sexta-feira, 25 de novembro de 2016

NA ESTRADA:10 Dicas para uma viagem sustentável


MOTORISTA SUSTENTÁVEL

10 Dicas para uma viagem sustentável

Veja como algumas atitudes simples na estrada ajudam a cuidar do planeta 

Por Afonso Capelas Jr Guia Estrada Quatro Rodas 

Sustentabilidade. Você já deve ter ouvido essa palavra em algum lugar. Não por ter virado moda, mas porque descobrimos que o seu conceito é essencial para a sobrevivência do planeta. Trocando em miúdos, ser sustentável é viver hoje, tomando certos cuidados para, amanhã, deixar aos seus netos um planeta ecologicamente protegido, economicamente viável e socialmente justo. Aí você se pergunta: tudo bem, mas o que esse assunto está fazendo nas páginas de um guia de estradas, cujo intuito é facilitar a organização de uma viagem? Explico: é que você também pode ser um saudável adepto da sustentabilidade quando estiver dirigindo seu veículo por esse mundo afora. A seguir, dez dicas de como se tornar um motorista sustentável.

1ª Consumo de combustível
Fique atento ao desempenho do motor de seu veículo, afinal a emissão de gases pela combustão é uma das principais causadoras da poluição e do aquecimento global. Procure pisar no acelerador suavemente até alcançar a velocidade desejada, rodando em marcha alta, mas evitando chegar à velocidade máxima. Se você alcançar três-quartos da velocidade recomendada na rodovia, o consumo cairá sensivelmente e a perda de tempo será irrelevante.

2ª Calibragem
Calibre os pneus regularmente e de acordo com a recomendação do fabricante. Pneus baixos fazem seu veículo “beber” mais, desgastam-se rápido e pioram a dirigibilidade.

3ª Manutenção
Procure um mecânico de confiança e faça periodicamente uma regulagem no motor, troque o óleo dentro dos prazos indicados pelo fabricante, verifique filtros de óleo e de ar. Isso ajuda a despejar menos gás carbônico na atmosfera, especialmente em veículos movidos a diesel.

4ª Carros Flex Fuel
Prefira abastecer com álcool, proveniente de fontes renováveis e menos poluente que a gasolina. Até porque o álcool geralmente tem um preço bem mais vantajoso.

5ª Ar-Condicionado
Ar-condicionado ligado o tempo todo reduz a potência do motor e faz o motorista jogar dinheiro fora, já que consome mais combustível. Pior ainda se o carro estiver muito pesado. Quem viaja a passeio não pode esquecer-se de levar no bagageiro apenas o necessário para a viagem.

6ª Ponto Morto
Trafegar em ponto morto, convenhamos, não é atitude de gente inteligente. Ao contrário do que se espera com essa pequena artimanha, não há economia de combustível e, pior, corre-se um risco real de acidentes pela falta de controle do veículo.

7ª Pneus
Na hora de trocar, procure saber o destino que será dado aos pneus velhos. Algumas empresas reciclam a borracha em forma de asfalto e ajudam a melhorar sensivelmente as condições da estrada em que você vai viajar.

8ª Carga
Peso a mais, gasto a mais. No caso dos caminhões, o excesso de carga é responsável também por buracos e mais buracos nas estradas. De acordo com pesquisa do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), pavimentos de rodovias feitos para durar até 10 anos têm sua vida útil diminuída para apenas 3 anos, em razão de 77% da frota nacional de caminhões transportar carga excedente.

9ª Lixo 
Não pratique aquele abominável gesto de atirar lixo pela janela. Bitucas de cigarro, então nem pensar. Causam incêndios, destroem florestas e jogam na atmosfera uma quantidade absurda de gás carbônico. Sem contar o risco de acidentes causados pela fumaça na pista. Até porque, mesmo se não destruísse nada, o ato em si é feio demais. Carregue sempre um saquinho para juntar os resíduos. Depois é só encontrar uma lata de lixo e deixar tudo lá. Uma atitude bem simples.

10ª Carona 
Nas cidades, pense nas horas gastas para ir e voltar do trabalho e organize com os amigos que têm o mesmo trajeto um sistema de caronas. Essa idéia já foi implantada por algumas empresas e dá muito certo. Além de economizar, você ajuda a tirar carros de circulação.

Notícias sobre meio ambiente em Campos,no Estado do Rio,no Brasil:Saiba mais lendo,curtindo e seguindo:
SITE DA SECRETARA:WWW.MEIOAMBIENTE.CAMPOS.RJ.GOV.BR

FACE DA SECRETARIA:SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

FACE DO SECRETÁRIO:ZACARIAS ALBUQUERQUE

TWITTER:@ZACAALBUQUERQUE

BLOG:WWW.ZACARIASALBUQUERQUE@BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !