sábado, 12 de novembro de 2016

Desenvolvimento Ambiental atenta às barragens da Bacia do Paraíba do Sul


 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, continua atenta, fazendo acompanhamento e solicitando informações aos órgãos fiscalizadores sobre o estado de conservação de cinco barragens de mineração, situadas na região da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul. Há pouco mais de dois meses, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) informou que as barragens nos municípios de Miraí, Mercês, Itamarati e Santo Antônio do Grama, todos no Estado de Minas Gerais, então em conformidade, conforme auditoria externa.


O secretário de Desenvolvimento Ambiental, Zacarias Albuquerque, esclareceu que o pedido de informações foi uma das ações pautadas em março deste ano, quando o município realizou ato público lembrando os 13 anos da tragédia ambiental do rompimento da barragem de resíduos industriais de Cataguazes, em Minas Gerais. O encontro, que teve apoio da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), foi realizado no Museu Histórico de Campos.



- O ato teve como finalidade fazer um alerta sobre a necessidade de discutir ações necessárias para evitar que novos desastres ocorram. E uma das ações foi solicitar informações, junto à Defesa Civil Nacional e ao DNPM, pois não queríamos ser pegos de surpresa como aconteceu há 13 anos, que provocou sérios prejuízos a cidades das Regiões Norte e Noroeste Fluminense – disse o secretário.



Zacarias Albuquerque divulgou as Declarações de Condições de Estabilidade nesta sexta-feira (04), um dia antes de completar um ano da maior tragédia ambiental do país, ocorrido na cidade de Mariana-MG, após o rompimento da barragem de rejeitos da Samarco. “A ideia é fazer com que assuntos como este e do maior acidente ambiental do Estado do Rio de Janeiro não caiam no esquecimento. Vamos sempre estar atentos e, se necessário, buscar novos encaminhamentos para que não sejamos pegos de surpresa”, revelou.

Disponível em: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=38103

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !