segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Rosinha entrega nesta segunda a Cidade da Criança

out112015

Cidade da criança de Campos será é o primeiro parque temático em funcionamento na região (Rodolfo Lins/PMCG)
Cidade da criança de Campos será é o primeiro parque temático em funcionamento na região (Rodolfo Lins/PMCG)
Da Redação
A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, entrega nesta segunda-feiras, às 10h, a Cidade da Criança Zilda Arns, no antigo Parque Alzira Vargas. É o primeiro parque temático da região, construído numa área de oito mil metros quadrados cercada de verde, que será sinônimo de lazer e conhecimento para as crianças.
A Cidade da Criança receberá a visita de apresentação de alunos da rede municipal em dois turnos. A cerimônia começa na geodésica, com a posse do prefeito e do vice-prefeito mirins. Depois, Rosinha conduz o prefeito à prefeitura mirim e, em seguida, as crianças conhecerão o espaço com a equipe do Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Além da posse do prefeito mirim, Esaú da Silva Gonçalves Fernandes, 13 anos, a programação conta com pintura facial e bola mania, contação de histórias, teatro infantil, capoeira e o Projeto Um Passinho para a Mudança.
Estrutura: castelo e arborismo  
No total, são seis prédios, (onde funcionará uma brinquedoteca), três blocos e duas geodésicas (estruturas metálicas, onde funcionarão o Espaço para Ciência e o de vídeo). Nos blocos I e II, funcionarão lojas e, no bloco três, banheiros, vestiários e fraldários. No prédio principal, tombado pelo patrimônio histórico, a administração.
O arborismo, que está concluído, conta com torres para que as crianças possam praticar a tirolesa e também há um navio de madeira e equipamentos para escalada, seguindo normas de segurança. É uma estrutura com padrão e acabamento diferenciados, inédita no interior do Estado do Rio de Janeiro. Devido ao estilo medieval, os acabamentos são arredondados e utilizadas muitas formas geométricas.
O espaço tem fonte interativa, quiosques em formato de casquinha de sorvete, hambúrguer, pipoca e máquina fotográfica. Há também 12 lojas, pista de circuito mirim para educação no trânsito, ciclovia e área interativa com animais em resina em tamanho natural.
Resgate histórico do antigo Parque Infantil Alzira Vargas
Ao construir a Cidade da Criança Zilda Arns, a prefeita Rosinha Garotinho resgata o papel histórico do antigo Parque Infantil Alzira Vargas, construído em 1943. Depois de anos tendo importante papel pedagógico, sediou órgãos públicos, como a Secretaria Municipal de Educação e a Guarda Civil Municipal e, depois, ficou abandonado. Em 2012, o prédio foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Arquitetônico Municipal (Coppam).
Mas, a história daquela área é anterior ao Parque Infantil. De acordo com o Instituto Historiar, no espaço funcionou a escola particular inovadora ao ar livre “Instituto Claparède”, criada pela professora Antônia Ribeiro de Castro Lopes, formada pela Escola Normal Livre e que foi aluna do educador Claparède, na Suíça. Na década de 40, recebeu o nome de Parque Infantil Alzira Vargas, homenagem do então prefeito Salo Brand à filha do ex-presidente Getúlio Vargas e, também, mulher do governador do Rio de Janeiro, à época, Amaral Peixoto.
Para o presidente do Coppam e superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico, Orávio de Campos Soares, o prédio histórico construído na área na década de 1940 em art décor tem estilo artístico de caráter decorativo, que surgiu na Europa, na década de 1920, atingindo os Estados Unidos e outros países do mundo na década de 1930. “O tombamento do prédio foi possível graças à política de preservação do patrimônio histórico do município. Se não fosse essa visão da prefeita, talvez, este prédio não existisse mais”, ressaltou Orávio.
FONTE O DIÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !