segunda-feira, 28 de março de 2016

Ato vai lembrar 13 anos da tragédia ambiental de Cataguases

  Divulgação
Encontro tem como objetivo fazer um alerta sobre a necessidade de discutir sobre as ações necessárias para que novos acidentes desse tipo não aconteçam
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, com apoio da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) vai realizar na próxima terça-feira (29/03), a partir das 14h, um ato público lembrando os 13 anos da tragédia ambiental do rompimento da barragem de resíduos industriais Cataguases, em Minas Gerais. O ato será realizado no Museu Histórico de Campos e contará com apresentação de vídeos e mesa de debates. 
O encontro tem como objetivo fazer um alerta sobre a necessidade de discutir sobre as ações necessárias para que novos acidentes desse tipo não aconteçam e nem comprometam mais o Rio Paraíba do Sul.  Vão participar do encontro, representantes dos órgãos ambientais, representantes da sociedade civil e público interessado no tema.
De acordo com o secretario de Desenvolvimento Ambiental, Jorge Rangel, muitas ações de proteção ao meio ambiente já foram realizadas no decorrer desses anos, mais o alerta e os cuidados, devem ser permanentes.  “É importante alertar às indústrias para que tomem todas as providencias necessárias para que novos acidentes não ocorram”, afirma o secretário.
CRIME AMBIENTAL
O acidente aconteceu há 13 anos, quando uma barragem de rejeitos industriais se rompeu em Cataguases (MG), espalhando lignina, produto resultante da fabricação de celulose por 200 quilômetros do Rio Paraíba do Sul e impedindo a população fluminense de utilizar a água, que ficou negra com a contaminação. “Passados 13 anos deste que foi um dos maiores acidentes ambientais do país, o Rio de Janeiro ainda está ameaçado por outras 12 barragens de rejeitos de Minas Gerais, que estão próximas a rios da bacia do Paraíba do Sul”, informa o subsecretário de Desenvolvimento Ambiental, Zacarias Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !