sábado, 7 de maio de 2016

ABNT lança Portal de Sustentabilidade
Portal ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), acaba de lançar um Portal de Sustentabilidade, o qual apresenta três programas ambientais: Rótulo Ecológico, Gases de Efeito Estufa (GEE) e Pegada de Carbono.
O Rótulo Ecológico ABNT é uma certificação voluntária que atesta que um determinado produto causa menos impacto ao meio ambiente quando comparado com um produto similar não rotulado. É considerada a rotulagem mais eficiente e de maior credibilidade para demonstrar o comprometimento com o meio ambiente. A ABNT é membro do Global Ecolabelling Network (GEN), entidade internacional que promove a rotulagem ambiental em todo o mundo.
Além disso, é um dos primeiros Organismos de Verificação e Validação (OVV) de Gases de Efeito Estufa (GEE) na América Latina, permitindo oferecer os serviços de verificação de inventários de GEE e validação de projetos de redução de emissões a custos adequados à realidade da indústria Brasileira. A verificação de Inventários de GEE tem se tornado um tópico internacional fundamental num mundo que caminha em direção à economia de baixo carbono, onde energia é um componente cada vez maior nos custos da Indústria.
Já a Pegada de Carbono de um produto mostra a quantidade de gases de efeito estufa emitida ao longo do ciclo de vida do produto, incluindo um resumo de quais componentes (materiais de entrada, resíduos, emissões por processo) contribuem mais para o total da pegada. Munidos desta informação, empresas e governos podem tomar decisões para encontrar formas eficazes de otimizar processos e consequentemente reduzir as emissões.
Para o gerente de Certificação de Sistemas da ABNT, Guy Ladvocat, este tipo de certificação vem ao encontro da necessidade de as empresas buscarem criar um mercado de baixo carbono. A medição que é feita permite que elas identifiquem pontos de melhoria, onde podem atuar para tornar seus processos mais eficientes e mais econômicos.
“Para nós, o certificado da ABNT não é só um atestado, ele é uma vantagem competitiva, mas principalmente é valor agregado para os clientes que optam por utilizar o lingote de alumínio com menor pegada de carbono em seus produtos”, diz Mario Fernandez, CEO do Grupo ReciclaBR, cuja uma das empresas do Grupo, a Latasa Reciclagem, recebeu o certificado no último dia 6.
O portal também disponibiliza documentos e critérios para as empresas que têm interesse de se certificar nesses programas ambientais, além de notícias e eventos relacionados ao assunto. Acessehttp://www.abntonline.com.br/sustentabilidade/ e confira.

Disponível em: http://rmai.com.br/abnt-lanca-portal-de-sustentabilidade/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !