domingo, 5 de junho de 2016

1º Fórum Municipal de Gestão Ambiental encerrado no Museu

Terminou nesta quinta-feira (2), o 1º Fórum Municipal de Gestão Ambiental para Empresas Públicas e Privadas, realizado no Museu Histórico de Campos. Foram abordados os temas “Eficiência Energética em Edificações”, “Gestão de Recursos Hídricos no Município de Campos dos Goytacazes”, “Uso Racional de Energia” e Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos”.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, através da coordenação do Programa de Sustentabilidade da Prefeitura – A3P, em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente. 

A primeira palestra foi ministrada pelos estagiários da Secretária de Desenvolvimento Ambiental e graduandos em engenharia ambiental pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), Gabriela Araújo e Guilherme Barcellos Marini.

Foram apresentados sugestões para melhor aproveitar a radiação solar nos prédios e exemplos de locais que usam esses métodos. A palestra de Gestão de Recursos Hídricos foi dada pelo Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades e assessor de comunicação da concessionária Águas do Paraíba, Adelfran Lacerda. 

Entre os destaques, o “Esgoto Zero”, trabalho desenvolvido em parceira da Prefeitura de Campos com a concessionária Águas do Paraíba, que tem como objetivo eliminar as ligações clandestinas e irregulares de esgoto nas galerias pluviais, no Canal Campos-Macaé. Depois das palestras, houve um coffee break. 

De acordo com o coordenador do Programa de Sustentabilidade da Prefeitura de Campos, Aislan de Souza Coelho, a ideia central é fazer com que tanto as empresas privadas quanto o município adotem algumas iniciativas que foram apresentadas pelos palestrantes.  Segundo ele, a proposta é transformar o fórum em um evento fixo no calendário municipal.

- Queremos manter este evento permanente dentro da Semana Mundial do Meio Ambiente. Provavelmente, outros eventos serão realizados fora da semana, mas inicialmente, a ideia é implantar este evento no calendário oficial do município, em relação à Semana Mundial do Meio Ambiente - ressaltou Aislan. 

Por: Catarine Barreto (estagiária) - Foto: César Ferreira -  
Disponível em: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=36013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !