sábado, 7 de novembro de 2015

"A boa notícia é que, atualmente, a Antártida não está contribuindo para o aumento do nível do mar. Na verdade, está tirando 0,23 milímetros por ano". A má notícia? O estudo não está de acordo com o Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, feito em 2013, que indicou que a Antártida perdeu 147 bilhões de toneladas de gelo por ano, entre 2002 e 2011.
Isso significa um aumento de 0,27 milímetros por ano no nível do oceano. Mas se o relatório está enganado, quer dizer que existe alguma outra contribuição para o aumento do nível dos oceanos que não está sendo contada. E dado que essa compensação na Antártida só vai durar mais algumas décadas, logo o aumento vai ser ainda maior.
De acordo com o glaciologista Ben Smith, da Universidade de Washington, que não participou da pesquisa, os resultados mostram como é difícil detectar mudanças na altura do gelo apenas com dados de satélites: "Fazer altimetria com precisão em áreas grandes é extremamente difícil, e existem medidas que de acumulação de neve que precisam ser feitas de forma independente para um melhor entendimento do que está acontecendo no lugar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !