terça-feira, 13 de outubro de 2015


Começam as obras de transposição do Paraíba

/10/2015

Com cinco meses de atraso, terão início nesta sexta-feira as obras de transposição do Rio Paraíba do Sul, que prevê a transferência de 5.100 litros por segundo, em média, da Represa Jaguari, em Igaratá, que faz parte do sistema do Paraíba, para a Represa Atibainha, em Nazaré Paulista. Para a transposição será usada uma adutora de 13,4 km. No entanto, ambientalistas da região advertem sobre os danos que poderão ser causados na foz do rio, em São João da Barra.
O projeto de transposição entrou para a lista de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que permitiu que a licitação fosse feita em Regime Diferenciado de Contratações (RDC) — mais rápido. Em março, porém, após uma reclamação de uma empresa, a licitação foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Em Campos, o Comitê do Baixo Paraíba e Itabapoana elaborou um documento em conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA), Inea e Ceivap, em que um dos seus artigos, ficam estabelecidos que 20 metros cúbicos de água sejam preservados no Estado do Rio. “Esta transposição serve para levar à discussão outras, que foram feitas em anos anteriores como a de 2014, que reduziu drasticamente a vazão do Paraíba”, disse o diretor-presidente do Comitê, João Siqueira.
O Rio Paraíba é responsável por boa parte do abastecimento para 10 milhões de pessoas no Estado do Rio, o que corresponde a 90%. Além disso, o Paraíba corta 184 municípios no Rio, São Paulo e Minas Gerais.
A conclusão das obras está prevista para 2017.
FONTE: O DIÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !