domingo, 23 de outubro de 2016

SUSTENTABILIDADE NA PMCG :GESTÃO DE RESÍDUOS.



ATENÇÃO GESTORES E SERVIDORES
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos é dever do Poder Público promover e executar medidas de proteção ao meio ambiente, dentre as quais está a promoção da Coleta Seletiva nas Unidades Públicas.
Neste sentido, é importante que cada Gestor fique atento e assuma o compromisso de promover o correto descarte de cada resíduo produzido em sua unidade de atuação.

Veja abaixo como proceder para o descarte de cada tipo de resíduo:

COLETA SELETIVA

Todo o lixo de sua unidade deve ser separado em LIXO ORGÂNICO (não-reciclável) e LIXO SECO (reciclável). O lixo orgânico deve ser descartado junto à coleta pública tradicional, sendo encaminhado para o Aterro Sanitário de Conselheiro Josino.



Já o lixo seco deve ser descartado junto à Coleta Seletiva por meio de cadastro no Programa Alô Limpeza, através de solicitação pelos telefones 0800-2822695 / (22) 2726-4345 / 2724-2158 / 2724-2168. O material recolhido pelo Programa é destinado às Unidades de Triagem de Material Reciclável do Eldorado e da Aldeia, geridas pelas Cooperativas Reciclar e Cata Sol.
Caso sua unidade não possua tambores de lixo adequados para a separação dos resíduos, será possível a solicitação de instalação dos mesmos por encaminhamento de ofício à Superintendência de Limpeza Pública.
Existe ainda a política de troca de materiais provenientes de coleta seletiva por mudas de árvores e terra adubada que pode ser realizada no Horto Municipal e no CEA - Centro de Educação Ambiental em Guarus.



 DESCARTE DE ÓLEO

Muita gente não sabe, mas o descarte do óleo de cozinha em local indevido pode gerar graves consequências para o meio ambiente. Solo, água e ar podem acabar contaminados devido a um simples gesto corriqueiro em nossa cozinha. 
O Município de Campos dos Goytacazes em parceria com a empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental disponibiliza à população 18 pontos de coletas de óleos de cozinha, sendo possível a troca de óleo de cozinha usado por material de limpeza.
 Entenda como fazer:
·         Espere seu óleo de fritura usado esfriar, por cerca de 1h, coloque em uma garrafa PET de 2 litros e o descarte entregando em um dos pontos de coleta.
A CADA 2 LITROS DE ÓLEO DE FRITURA USADO ENTREGUE NO LOCAL, VOCÊ TROCA POR PRODUTO DE LIMPEZA (DETERGENTE).



PONTOS DE COLETA


      
          CAMPOS - P.E.V.E ESPLANADA
R. Roberto Marinho Medrado – Pq. Esplanada
              CAMPOS - P.E.V.E PENHA
Av. Newton Guaraná – Penha
               CAMPOS - P.E.V.E GUARUS
Av. Teresópolis – Pq. João Matheus     
 CAMPOS - P.E.V.E CAJU
 Av. Presidente Vargas – Pq. Caju
      CEAM – Centro de Educação Ambiental
 Av. José Carlos Pereira Pinto, 300 - Guarus
       PRAÇA DA REPÚBLICA
 Atrás da Rodoviária Roberto da Silveira - Centro
       PRAÇA NILO PESANHA
 No Jardim São Benedito
       ROTARY CLUB DE CAMPOS
R. Paul Herris, 78 – Centro
       HORTO MUNICIPAL
Av. Alberto Lamego, s/n, Parque Califórnia

ð                DESCARTE DE LÂMPADAS
As lâmpadas, apesar de sua utilidade, representam grande risco ao meio ambiente tendo em vista que possuem em sua composição o chumbo e o mercúrio, que são altamente tóxicos. Devido a isso, o descarte adequado se torna imprescindível.
Todas as lâmpadas inservíveis devem ser descartadas junto à Superintendência de Iluminação Pública - Campos Luz na Rua Tenente Coronel Cardoso, nº 91, Centro; ou entrar em contato pelos telefones: |22| 2724 2990 / 0800020766
* ATENÇAO LEITORES DO BLOG:AS LÂMPADAS DA NOSSA CASA OU COMÉRCIO, DEVEM SER ENTREGUES NO LOCAL DE SUA COMPRA.O PROCEDIMENTO ACIMA É PARA A EMPRESA PREFEITURA.


Neste processo pequenas atitudes farão grandes diferenças!!! Contamos com todos !!!
 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !