quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

PRESTANDO CONTAS 10 ;PROJETO DE AÇAO AMBIENTAL VOLUNTÁRIO ,LIMPA PARAÍBA

“Limpa Paraíba” desenvolve consciência com a população



Com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação do Rio Paraíba, a Secretaria de Meio Ambiente começou nesta quinta-feira (07) a desenvolver o projeto “Limpa Paraíba”. Dez adolescentes da ONG Rema Campos foram os voluntários de hoje e recolheram dezenas de lixos que foram despejados na margem do lado esquerdo do rio, como garrafas pet, papéis, plásticos, pedaços de madeira e até uma sucata de monitor de um computador .

Os resíduos coletados foram armazenados em sacos e depositados temporariamente no barco de apoio ou nos pontos de saída e chegada para posterior recolhimento e destinação. Equipes da Secretaria de Limpeza, Praças e Jardins realizaram a limpeza vegetal, roçando a macega e a vegetação invasora. O projeto conta com o apoio da Defesa Civil Municipal.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Zacarias Albuquerque, outra ação, através do projeto, será desenvolvida no final deste mês. “Vamos conversar com as Associações de Moradores do Jardim Carioca e do Parque Vicente Dias para que possamos ter bastante voluntários. A ideia é sensibilizar a população, para evitar e ajudar a combater a prática de jogar lixos nos rios, lagoas e canais, evitando, assim, a contaminação das águas”, comentou.

Os alunos da Rema Campos, Pedro Henrique dos Santos da Conceição e Antônio Cunha Nunes Neto, ambos de 13 anos, participaram da ação. “O rio é a nossa sala de aula e é muito importante a preservação de todo o entorno dele”, disse Antônio. Pedro ressalta que esta ação é uma forma de preservação do meio ambiente. “Por isso que temos estar
sempre conscientes do nosso papel, que não é poluir o Paraíba do Sul”, ressaltou.

“Limpa Paraíba” acontece nesta quinta-feira

A ação, prevê a catação de resíduos descartados nas margens esquerda do Paraíba (lado de Guarus)

quarta-feira, 6 de agosto de 2014    –    Foto: Roberto joia/Secom
A Secretaria de Meio Ambiente realiza nesta quinta-feira (7), o projeto “Limpa Paraíba”, ação em parceria com as Secretarias de Limpeza Pública, Praças e Jardins e Defesa Civil, para conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação do Rio Paraíba do Sul, o principal recurso da bacia hídrica do município. A ação, que contará com voluntários também da ong Rema Campos, prevê a catação de resíduos descartados nas margens esquerda do Paraíba (lado de Guarus), entre as pontes Leonel Brizola e da Lapa, até o limite da lâmina d´água. A concentração será às 8h, no Cais da Lapa.
– O objetivo é desenvolver ações que reforcem a ideia de valorização da água, bem natural indispensável à vida, buscando sensibilizar a população, para evitar e ajudar a combater a prática de jogar lixos nos rios, lagoas e canais. Estamos convidando diferentes setores da sociedade a participar do “Limpa Paraíba”, a fim de envolver as comunidades e conscientizar as pessoas de que todo lixo deve ser jogado em local apropriado, para não poluir o meio ambiente – destaca o secretário Zacarias Albuquerque.
O secretário de Meio Ambiente informa também, que o “Limpa Paraíba” acontecerá periodicamente, criando uma oportunidade de interação entre governo e sociedade na defesa de um bem comum: água doce e potável.  “Promoveremos com regularidade, a remoção do lixo seco, como latas, vidros, pet e pneus descartados no Rio Paraíba. Queremos inserir a população nesta ação de defesa de nossos recursos hídricos”, destaca Zacarias, acrescentando que a mobilização incluirá eventos, como palestras, passeatas, abraço ao rio e catação voluntária de resíduos.
Veja aqui como funcionará o Limpa Paraíba:- Da concentração, no Cais da Lapa, os participantes sairão, por volta das 8h, pelas margens do Rio Paraíba, em direção à Ponte Leonel Brizola,  retornando para o ponto inicial.
– No trecho da operação de catação, os participantes irão catar os resíduos descartados nas margens do rio indo até o limite da lamina d’água, usando equipamentos de segurança (colete e luvas) e identificação.
– Os resíduos coletados serão armazenados em sacos e depositados temporariamente no barco de apoio ou nos pontos de saída e chegada para posterior recolhimento e destinação.
– Equipes da Secretaria de Limpeza, Praças e Jardins farão a limpeza vegetal, roçando a macega e a vegetação invasora.
07/08/2014 17h04 - Atualizado em 07/08/2014 17h04

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !