sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Projeto Própolis transforma plástico de lixo eletrônico em coletores de energia solar 

O empreendimento reduzirá muito os custos dos coletores, ampliando o acesso a este tipo de energia   


                      
Crédito: Divulgação/Ramacrisna   


A Instituição Social Ramacrisna lançou o Própolis – Projeto Polímeros para a Inclusão Social, empreendimento que tem o objetivo transformar o plástico originário de aparelhos eletroeletrônicos em painéis captadores de energia solar. A ideia é reduzir consideravelmente os custos dos coletores, ampliando o acesso a este tipo de energia a mais camadas da sociedade. 

A Ramacrisna conta com a parceria dos centros universitários Una e Uni-BH, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do CDI. A iniciativa tem ainda o apoio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O projeto Própolis prevê um grande impacto nas comunidades onde irá atuar, organizando a pró-atividade dos moradores por meio de ações de qualificação profissional, geração de emprego e renda, microempreendedorismo, desenvolvimento de lideranças comunitárias e conscientização ambiental. O público-alvo prioritário será formado por jovens sem experiência no mercado de trabalho que serão qualificados para atuar na confecção dos coletores solares. O objetivo final é que os participantes se apropriem da tecnologia, e passem a replicá-la, garantindo um processo autossustentável. 

A construção e administração da fábrica para a produção dos coletores ficará a cargo da Ramacrisna em razão da larga experiência na gestão de projetos de autossustentabilidade. Para o levantamento dos recursos, a instituição realiza, entre os dias 05/08 e 30/09 uma campanha na plataforma Kickante. 

Consumo consciente e redução de resíduos Iniciativas como essa, que priorizam a  autossustentabilidade, a reciclagem de lixo eletrônico e a produção de coletores de energia solar (que é limpa e não poluente) devem ser valorizadas pelos consumidores. E cada um deles também deve fazer a sua parte, colaborando para a redução da produção de resíduos. Nesse sentido, os 4R’s, envolvendo REPENSAR, REDUZIR,  REUTILIZAR, e RECICLAR são ações que estão ao alcance dos consumidores de modo a contribuir para melhores possibilidades de gestão de resíduos a mais curto prazo. 

Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/Projeto-Propolis-transforma-plastico-de-lixo-eletronico-em-coletores-de-energia-solar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !