quinta-feira, 5 de novembro de 2015

PIB Verde e proteção de animais estão na pauta da Comissão de Meio Ambiente

   
Iara Guimarães Altafin | /10/2015.
A agenda de terça-feira (3) da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) inclui projeto que prevê a divulgação do PIB Verde e proposta para acrescentar a proteção de animais entre as prioridades da educação ambiental.
O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 38/2015 determina que, ao lado da divulgação anual do Produto Interno Bruto (PIB), somatório de todos os bens e serviços produzidos no país, seja também divulgado o PIB Verde, que inclui o patrimônio ecológico nacional.
O senador João Capiberibe (PSB-AP), relator do projeto, explica que será possível avaliar a qualidade do desenvolvimento brasileiro a partir do cálculo do PIB Verde, que leva em conta aspectos da biodiversidade, da fauna e da flora.
“Com a disponibilização de ambos os índices, será possível identificar se estamos produzindo riqueza ou se estamos apenas consumindo o patrimônio ecológico nacional, bem como perceber se estamos constituindo passivo ambiental a ser entregue às gerações futuras”, disse Capiberibe, em voto favorável.
Antes da adoção do PIB Verde, o projeto, apresentado pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), prevê que o índice seja discutido com a sociedade e com instituições públicas, incluindo o Congresso Nacional.

Animais

Também está na agenda o PLC 105/2014, que visa estimular a escolha de produtos fabricados sem atos de abuso ou maus-tratos a animais.  O autor do texto, deputado Weliton Prado (PT-MG), quer incluir preceitos de bem-estar animal na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/1999) e estimular campanhas de conscientização dos consumidores.
O relator, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentou voto favorável, com emendas de ajustes ao texto. Entre as sugestões do relator está a inclusão, nas prioridades da educação ambiental, de reforço à responsabilidade dos consumidores no processo de seleção e acondicionamento de resíduos sólidos, favorecendo a coleta seletiva, reutilização e reciclagem de lixo.

Áreas verdes

A pauta da comissão, formada por doze proposições, inclui ainda o Projeto de Lei do Senado (PLS)396/2014, que torna obrigatória a delimitação de áreas verdes urbanas na elaboração de plano diretor municipal, e o PLS 214/2015, que exclui a silvicultura, ou o cultivo de árvores florestais, da lista de práticas poluidoras e prejudiciais ao meio ambiente, isentando a atividade da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental.
A CMA se reúne na sala 6 da Ala Nilo Coelho, a partir das 9h30.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !