quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Sistema gera energia e dessaliniza água do mar

Sistema gera energia e dessaliniza água do mar

Vanessa Daraya - Info.com - 

Carnegie Wave Energy



Um grupo de australianos criou um tipo diferente de dispositivo capaz de dessalinizar a água do mar. O método promete gerar energia sem emitir gases poluentes e ainda deixar a água sem sal.

A tecnologia, chamada CETO, está sendo desenvolvida pela Carnegie Wave Energy Limited. O sistema é diferente porque opera debaixo da água e fica ancorado no fundo do oceano. Várias boias submersas ficam amarradas a bombas no fundo do mar.

As boias se movem com a oscilação das ondas do mar. As bombas pressurizam a água, que é entregue a terra por meio de um tubo que também fica debaixo da água. Já na praia, essa água é usada para acionar turbinas hidrelétricas, em um processo que gera eletricidade comemissões zero de poluentes.

Essa água também pode ser usada para abastecer uma usina de dessalinização porosmose reversa. Esse processo acontece quando o solvente se desloca no sentido da solução mais concentrada para a menos concentrada, isolando-se assim, o soluto. Isso permite, portanto, que a água doce vá sendo isolada do sal até transformar a bebida em algo potável.

Segundo a empresa, o sistema não prejudica o meio ambiente e tem o mínimo impacto visual por ser submerso. Isso também evita que o equipamento seja afetado por tempestades ou sofra pelo movimento de quebra das ondas.

A empresa afirma que o sistema é a forma mais eficiente e de baixo custo para dessalinizar a água doce a partir da energia das ondas. Não precisa enviar eletricidade para a costa e depois convertê-la em energia mecânica para bombeamento, o que implicaria em perdas de eficiência e custos adicionais para equipamentos e manutenção

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LIXO:Uma montanha que só cresce

Uma montanha que só cresce

O consumo em alta produz cada vez mais lixo. Com isso, os aterros operam no limite. Entre as soluções viáveis estão a reciclagem e a logística reversa.

Foto de Victor Moriyama
Gramacho, em Duque de Caxias (RJ), foi o maior depósito de rejeitos da América Latina por 34 anos. O lixão foi fechado em junho de 2012

Nos últimos anos, com certeza ficamos mais ricos. A afirmação do engenheiro Nelson Domingues, presidente da Ecourbis Ambiental, uma das concessionárias responsáveis pela coleta de lixo na cidade de São Paulo, vem acompanhada de preocupante constatação. "Lixo é reflexo de poder aquisitivo e consumo. Pela quantidade e pelo tipo de resíduo gerado, é possível ter uma noção da economia de uma cidade", explica Domingues.

Enquanto diz isso, estamos no topo de uma verde colina, de quase 160 metros de altura, a cerca de 30 quilômetros do centro de São Paulo, na divisa com os municípios de Mauá e Santo André. Do alto do morro, pisando na grama, assistimos ao voo de carcarás, quero-queros, bem-te-vis, falcões peregrinos, entre outras aves. Mas não estamos em nenhuma área preservada da Mata Atlântica. Sob nossos pés há enterradas 29 milhões de toneladas de lixo. "Isso nos faz refletir sobre nossos hábitos e sobre a sociedade de consumo em que vivemos", observa o engenheiro.

Equivalente à altura de um prédio de 40 andares, essa "montanha", com uma área 500 mil metros quadrados, é o aterro sanitário desativado Sítio São João. De 1992 a 2009, ele recebeu uma média de 175 mil toneladas de lixo por mês, geradas por 4,5 milhões de pessoas (que habitam 1,2 milhão de domicílios) das zonas sul e leste da capital paulista. Mesmo fora de operação, o que está abaixo de nós continua vivo. A relação entre o que compramos, levamos para casa e consumimos, ainda que efêmera, não se encerra nos grandes sacos pretos ou azuis em que colocamos o que sobrou nem quando os caminhões de coleta passam pela rua. "Os resíduos não desaparecem em um passe de mágica. Por causa da decomposição, são necessários monitoramento e controle geotécnico do aterro 24 horas por dia, pelos próximos 30 anos, para que não haja contaminação do solo, do ar e do lençol freático", explica Domingues. Marcos georreferenciais mostram a movimentação do solo e medidores indicam a pressão e a temperatura interna do aterro. Da deterioração dos resíduos ali depositados são drenados cerca de 21 milhões de litros de chorume (líquido proveniente da decomposição de matéria orgânica) por mês, um pouco menos da metade em relação à época em que o aterro estava em atividade. Além disso, 20 mil metros cúbicos de metano são extraídos por hora para gerar energia na maior usina termoelétrica do país, a Biogás. Ela funciona desde 2007 e por ano produz 200 mil megawatts, suficientes para abastecer uma cidade de até 400 mil habitantes.

Como São Paulo - maior metrópole da América do Sul e a décima cidade mais rica do planeta - não para de crescer e de gerar lixo, soluções e espaços para aterros precisam ser criados para destinar as atuais 18 300 toneladas de resíduos geradas todos os dias. A cada dia, um paulistano produz cerca de 1,5 quilo, segundo dados da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). Cerca de 12 mil toneladas diárias se originam nos domicílios (residências, condomínios e escritórios) e nas 871 feiras livres, realizadas todos os dias. O restante é resultado da varrição de ruas, do recolhimento de entulho descartado nas vias públicas e dos serviços de manutenção da cidade. Para dar conta de parte disso, ao lado do Sítio São João, desde 2010 opera a Central de Tratamento de Resíduos Leste, um aterro sanitário (veja as principais diferenças entre lixão, aterro sanitário e aterro controlado, no infográfico O Mapa do Lixo), com 1,1 milhão de metros quadrados, que, de segunda a sábado, recebe a visita de 250 caminhões - cada um deles deposita cerca de 30 toneladas de lixo. Estima-se que o aterro já tenha atingido um total de 7 milhões de toneladas e, segundo os especialistas, o fluxo não deve parar pelos próximos dez anos. "Esse aterro recebe pouco menos da metade do total de resíduos recolhidos em São Paulo", diz Silvano Silvério, presidente da Amlurb.

É preciso percorrer 35 quilômetros, a partir do centro da capital paulista, para se chegar ao maior aterro sanitário da América do Sul, localizado em Caieiras. Destino do lixo criado por quase 6,5 milhões de pessoas que residem no centro e nas zonas norte e oeste de São Paulo, a Central de Tratamento de Resíduos Caieiras, administrada pela concessionária Loga, ocupa uma área de 3,5 milhões de metros quadrados e tem capacidade para receber 36 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Quando foi aberta, em 2002, esperava-se que ela operasse até 2020, mas já recebeu 15 milhões de toneladas de lixo - média de 7 mil toneladas por dia. "O que temos agora não será suficiente no futuro, já que 98% dos resíduos sólidos vão para os aterros da cidade. A quantidade crescente de lixo tem reduzido os anos de vida útil dos aterros sanitários. Além disso, torna-se cada vez mais difícil achar outros espaços e os custos para a instalação de novos aterros aumentaram muito", alerta Silvério.

Segundo ele, os recursos necessários são proporcionais ao tamanho do problema. Em São Paulo, por exemplo, em 2013, o orçamento destinado à limpeza urbana foi de R$ 1,8 bilhão (aumento de 20% em relação a 2012). Ainda assim, o gasto per capita anual de R$ 73,63 do paulistano com limpeza urbana é bem inferior ao de outras metrópoles do mesmo porte, como Tóquio (R$ 1 036,48), Cidade de México (R$ 632,32) e Nova York (R$ 239,56).

Na capital paulista, todos os dias, um exército, formado por 3 200 pessoas a bordo de 500 caminhões, percorre uma área de 1 523 quilômetros quadrados, para coletar o lixo domiciliar ao menos duas vezes por semana durante o dia ou à noite. "Nos últimos dez anos, o lixo aumentou muito por causa dos condomínios e dos edifícios: onde antes havia uma casa, agora tem 100 ou mais", conta Odon Barbosa da Silva, de 57 anos, motorista de caminhão de coleta há 31, enquanto percorre as ruas do bairro da Vila Mariana, zona sul da capital. Seu turno, que é em média de seis horas de trabalho, começa às 5h30, na garagem da companhia, em Capão Redondo, extremo sul da cidade. O veículo que dirige, um caminhão compactador de 8 metros de comprimento e seis marchas, tem capacidade para 12 toneladas. Ele trabalha seis dias por semana e, em geral, faz de três a quatro viagens da área que deve percorrer até o local em que deixa o lixo coletado. "As segundas-feiras são os piores dias, porque o lixo se acumula no fim de semana. Após o Dia das Mães ou dos Pais e em dezembro, por causa do Natal e do Ano-Novo, faço até cinco viagens por dia", diz Odon.

Seu colega Antônio Clemente da Silva, de 39 anos, coletor há mais de 20, acrescenta: "As pessoas não se dão conta da correria que é limpar uma rua de 150 metros de comprimento em menos de um minuto. Temos de ser rápidos ou somos xingados pelos motoristas dos carros, que reclamam de o caminhão segurar o trânsito". De fato, pouca gente nota o impressionante esforço físico empregado nessa atividade. Segundo alguns especialistas, ele é comparável a um treino de crossfit, atividade em moda nas academias que une ginástica, levantamento de peso e corrida. Cada coletor percorre, por turno, entre 20 e 30 quilômetros, fora o peso dos sacos lançados na caçamba. Nos dias quentes, cada profissional perde até 2,3 quilos pela transpiração.

"Para trabalhar como coletor, é preciso passar por uma avaliação física rigorosa a cada seis meses. Quando um deles retorna de férias, não é incomum que volte com até 5 quilos a mais, o mesmo que acontece com um atleta de alto desempenho", explica Walter de Freitas, superintendente de operações da Ecourbis. Embora existam coletores de até 60 anos nas ruas de São Paulo, segundo Freitas, o perfil desejado nas triagens de admissão é de homens no ápice do vigor físico, que tenham entre 20 e 30 anos de idade, meçam de 1,70 a 1,80 metro e pesem entre 60 e 80 quilos.

O esforço desse exército é só o primeiro passo do processo, já que o serviço não acaba na hora em que o caminhão compactador se enche. Como os aterros ficam distantes, o lixo precisa ser levado a um local de apoio logístico, os chamados transbordos - os primeiros pontos de parada depois que os sacos são deixados fora de casa. Em São Paulo há três. Um fica na zona sul. Entre os prédios da vizinhança, o Transbordo Vergueiro, aberto em 1978, quase não é notado, mas movimenta até 2 100 toneladas diárias. Após um dia de trabalho, cerca de 175 caminhões despejam, em um fosso de 1 400 metros cúbicos, o lixo coletado nas regiões vizinhas. A seguir, uma ponte rolante com um braço mecânico transporta os resíduos para imensas carretas, que o levam ao aterro mais perto. Por dia, saem do transbordo cerca de 70 carretas vedadas com lonas escuras para que o lixo não incomode a vista de ninguém. Cheira mal? Não. Ele é disfarçado por meio de 3 mil litros de solução neutralizadora de odor perfumado, borrifados todos os dias.

O que se vê em São Paulo é reflexo da realidade brasileira. Nas outras 26 unidades da Federação, a quantidade de resíduos também explodiu. Calcula-se que, hoje, o Brasil seja o quinto maior gerador de resíduos sólidos urbanos do mundo. Em 2012, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), produzimos cerca de 62,7 milhões de toneladas - 1,2 quilo por pessoa ao dia. É muito se compararmos com a Índia, outro país emergente. Lá, cada cidadão gera 0,6 quilo/dia (metade do que produzimos). "O que mais preocupa no Brasil é saber como as tendências de consumo vão afetar o futuro, pois a geração de lixo cresce à mesma proporção do poder de compra da população", diz o grego Antonis Mavropoulos, CEO da consultoria em resíduos sólidos D-Waste e chefe do comitê científico e técnico da Associação Internacional Solid Waste, entidade independente que promove sustentabilidade no tratamento de resíduos em mais de 90 países.

A conta é simples. Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nos países emergentes, o avanço de 1% no poder de compra da população corresponde a um aumento de 0,69% na geração de resíduos. No Brasil, entre 2003 e 2012, o volume anual de resíduos cresceu 21%, acompanhando, bem de perto, a variação do PIB per capita no mesmo período, de 20,8%. A manter-se esse cenário de ascensão de uma nova classe de consumidores, aumentará, na mesma intensidade, o volume de recursos necessários para gerir os resíduos. O Brasil é, hoje, o maior consumidor mundial de cosméticos, segundo maior de cerveja, terceiro de computadores, quarto de carros e motos e quinto de calçados e roupas. "Até 2020, seremos o quinto maior mercado mundial. O que faremos com o que for descartado?", questiona Sabetai Calderoni, professor de economia e meio ambiente na Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro Os Bilhões Perdidos no Lixo (Editora Humanitas). "Quando falamos de resíduos, os interesses são enormes, pois significa que todo o processo de produção industrial, comércio, serviços e tudo o que há na economia, mais dia menos dia, vai parar no lixo", observa Calderoni. 
O mapa do lixoA gestão dos resíduos é um dos maiores desafios das cidades brasileiras. Muito do que é gerado poderia ser reciclado, mas, infelizmente, não é o que acontece. Além disso, há no país muitos lixões, a prática menos recomendada. Veja o infográfico para entender o caminho do lixo. Ilustrações de Bruno Algarve.

A destinação inadequada do que se joga fora é outro grande problema. No momento, 60,2% dos 5 565 municípios brasileiros enviam tudo ou parte do que é coletado aos lixões ou aterros controlados. Em 2012, foram cerca de 23,7 milhões de toneladas de lixo (42% do total). Outras 32,7 milhões de toneladas (ou 58%) foram despejadas em aterros sanitários. Manter um aterro desses tipos, porém, é dispendioso - o que o torna impeditivo aos pequenos municípios. No Sítio São João, em São Paulo, por exemplo, calcula-se que R$ 190 milhões já foram investidos desde 2004. "Ocorre uma concorrência desleal entre o lixão, que é gratuito, e os aterros sanitários, uma tendência ainda cara", aponta Carlos Silva, diretor executivo da Abrelpe. Segundo ele, gastam-se entre R$ 60 e R$ 65 por tonelada aterrada em espaços seguros. "E esse preço é mantido de forma muito arriscada, embora os custos com mão de obra e equipamentos tenham aumentado. É preocupante, pois um aterro sanitário mal administrado se torna, com facilidade, um lixão", ressalta. Segundo a entidade, entre mão de obra e infraestrutura, seriam necessários R$ 884 milhões para universalizar a coleta e mais R$ 5,8 bilhões para que todos os municípios dispusessem de aterros apropriados.

Nesse cenário, a meta do governo federal parece ambiciosa: extinguir todos os lixões e aterros controlados até agosto de 2014. Espera-se atingir esse objetivo por meio daPolítica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) (leia entrevista com Ricardo Abramovay). Entre os mecanismos previstos na regulamentação, exige-se de cada cidade planos de gestão para os resíduos sólidos que incluam, além da destinação para aterros sanitários, a coleta seletiva de recicláveis para que só uma fração daquilo que não pode ser aproveitado chegue a esses destinos.

"Como a lei não trata só de definir prazos, mas de uma mudança de comportamento, de direitos e deveres, uma preocupação no conceito da política é a responsabilidade compartilhada no pós-consumo. Ou seja, cuidar do que é descartado não será atribuído só aos municípios, mas também aos empresários e à sociedade", afirmaIzabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente. "O projeto de lei da PNRS demorou 21 anos e quatro mandatos para ser aprovado. O grande ganho é que, pela primeira vez, temos uma estratégia para a questão em âmbito nacional. Muita coisa poderá ser alcançada se for considerado que as 300 maiores cidades do país geram 80% de todo o lixo produzido no Brasil", destaca a ministra.

Parte disso pode gerar novos recursos ou ser reaproveitada. Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 31,9% do lixo recolhido por ano no Brasil (cerca de 18 milhões de toneladas) é composto pela chamada fração seca: plástico, papel, metal e vidro. "Fazer com que essa fração seca retorne à cadeia produtiva e ao mercado é o grande desafio do modelo de responsabilidade compartilhada adotado no Brasil", diz Fábio Feldmann, ambientalista e, quando deputado federal, autor do projeto de lei que originou a PNRS.

Uma projeção realizada pela LCA Consultores, com base nos dados do Ipea e associações empresariais, revela que, no Brasil, em 2012, apenas 27% dos resíduos recicláveis foram recuperados para novo uso. Falta muito ainda para chegarmos ao índice da Alemanha, líder mundial no setor - lá, reaproveitam-se 48% dos resíduos. "Em alguns países, adotou-se um modelo de responsabilidade estendida, no qual fabricantes e setor empresarial são os únicos responsáveis pelos resíduos criados com base em seus produtos e serviços", comenta Feldmann, que também foi secretário do Meio Ambiente do estado de São Paulo entre 1995 e 1998.

Na PNRS, porém, ainda não está claro como a indústria fará isso e quais serão os estímulos dados pelo governo. "Articulação entre os diferentes setores da indústria e viabilidade econômica, como está previsto na lei, não são problemas pequenos para se implantar a chamada logística reversa. Uma latinha tem uma lógica de reinserção na cadeia produtiva bem diferente de uma geladeira", diz Victor Bicca, presidente do Compromisso Empresarial para a Reciclagem, associação que reúne várias empresas, como Tetra Pak, Carrefour, Nestlé, Ambev, entre outras. Segundo ele, a informalidade no processo de triagem dos resíduos sólidos secos e a necessidade de uma reforma tributária são os principais entraves para as indústrias criarem formas de produção com base nos pilares de prevenção de geração, redução e reutilização previstos na PNRS.

"Nos ciclos de alguns produtos, o material reciclável, do catador ao começo do processo, passa por até três intermediários para ganhar escala - tudo de maneira informal, sem nota de prestação de serviços ou contabilidade -, o que também revela um problema de falta de mão de obra. Apenas na quarta ou quinta venda, isso ocorre de maneira formal, com volume suficiente para a indústria aproveitar", revela o executivo. O que impacta nos custos. "Em alguns casos, esse processo faz com que o material virgem custe menos que o reaproveitado. Além disso, pagam-se os mesmos tributos duas vezes, como o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) e a contribuição para financiamento da seguridade social (Cofins) para usar a mesma matéria-prima. A redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) em artigos fabricados com material reciclado comprado de cooperativas que fazem coleta seletiva seria um incentivo fiscal útil", comenta Victor Bicca.

Um bom exemplo de reciclagem no Brasil é o que ocorre com as latinhas de alumínio: 98,3% delas são recuperadas. Com outros materiais, porém, como papel e PET, são mais complicados, porque o valor agregado à embalagem recuperada não remunera toda a cadeia envolvida. É o caso do vidro incolor, cujo preço da tonelada reciclável é o menor entre os resíduos sólidos - de R$ 30 a R$ 100 -, mas há apenas quatro grandes centros de reciclagem no país - em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

Como o problema da gestão do lixo está diretamente relacionado ao consumo, há quem acredite que a política nacional é uma ótima oportunidade para redesenhar como são oferecidos os produtos e serviços. É o caso do bioquímico Mateus Mendonça, consultor da Giral Viveiros, que, nos últimos sete anos, tem criado programas de gestão inclusiva de resíduos e reciclagem para gigantes da indústria, como Votorantim, distribuidora de bebidas Diageo e Natura Cosméticos. "Em geral, o consumidor paga pelo produto e por sua embalagem. Mas, se a simples venda da embalagem após o consumo não remunera o serviço de sua recuperação, precisamos pensar em novas formas de negócio", diz Mendonça. "Por que vender uma geladeira nova e não apenas seu sistema de refrigeração? Eu poderia muito bem ter incluído nos custos o aluguel da plataforma física", comenta.

Seria uma saída interessante. O maior problema, porém, ainda reside na cultura do consumo desenfreado, sem que as pessoas se conscientizem de que os recursos utilizados na produção de todos os bens são finitos. Onde vamos parar? Calcula-se que, até 2030, em todo o mundo, serão aterradas cerca de 3 bilhões de toneladas de resíduos, uma quantidade supervaliosa de material que não terá todo seu potencial aproveitado e, um dia, terminará em imensas montanhas de lixo como a do Sítio São João, em São Paulo.

Para responder à pergunta, a pequena cidade de Houthalen-Helchteren, na Bélgica, lançou um projeto inovador. Lá, um aterro fechado na década de 1980, com 16,5 milhões de toneladas de resíduos, começou a ser escavado. "Esperamos reciclar até 45% do que está lá e converter o restante em energia suficiente para abastecer 100 mil casas por mês", conta Patrick Laevers, diretor do Machiels Group, a proprietária do local. "Na Europa ocidental, não há mais espaço para a exploração de matérias-primas, como carvão, gás natural, petróleo, ferro e cobre, exceto pelo que foi importado e agora está esquecido nos aterros. Não há outra escolha a não ser trazer tudo aquilo de volta", diz Laevers. No Brasil, ainda não se pensa nisso, mas pode ser uma ótima solução para um futuro próximo. 

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Alívio de carga

SINAL VERDE

Alívio de carga

Empresas apresentam novas soluções para resolver um problema dos elétricos: o tempo de recarga das baterias

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André Paixão Quatro Rodas - 12/2013
Divulgação

Abaixa autonomia e o alto tempo necessário para a recarga das baterias são dois fatores que dificultam a viabilidade dos carros elétricos. Montadoras e sistemistas trabalham em novas tecnologias para reduzir o tempo de recarga e aumentar a quilometragem percorrida antes de chegar à próxima tomada. A mais recente dela é a da Volvo: peças do carro regarregáveis pelo sol. Alguns componentes da carroceria, como portas, tampas de porta-malas e até o capô, foram confeccionados com fibra de carbono, material mais leve que o metal. Conectados a geradores por meio de capacitores integrados, essas peças funcionam como painéis solares que ajudam a alimentar as baterias.

O conjunto de peças de carbono é uma alternativa às pesadas baterias de íons de lítio, reduzindo o peso do carro em 15%, além de oferecer outras vantagens, como maior resistência a quebras e deformações e menor custo de produção. O desenvolvimento da tecnologia levou três anos e meio e contou com investimentos da União Europeia e do Imperial College, de Londres. Os testes já estão sendo feitos em um protótipo do sedã S80, mas ainda não há previsão para o início da comercialização.

Outra solução vem dos Estados Unidos. A empresa Hevo criou um carregador sem fio que ocupa o lugar de uma tampa de bueiro, capaz de recarregar os veículos estacionados sobre ele por ressonância. Para se conectar ao sistema, o veículo deve ter instalado um receptor compatível com o aparelho. O usuário recebe a conta da recarga pelo smartphone, por meio de um aplicativo que faz o gerenciamento do consumo. É possível até utilizar planos de uso, algo semelhante ao que há hoje no celular pré-pago. Ainda em testes, essas "tampas" serão instaladas nas ruas de Nova York em 2014 e os primeiros usuários serão duas unidades de Smart elétrico
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Projeto obriga condomínio a individualizar hidrômetros

Projeto obriga condomínio a individualizar hidrômetros

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Laércio Franzon
As tarifas dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário deverão ser cobradas individualmente dos consumidores nos condomínios residenciais. Isso é o que determina projeto de lei, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que está pronto para ser incluído na pauta de votações da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Na justificação de sua proposta (PLS 179/2006), Raupp observa que a cobrança das tarifas do modo como se dá atualmente, baseada no consumo total do condomínio e repartidas entre os condôminos na proporção de suas frações ideais, dá origem a uma distorção pela falta de correlação entre os valores das contas de água e o consumo de cada unidade residencial, sendo importante fator de incentivo ao desperdício.
No mesmo sentido, em seu relatório favorável à proposta, o senador Paulo Bauer (PMDB-SC) chama a atenção para o fato de que, na ausência de equipamento de medição individual, ocorrem muitas injustiças na cobrança das tarifas, como por exemplo o caso de um pessoa que more sozinha ter que desembolsar a mesma quantia de uma família com muitos integrantes.
“Quando a água do condomínio não é cobrada conforme o consumo de cada unidade, é grande o incentivo ao desperdício, já que um consumo maior (banhos demorados, torneiras abertas, tubulações sem manutenção etc.) não corresponde a um aumento equivalente na tarifa cobrada. A medição e a cobrança individualizadas pelo consumo, além de criarem um incentivo para se economizar água, promovem uma adequada alocação do custo desse bem”, argumenta Paulo Bauer.
O projeto tem relatórios favoráveis à aprovação também na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

SEPARE SEU LIXO PARA A COLETA SELETIVA

Postado por Consciência Ampla
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1. Separe o lixo em: vidro, papel, metal, plástico e orgânico, para ser enviado para a reciclagem. Caso isso não seja possível, separe apenas em orgânicos e recicláveis. Isso já facilita bastante a destinação correta dos resíduos;
2. Quando houver sobras de alimentos, uma boa ideia para evitar desperdícios é congelar as sobras. Outra dica é diminuir o intervalo entre as compras, pois você terá um controle maior do que será consumido;
3. Feche as torneiras enquanto estiver escovando os dentes.
4. Não jogue lixo no vaso sanitário, pois, isso poderá gerar entupimentos e maior número de descargas;
5. Dê preferência a equipamentos eletrônicos e a eletrodomésticos mais econômicos, com o selo tipo “A”;
6. Sempre apague a luz ao sair do ambiente;
7. Só abra a geladeira para pegar algo quando souber realmente o que quer, pois, mantê-la aberta gera um gasto desnecessário de energia;
8. Evite deixar aparelhos em stand by sem necessidade, especialmente quando for passar um período longo ou alguns dias fora de casa (aquela luzinha que fica acesa, geralmente vermelha, consome muita energia);
9. Lâmpadas econômicas, apesar de serem mais caras, consomem menos energia e têm vida útil maior;
10. Busque sempre comprar materiais reutilizáveis, como as sacolas plásticas de tecido, que permitem maior economia de recursos;

Cinco tendências em mídias sociais que vão continuar em alta em 2014


Cinco tendências em mídias sociais que vão continuar em alta em 2014  

social-media-trendsSe eu tivesse que resumir todas as tendências em mídias sociais para 2014, eu pensaria fortemente na ampliação/aprofundamento de cinco conceitos que estão mudando, já há algum tempo, a nossa maneira de interagir com o mundo: sociallocalmobile,microtargeting e cloud.
Os três primeiros, que já desenvolveram uma simbiose depois de rebatizados sob o apelido de So-Lo-Mo — a combinação de conteúdo “Social, Local, Mobile” — não são novidade, diriam alguns. De fato, esse conceito já vem de alguns anos, até. Mas, mais do que nunca, o mundo não existe mais sem isso.
Acontece que So-Lo-Mo não tem a ver com tecnologia. Tem a ver com comportamento. As pessoas compartilham, influenciam e são influenciadas, em uma rede de relacionamentos (social); dão mais importância ao que está ao seu alcance e que podem usufruir rapidamente (local); e querem tudo isso onde estiverem, na hora que desejarem, em uma ampla experiência totalmente conectada (mobile).
Mobile puxará tudo. Tudo. Em 2014, haverá mais celulares que pessoas no mundo – algo em torno de 7,3 bilhões de unidades. Aliás, no segundo trimestre deste ano de 2013 houve um momento histórico, a virada do jogo: pela primeira vez, smartphones venderam mais do que celulares comuns, numa clara demonstração de que o futuro é mobile, sem escapatória. A consultoria IDC estima que vamos fechar o ano com vendas mundiais de 1,8 bilhão de celulares, dos quais 1 bilhão de smartphones.
A venda de tablets no mundo vai mais que dobrar entre 2012 e 2014, pulando de 120 milhões para 263 milhões, segundo a consultoria Gartner. Mais do que nunca, conectividade e mobilidade são palavras de ordem.
O e-commerce, por exemplo, deverá ser muito mais focado em dispositivos móveis, pois as pessoas querem consumo local, sob medida e em tempo real, para satisfazer uma necessidade imediata e específica. Sofisticados recursos de geolocalização, especialmente em aplicativos, serão cada vez mais demandados. Pequenos negócios terão a chance de se posicionarem bem para atender a esse cliente local.
Na esteira dessa demanda, responsive design ganhará força e websites deverão ser otimizados para as três telas: desktop/laptop, tablet e celular, permitindo ao usuário navegar com conforto independente do dispositivo que utilizar. A febre dos apps vai aumentar, com soluções voltadas à praticidade, ao entretenimento e à rapidez.
As plataformas de mídias sociais vão caprichar na mescla entre o lúdico e a publicidade, a informação e a oferta do produto certo na hora certa. O “consumidor sempre plugado” espera que as empresas entendam quem ele é, do que gosta e precisa e como consome, para receber conteúdo segmentado.
Novos recursos de microtargeting ajudarão a identificar perfis de usuários e oferecer-lhesexperiências digitais de consumo contextualizadas e customizadas, agregando mais valor e aumentando a conversão.
Por fim, a liberdade de acessar tudo o que é seu a partir de qualquer aparelho e em qualquer lugar exigirá novos investimentos em cloud computing, para aumentar a capacidade de armazenamento e compartilhamento de dados na nuvem.
Em 2014, qualquer plataforma de mídias sociais (inclusive as em uso atualmente, como Facebook e Instagram) precisa ter em mente que as novas gerações – e, portanto, futuros usuários – terão novas demandas por rapidez, estímulos e possibilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo em um só lugar. E que isso já começa agora.

Fruto da Amazônia induz produção de neurônios

Fruto da Amazônia induz produção de neurônios, diz UFPA

Pesquisadores descobriram propriedade neurogênica no camapu.
Pesquisa é do Grupo de Pesquisas Bioprospecção de Moléculas Ativas.

Do G1 PA
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Drupo busca convencer a indústria farmacêutica da viabilidade da droga. (Foto: Alexandre Moraes/Divulgação UFPA)Grupo busca convencer a indústria farmacêutica da viabilidade da droga. (Foto: Alexandre Moraes/Divulgação UFPA)
O camapu, um fruto típico da Amazônia, induz a produção de neurônios. É o que diz pesquisa do Grupo de Pesquisas Bioprospecção de Moléculas Ativas da Flora Amazônica, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que descorbriu as propriedades neurogênicas. A planta que dá o fruto tem o nome científico Physalis angulata.
A pesquisa é completamente inédita e mostra que a substância pode ser utilizada para elevar capacidade de raciocício e memória, além de sinalizar possível reversão de morte neuronal, quadro comum em pacientes com depressão, por exemplo. “Isso é uma coisa fantástica! O mundo vem buscando drogas capazes de induzir o crescimento neuronal”, comemora o professor Milton Nascimento, integrante do Grupo de Pesquisa.
“Descobrimos que tanto o extrato aquoso da planta quanto a substância purificada apresentam atividade neurogênica, ou seja, eles estimulam o crescimento de neurônios”, explica o professor, que informa ainda que os os processos de obtenção da substância e farmacológicos já foram patenteados no mercado nacional e internacional.
O grupo tenta agora convencer a indústria farmacêutica da viabilidade de produção da droga, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e do governo do estado. OS pesquisadores Alberto Arruda, Mara Arruda, Consuelo Yumiko, Gilmara Tavares, Raquel Carvalho Montenegro e José Luiz do Nascimento, além dos alunos de Pós-Graduação Danila Alves e Marcos Vinícius Lebrego também fazem parte do grupo.
Descoberta
Por ter sido uma descoberta não esperada, o professor Milton Nascimento compara a descoberta das propriedades do camapu, obtidos pela professora Gilmara Bastos, à descoberta da penicilina por Alexander Fleming, médico escocês.
 “Você faz um experimento olhando para um lado e, de repente, o experimento te revela outro, e foi o que aconteceu, especificamente, com o extrato dessa planta”, explica.
Com a eficácia e a eficiência da droga comprovadas, os pesquisadores aguardam a segunda fase da pesquisa que, segundo o professor Milton Nascimento, é a saída da área acadêmica para a da indústria.
No momento, os pesquisadores envolvidos estão trabalhando para oferecer mais subsídios que irão agregar valor à pesquisa. Depois de comprovados os efeitos da droga, foram levantados questionamentos relativos à capacidade produtiva da planta e a sua sazonalidade, assim como a necessidade da execução de testes clínicos.
Milton Nascimento afirma que o processo se torna ainda mais delicado por se tratar de um produto natural complexo, incapaz de ser sintetizado em laboratório, por exemplo. “Hoje, estamos fazendo o estudo de viabilidade, verificando a capacidade produtiva da planta e sua sazonalidade, com o intuito de saber quanto material orgânico pode ser gerado por hectare plantado”, exemplifica o professor.
De acordo com o pesquisador, para o estudo sazonal da Physalis angulata, é necessário avaliar o metabolismo da planta e identificar, por exemplo, se a substância isolada está presente em todo o seu ciclo vegetativo, em que momento do ciclo é atingido o auge da produção dessa substância e, assim, como observar se há diferença de comportamento nessa produção entre os períodos seco e chuvoso, típicos da região.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Seguro de carro deve incluir enchente

Seguro de carro deve incluir enchente; veja 7 cuidados para garantir cobertura

Número de sinistros no verão aumenta 30% em relação ao resto do ano, segundo FenSeg

Patrícia Basilio 
Os motoristas que contrataram seguro completo — que inclui roubo, colisão e incêndio — para seus carros devem ficar tranquilos em relação à cobertura contra enchente em água doce (que exclui o mar). De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a proteção é exigência nos pacotes completos desde 2004. 
Com as chuvas de verão — como as que deixaram quase 60 mil desabrigados no Espírito Santo —, a quantidade de sinistros neste período aumenta 30% em relação ao resto do ano. Anualmente, os casos de carros submersos em água doce aumentam 15%, calcula a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).
Antes de precisar usar o seguro, contudo, é preciso ficar atento às particularidades de sua apólice para evitar que uma enchente resulte na perda parcial ou total do seu veículo (confira sete cuidados no quadro abaixo). Atualmente, não existe apólice exclusiva para enchentes. É necessário contratar um pacote completo.
Segundo Maria Inês Dolci, coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), antes de fechar o contrato, é preciso detalhar com veracidade onde você vai deixar o carro no período da noite e quem vai dirigí-lo, incluindo possíveis motoristas.

Bruno Herculano/Futura Press
Carros submersos em alagamento, em Vila Velha (ES), nesta quinta-feira (26)

"Isso é fundamental porque na hora que ocorrer uma enchente, eles podem alegar que você não avisou que haveria um segundo motorista ou que deixaria o carro na rua", exemplifica ela. 
Além disso, no caso de uma enchente, o motorista segurado deve entrar em contato automaticamente com a seguradora, evitando contratar guincho e limpeza automotiva particular, por exemplo. "Eles podem transferir para você a responsabilidade de ter retirado ou limpado o veículo de forma errada", alerta Maria Inês.
O segurado que costuma viajar também deve ter atenção. Isso porque o seguro cobre apenas submersão do carro em água doce. Ou seja, andar com o carro na praia pode representar um risco irreparável.
"Para a seguradora ressarcir o segurado, ele precisa comprovar que foi pego de surpresa pela enchente", adverte Luiz Alberto Pomarole, vice-presidente da FenSeg.
Acelerar o carro para passar pela enchente, por exemplo, não configura surpresa, exemplifica Pomarole. Logo, não há cobertura pela seguradora nesta situação. 
Apólices completas
Segundo Marcelo Sebastião, diretor de auto da Porto Seguro, 99% das apólices de veículos contratadas pelos brasileiros são completas. Ou seja, incluem a cobertura contra enchente, incêndio, roubo e colisão. "Dificilmente, o motorista vai ficar sem cobertura nesse caso", garante ele.
As ocorrências de carros submersos em água doce crescem até 40% na seguradora durante o verão. Há anos, no entanto, que registram aumento de 50%. Para agilizar o processo de retirada do veículo nesses casos, a Porto comprou caminhões especializados em tirar carros da água.
"É como se fosse um guindaste que suspende o veículo sem causar mais danos ao carro", explica o executivo.
A seguradora também oferece um pacote que cobre higienização e troca de estofado no caso de alagamento do veículo. Os serviços estão inclusos nos produtos "Porto Seguro Mais Mulher", "Porto Seguro Mais" e "Auto Sênior". O limite de valor é de R$ 800. 
Apesar do aumento na quantidade de ocorrências no período de verão, o número de carros rebocados em enchentes ainda é bastante pequeno, pondera Laur Diuri, diretor de sinistros da Allianz Seguros. 
Na seguradora, por exemplo, há 200 sinistros de enchente por mês contra 7 mil de colisão. "A quantidade [de ocorrências] só ganha representatividade quando há grandes catástrofes, como a que ocorreu no Espírito Santo", acrescenta.
7 cuidados para garantir a cobertura em caso de enchente:
1- Dê preferência à apólice completa de seguro — somente ela inclui enchente
2- Mantenha o veículo em local seguro durante a noite
3- No caso de enchente, ligue automaticamente para a seguradora
4- Evite deixar pessoas não incluídas no contrato dirigirem o carro
5- Nunca acelere o veículo para fugir da enchente
6- Evite dirigir perto de praia; o seguro não inclui submersão em água salgada
7- Dê preferência aos serviços de guincho e limpeza oferecidos pela seguradora
Fontes: FenSeg e Proteste