sexta-feira, 3 de junho de 2016

ABIPLAST lança cartilha de reciclabilidade de materiais plásticos pós-consumo
Evento, que reúne diversos representantes do setor, tem o intuito de conscientizar as empresas e organizações da cadeia produtiva do plástico para a reciclagem
 Abril de 2016
ABIPLAST lança cartilha de reciclabilidade de materiais plásticos pós-consumo

A ABIPLAST e a Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos - CNRMP -, no ano de 2015, se dedicaram em elaborar um material que fosse destinado a sua cadeia à jusante. Isso porque, tendo em vista que 34,5% do consumo aparente de materiais plásticos é destinada às embalagens pós-consumo, a Entidade e os integrantes de sua Câmara de Reciclagem viram a necessidade de criar uma sinergia entre a indústria de transformados plásticos e seus usuários, sempre objetivando a sustentabilidade. 

A "
Cartilha de Reciclabilidade de Materiais Plásticos Pós-consumo" será lançada durante o workshop de reciclabilidade que contará com a presença da ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) e do CETEA (Centro de Tecnologia de Embalagem), apresentando suas respectivas visões sobre ecodesign e reciclabilidade, ressaltando as possibilidades, ações e práticas para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis. 

Atualmente o Brasil recicla o equivalente a 24% dos materiais descartados. Considerando que existe uma necessidade prevista na Lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos em aumentar os índices de reciclagem das embalagens e, estando também prevista a responsabilidade compartilhada da cadeia, esta cartilha foi idealizada com a finalidade de criar uma visão convergente sobre ecodesign, compatibilização de materiais plásticos e uso de aditivos que contribuam para o aumento dos índices de reciclagem de embalagem pós-consumo. Ela será destinada à indústrias usuárias destas embalagens, como as de alimentos e bebidas e produtos de limpeza, dentre outras e foi elaborada pela indústria fabricante dessas embalagens e pelos recicladores de materiais plásticos, atores estes que comprovarão de fato os aumentos nos índices de reciclagem. 

Segundo o presidente da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho, a iniciativa visa auxiliar os diversos elos da cadeia na adequação de seus processos e produtos aos modelos contemporâneos sustentáveis. "Acreditamos que a presente publicação possa contribuir com as indústrias usuárias de embalagens plásticas, com as de transformação e com as recicladoras, para que os produtos desenvolvidos e os consequentes resíduos plásticos gerados estejam de acordo com os atuais conceitos de sustentabilidade" - afirma.

A publicação será distribuída às indústrias de transformação de plástico do Brasil e também para as empresas de reciclagem, sindicatos estaduais, indústrias usuárias de embalagens plásticas e suas respectivas associações de classe. O objetivo é promover ampla conscientização da cadeia produtiva quanto à concepção de embalagens que sejam passíveis de aumento nos índices de aproveitamento para a reciclagem, com foco na sustentabilidade.

Disponível em: http://www.abiplast.org.br/noticias/abiplast-lanca-cartilha-de-reciclabilidade-de-materiais-plasticos-pos-consumo/20160408114211_W_434

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !