quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Cooperativas de reciclagem: dignidade para ex-catadores de lixo



Atualmente existem três cooperativas de reciclagem em Campos, que auxiliam na renda de ex-catadores do antigo aterro sanitário da Codin: a Reciclar, localizada no Parque Novo Eldorado; Cata Sol, no Parque Aldeia e a Usina de Reciclagem da Codin, todas em Guarus. As cooperativas recebem todo o lixo reciclável, como garrafas pet, papelão, plástico e alumínio do Programa de Coleta Seletiva para triagem e reciclagem.

A construção das cooperativas faz parte do trabalho que a prefeitura vem desenvolvendo para garantir o descarte adequado do lixo, que engloba ainda, a construção do aterro sanitário que já está em pleno funcionamento em Conselheiro Josino.

As três unidades de triagem de material reciclável possuem banheiros, refeitório, escritório e amplos espaços, onde está localizado todo o maquinário adequado para separação do lixo, como prensa e grandes contêineres. Antes de começar a trabalhar, os ex-catadores passaram por capacitação e treinamento, além de terem recebido todo material de trabalho adequado.

O jovem Marcio Souza dos Santos, 23 anos, trabalha na cooperativa há dois anos e segundo ele, a forma de trabalho é bem mais humana do que na época em que trabalhava no lixão. “Melhorou bastante. Antes corríamos o risco de pegar alguma doença, porque ficávamos expostos a tudo. Hoje, o lixo vem certo, sem nada que possa nos machucar”, destacou. 

Disponível em: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=37716

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !