quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Plano de Desenvolvimento Sustentável é a nova chance para o planeta


Setembro 2015  
Não é sempre que os governos de todo o planeta aprovam de forma unânime um acordo complexo do ponto de vista político e técnico. Foi isso que ocorreu nesta sexta-feira, 25/9, com a nova agenda de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas. O acordo “Transformando o nosso mundo: agenda para o desenvolvimento sustentável até 2030” é a melhor chance de eliminar a pobreza, promover a prosperidade e proteger o meio ambiente.

Atualmente, o planeta enfrenta questões urgentes que ameaçam o bem-estar de comunidades e o meio-ambiente. Esse histórico plano de 15 anos pretende assegurar alimentos, água e segurança elétrica para as futuras gerações.

“Poucas vezes na história os governos tomaram decisões que beneficiam as pessoas e o meio ambiente e nunca antes nesse nível tão ambicioso”, afirma Yolanda Kakabadse, presidente do WWF Internacional. A Agenda até 2030 e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável vão ajudar a melhorar a qualidade de vida de 8,5 bilhões de pessoas em todo o planeta, por meio da conservação dos oceanos, da água doce e das florestas. “Esse acordo é melhor do que esperávamos, tem muito a ver com a nossa sobrevivência”, completa.

Para Kakabadse, os líderes políticos devem implementar as medidas mencionadas na Agenda urgentemente. “Eles devem manter a coragem que tiveram hoje e começar a por em prática todas as ações nas quais se comprometeram a nível econômico, social e ambiental, de forma transparente. Países do norte, sul, leste e oeste devem desempenhar o seu papel. A conclusão de um novo acordo climático global também é necessária para a agenda de desenvolvimento alcançar seus objetivos”, avalia.

Obter países para fornecer trilhões de dólares em financiamento é uma tarefa difícil. Mas tão importante quanto isso é ter certeza de que o dinheiro gasto está sendo utilizado de forma inteligente a partir de escolhas diferenciadas. É fundamental que o dinheiro se distancie de práticas prejudiciais e de desperdício - como a dependência de combustíveis fósseis -, e que se mova em direção ao desenvolvimento de políticas sustentáveis que ajudem o meio ambiente e apoiem os meios de subsistência.

O WWF tem trabalhado desde o início do processo para ter certeza de que o plano coloca o planeta rumo a um desenvolvimento verdadeiramente sustentável e que inclui os elementos ambientais que lhe proporcionam a melhor chance de sucesso. WWF vai trabalhar para garantir que os líderes vivam de acordo com os seus compromissos, ao mesmo tempo, em que trabalham com governos, empresas e comunidades.

"Ponto de partida: o mundo se reuniu hoje e demonstrou que as soluções reais são possíveis e alcançáveis quando trabalhamos em unidade e deixamos a política de lado. Agora vamos fazer isso acontecer juntos", concluiu Kakabadse.

FONTE: WWF BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !