sexta-feira, 6 de maio de 2016

Ônibus elétrico sem motorista transporta passageiros na Holanda

onibusautonomo-ecod.jpg
Ônibus elétrico sem motorista circula na cidade de Wageningen
Foto: Robin van Lonkhuijsen/AFP

Um ônibus elétrico, sem motorista, fez sua primeira viagem-teste na quinta-feira, 28 de janeiro, na cidade holandesa de Wageningen ao transportar seus passageiros por 200 metros. Chamado de WePod, o ônibus é parte de uma frota que será lançada nos próximos anos para transitar na região. A velocidade do ônibus foi de 8 km/hora, mas será de 25 km/hora quando estiver funcionando plenamente, informou a agência de notícias Reuters.
"É um marco", comemorou o diretor-técnico do projeto, Jan Willem. "Um veículo sem motorista nunca circulou em rodovias públicas."
Testes dos chamados veículos autônomos têm sido feitos pela indústria automobilística, desde o modelo S Sedan, da Tesla Motors, que pode mudar de pista com pouca atuação do motorista, a planos de Google e Daimler de lançar automóveis que dispensam a necessidade de condutor.
"Há iniciativas em todo o mundo, mas esta é a primeira vez que um veículo opera sem motorista em uma rua pública", ressaltou Iris van Cattenburch, do Connekt, grupo de empresas que desenvolvem soluções sustentáveis para o transporte público.
Segundo ela, o projeto piloto do ônibus será ampliado nos próximos meses e deve ser usado como transporte público em uma rota de seis quilômetros na cidade. O valor do projeto piloto foi de US$ 3,3 milhões. Em abril, a Holanda vai promover o primeiro teste com caminhões sem motoristas no Porto de Roterdã, que já opera com trens sem condutor.


Disponível em: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2016/posts/janeiro/onibus-eletrico-sem-motorista-transporta?utm_content=buffer58b95&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !