta desse material e ainda gerar uma economia significativa na conta de energia elétrica de todos os moradores, a estudante Kelly Borne, da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), inventou umbiodigestor capaz de transformar todo esse lixo em energia limpa
O aparelho foi instalado em um condomínio residencial localizado no centro de Foz do Iguaçu, no Paraná, e todo o biogás que produz é utilizado pelos moradores como gás de cozinha ou, ainda, para aquecimento térmico. Tudo sem necessidade de processos de tratamento ou purificação!
Segundo as pesquisas de Kelly, o biodigestor chega a fornecer até 15,3 metros cúbicos de biogás por dia ao condomínio, podendo gerar uma economia anual de até R$ 10,8 mil na conta de energia.
A invenção levou o terceiro lugar no Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis. Kelly recebeu R$ 5 mil pela ideia e pretende investir todo o dinheiro na implementação de um novo biodigestor em uma outra região do Paraná. Isso que é ter visão de futuro!
Disponível em: http://thegreenestpost.bol.uol.com.br/condominio-residencial-do-pr-tem-biodigestor-que-transforma-lixo-organico-em-gas-de-cozinha-para-os-moradores/

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

PRESTANDO CONTA 2


INAUGURAÇAO DO ATERRO
Aterro sanitário inaugurado nesta quinta em Conselheiro Josino
O novo aterro sanitário do município, instalado na antiga Fazenda Gaivota, 3 km após entrada de Conselheiro Josino, está previsto para ser inaugurado nesta quinta-feira (16). Após seis meses de obras de engenharia e estruturação do local e um investimento total de R$ 5 milhões, Campos passa a contar com um aterro  sanitário ideal que, inclusive, teve aprovada e expedida a licença ambiental pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão fiscalizador da legislação ambiental. O aterro está sendo viabilizado pela prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, e pela Vital Engenharia, responsável pela obra. Haverá no local uma placa de sinalização do novo aterro.

Dentro de um prazo estimado em 30 dias, o aterro começará o efetivo funcionamento, realizando as operações de recebimento e tratamento dos resíduos sólidos domésticos que serão depositados na primeira das cinco áreas a serem utilizadas ao longo dos próximos 30 anos.

- A área global é de 950 mil metros quadrados, mas nós dividimos  por quadrantes e cada uma delas deverá ser utilizada por um período máximo de cinco a seis anos. Essa é a projeção dos técnicos e cada área cobre cerca de 30 mil metros - explica o secretário Zacarias Albuquerque.

Ele destaca que o início do funcionamento do novo aterro  provocará, simultaneamente, a desativação do atual vazadouro, que funciona como aterro controlado há cerca de sete anos, na Codim. “Na verdade, a prefeitura soluciona um antigo problema com essa questão e, melhor, de forma definitiva”, ressalta Zacarias, afirmando que o aterro está totalmente enquadrado nas especificações técnicas e padrões ambientais, sem possibilidade de risco de contaminação do lençol freático e do solo.

O trabalho diário será basicamente o mesmo do vazadouro atual. Todo o lixo recolhido nos bairros e distritos serão depositados no local, mas a diferença é que o terreno estará “blindado”, ou seja, não receberá diretamente nenhum detrito, devido ao trabalho de colocação de uma manta e uma cobertura de argila, que vão assegurar que não vazem chorume (líquido mal cheiroso dos alimentos orgânicos) e  gás (metano), liberados pelo lixo.
Por: Denise Ferreira - Foto: Divulgação -  15/12/2010 10:08:00

Aterro Sanitário de Conselheiro Josino completa dois anos
Se aperfeiçoando cada vez mais nas técnicas para destinação correta dos resíduos sólidos, o município de Campos comemora na próxima quinta-feira (21) dois anos da criação do Aterro Sanitário de Conselheiro Josino. O aterro se enquadra na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que entre outras diretrizes, prevê a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos de cada município, além de não incluir a figura do catador no ambiente de destinação destes resíduos. Para comemorar este marco, ainda este ano será lançada a pedra fundamental para a instalação de um processo de aproveitamento de gás metano – material liberado pela fermentação dos resíduos sólidos - como combustível. 

A secretaria de Serviços Públicos do Município já está estudando, junto à concessionária responsável pelo aterro, a viabilidade técnica para a geração de energias através do gás, como energia elétrica para o próprio complexo, geração de calor ou como o gás pode ser combustível para geração de outros processos. Atualmente, é realizada a queima do gás metano, o que diminui consideravelmente seu potencial poluidor. Com seu aproveitamento, esta porcentagem será ainda menor.

Além do aproveitamento do gás metano, outro projeto está nos plano da secretaria de Serviços Públicos para a implantação no espaço do aterro: o Centro de Educação Ambiental do Aterro Sanitário de Conselheiro Josino, que será construído ainda no ano de 2013. Através destas instalações, serão disponibilizadas visitações de alunos e pesquisadores que queiram estudar e conhecer o sistema de trabalho de todo um Aterro Sanitário dentro das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Aterro Sanitário de Conselheiro Josino - Com 855 mil metros quadrados, o Aterro recebe em torno de 320 toneladas de resíduos sólidos domésticos por mês provenientes de toda cidade de Campos, além de outros município da região e empresas que se preocupam com a destinação correta dos resíduos que produz. No marco dos dois anos de funcionamento – sendo seus sete primeiros meses recebendo somente os resíduos do norte do município- o local já receptou, em seu total, mais de 80 mil toneladas de material sólido. O Aterro também gera quase 30 empregos diretos, material humano que mantém o local em pleno funcionamento durante 24 horas por dia.

O material recolhido de todas as residências no município chega em caminhões compactadores ou carretões - que são abastecidos no Distrito Industrial da Codin - e ao chegarem no aterro sanitário são medidos através de uma balança eletrônica. Este resíduo é destinado para uma das cinco células espalhadas pelo terreno que compreende o Aterro. As células são grandes áreas projetadas para durarem cerca de 30 anos, recebendo todo este resíduo doméstico. A base da célula é composta por uma manta de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), um material resistente que não permite que o chorume (líquido excretado pelo lixo) chegue ao subsolo.

Além da manda de PEAD, há também uma camada em argila, para depois então ser depositado o resíduo doméstico. Após a colocação do resíduo, mais camadas em mantas de PEAD e argila serão depositadas, até chegar à cota de 90 metros em relação ao nível do mar. A cada camada de resíduo, há um dreno de coleta do chorume  (que é direcionado ao tanque de acumulação de chorume que mede 10m X 20m e dois metros de profundidade) e gás metano (que atualmente é queimado). Os drenos são chamados de ramais e são feitos em pedras amarroadas, mantas e tubos de passagem tanto do chorume (tubos direcionado ara baixo), quanto do gás metano(tubos direcionados para cima).

Todo o chorume coletado é encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da concessionária Águas do Paraíba e depois de tratado, sua parte líquida pode servir para irrigação de solo e sua parte sólida retorna para o Aterro para o descarte adequado. Em torno de todo o terreno, há placas com coloração metade em vermelho e metade em amarelo para o afastamento de aves, incluindo urubus, apontou o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, explicando que a presença destas placas segue estudos feitos e praticados com total sucesso no local.

- No sistema que implantamos no Aterro Sanitário de Conselheiro Josino, nada que representa poluição vai para o subsolo. Nosso intuito é aproveitar todo o material que seria poluente para o meio ambiente revertê-lo em ponto positivo para todos.  O Espaço completou dois anos com muita segurança, se tornando um modelo para o Estado do Rio de Janeiro e até para o país. Nós procuramos atender todas as normas de engenharia em Aterro Sanitário, colocando a cidade de Campos de forma destacada. Nossos próximos avanços estão a caminho e vão consolidar ainda mais nosso sucesso – pontua o secretário.


Por: Thábata Ferreira - Foto: Rogério Azevedo -  18/02/2013 11:53:00
Inauguração 22 de fevereiro de 2011;
  Área: 885.000 m²;
  Investimento: 5 milhões de reais;
  Previsão de uso: 30 anos
  Geração de empregos:
25 – Durante a execução da obra;

20 – Durante operação de armazenamento e manutenção;
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
LICENÇAS CONCEDIDAS

ATO DO SECRETÁRIO


CONCESSÃO DE LICENÇA AMBIENTAL


A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, do Município de Campos dos Goytacazes/RJ, nos termos do artigo 19, II do Decreto n° 272/2014 c/c o artigo 5° § 2° da Instrução Normativa n° 01/2015, torna público que foi concedido a SUPER TINTA CAMPOS LTDA - ME, CNPJ N° 23.837.405/0001-84, através do Processo n° 141/2016, para Certidão de Inexigibilidade Ambiental para comércio varejista de tintas e materiais para pintura, situada na Rua Espirito Santo, n° 234, Caju, neste município de Campos dos Goytacazes (RJ), com as seguintes coordenadas UTM: 258435.68 m E e 7593406.27 m S.


CAMPOS DO GOYTACAZES, 16 DE NOVEMBRO 2016.

ZACARIAS ALBUQUERQUE OLIVEIRA
Secretário Municipal de Desenvolvimento Ambiental