domingo, 2 de outubro de 2016

Conscientização sobre coleta seletiva na reunião de gestores



Conscientização sobre a necessidade de separar o lixo para a coleta seletiva foi um dos temas abordados nos três dias da reunião de gestores, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), iniciada na segunda-feira (29) e encerrada nesta quarta-feira (31). O gerente de Coleta Seletiva da Prefeitura de Campos, Franklin Cherene, reforçou o assunto para os diretores das 240 escolas e creches da rede municipal de ensino, na tentativa de mobilizar professores, alunos e a comunidade em geral.


A coleta de materiais recicláveis – papéis, plásticos, vidros e metais – é feita às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, nos bairros próximos e em todas as unidades escolares. No caso das unidades inseridas em locais onde o serviço ainda não é disponibilizado, a sugestão de Franklin é que seja implantado um posto de coleta para atender também à comunidade. “As escolas desempenham papel fundamental neste processo de conscientização, tanto na educação dos alunos, como envolvendo os pais”, reforça Franklin.



Segundo ele, uma pesquisa recente revelou significativa queda na coleta de materiais secos e recicláveis na cidade. Daí, a maior necessidade de mobilização das escolas, em cumprimento ao que prevê a lei municipal 8.202 de 2011 de coleta seletiva. Em Campos, três cooperativas manipulam os materiais dessa coleta. “Para inúmeras pessoas, as cooperativas são a única fonte de renda. Então, além de contribuir com o meio ambiente, estaremos ajudando no sustento de quem faz a separação do material”, conclui. 



A diretora da Creche Grevi Siqueira, em Custodópolis, Simone Gomes Monteiro, que participou da reunião desta quarta-feira (31), diz que desenvolve um trabalho periódico com os alunos sobre os locais para depositar o lixo, como folhinhas de papel, entre outros dispensados durante o uso na sala de aula. “As próprias crianças ajudam a conscientizar os pais na hora de dispensar o lixo em casa”, relata.

Disponível em: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=37412

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !