domingo, 16 de outubro de 2016

Pacto Global da ONU no Brasil quer promover gestão sustentável da água e combater desperdício

 AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA
Iniciativa vai criar grupo temático para promover uso consciente de recursos hídricos. A cada ano, no Brasil, 6,5 bilhões de metros cúbicos de água são desperdiçados nos sistemas de distribuição urbanos. Prejuízos chegam a 8 bilhões de reais anuais.
Desperdício de água no Brasil e gestão sustentável dos recursos hídricos são preocupação da Rede Brasil do Pacto Global. Foto: Agência Brasil / Tânia Rêgo
Desperdício de água no Brasil e gestão sustentável dos recursos hídricos são preocupação da Rede Brasil do Pacto Global. Foto: Agência Brasil / Tânia Rêgo
A cada ano, no Brasil, 6,5 bilhões de metros cúbicos de água são desperdiçados nos sistemas de distribuição urbanos. O volume representa 40% de toda a água produzida para o consumo no país. Empresas distribuidoras estima que os prejuízos com as perdas cheguem a 8 bilhões de reais anuais.
Como parte dos seus esforços para reverter esse quadro, a Rede Brasil do Pacto Global determinou nesta semana (8) a criação de um grupo temático sobre a gestão sustentável dos recursos hídricos.
Coordenado pela Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (SANASA), o organismo ficará responsável pela implementação da campanha “Menos perda, mais água” — lançada pelo Pacto em novembro do ano passado em parceria com governos, sociedade civil e setor privado. O grupo temático vai trabalhar ainda na articulação da representação da Rede Brasil do Pacto Global no Fórum Mundial da Água (WWF), que será realizado no Brasil em 2018.
O organismo se envolverá também com a promoção da plataforma mundial CEO Water Mandate. A iniciativa procura mobilizar lideranças de empresas para que promovam o gerenciamento consciente da água, realizem avanços em questões de saneamento e se comprometam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Além do grupo temático sobre água, a Rede Brasil do Pacto Global tem outros quatro grupos: Agricultura e Alimentos, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho e Energia e Clima. O Pacto conta também com a Comissão ODS e a Comissão de Engajamento e Comunicação (CEC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !