quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Como fazer sementeiras ecológicas

Com a técnica japonesa de dobrar papel, chamada origami, é possível fazer porta-mudas simples sem nenhum custo

POR GUSTAVO LAREDO
O que fazer com jornais, revistas, cadernos, papelão, caixas de leite e de suco que estão usados? Infelizmente, ainda há pessoas que veem a lata de lixo como destino desses materiais. No entanto, vem crescendo no país a consciência de que a reciclagem é uma boa alternativa. O papel reciclado é hoje matéria-prima para a fabricação de inúmeros produtos, como agendas, notas fiscais, embalagens e livros. Segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), o consumo de aparas para a produção de papel chegou a 3 milhões de toneladas em 2008.
Se as empresas brasileiras estão mais conscientes da necessidade de preservação ambiental, produtores rurais também levam o assunto muito a sério. Até sites na internet discutem formas mais ecologicamente corretas de se dar fim aos papéis e papelões. Na rede de relacionamentos Orkut, por exemplo, a comunidade Horta e Companhia possui mais de 500 membros, que discutem formas baratas de fazer sementeiras.
Uma delas é fazer copos porta-mudas dobrando papéis de jornal no estilo origami. A outra é cortar a caixa de leite ou de suco ao meio e fazer duas sementeiras muito simples. E isso sem nenhum custo. Há quem sugira sementeiras feitas de garrafas PET e até isopor.
Segundo o engenheiro agrônomo Jean Mark Fonseca, da Emater do Distrito Federal, o papel é mais barato e ecológico. "Enquanto o plástico demora 450 anos para se decompor na natureza, o papel leva apenas seis meses."
MÃOS À OBRA
Material

• Caixas de suco ou de leite de papelão
• Tesoura ou estilete
• Pedaços de jornal de 20 x 20 cm de altura. O tamanho pode variar
Passo a passo
 SEMENTEIRA DE CAIXA DE PAPELÃO

como_fazer_sementeira_papelao (Foto:  )















como_fazer_sementeira_papel (Foto:  )

FONTE: GLOBO RURAL 
Disponível em: .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !