sábado, 3 de outubro de 2015


Bicicleta inventada

Luiz desenvolveu um modelo adaptado para passear com o filho especial – e se aproximar dele

Nádia Pontes
Todas as manhãs, por volta das 10h, Luiz Henrique, 25 anos, mal contém a agitação. É quando a família começa a prepará-lo para viver o momento mais desejado pelo garoto: o passeio de bicicleta junto ao pai, Luiz Gonzaga, pelo bairro onde moram, em São José dos Campos (SP). Num esforço coletivo, a família coloca o garoto no assento especial. E o pai trata de encaixá-lo com perfeição na bicicleta que criou. Luizinho nunca andou.  Ele não fala e apenas emite alguns sons, que ficam mais fortes quando torce para o Palmeiras pela TV. O garoto quase nunca saía de casa, pela dificuldade de transportá-lo. E isso o deixava bastante aborrecido. A mudança na rotina veio pelas mãos do pai, que trabalha como agente de limpeza pública. Luiz Gonzaga sempre teve o costume de inventar com o que encontrava no lixo. A maioria de suas criações é feita para o bem-estar do filho, como um estofado adaptado para acomodar Luizinho melhor em frente à televisão. Mas faltava ver o garoto mais feliz em sua companhia. “Mesmo sem falar, eu sentia que o Luizinho não gostava de mim. Eu falava com ele, mas ele nunca prestava atenção, ficava irritado…”, conta o pai. Foi impulsionado por isso que Gonzaga criou uma bike especial. Na primeira versão, adaptou a uma bicicleta de carga um banco na parte da frente para transportar Luizinho e, para equilibrar o peso, instalou um bujão de gás na parte de trás. Mas o peso era muito: as pedaladas tinham que suportar os 45 quilos do garoto e os 26 quilos do botijão.  Luizinho agora passeia num modelo totalmente criado pelo pai, a partir de peças usadas – e a versão atual tem até marcha. “Eu pesquisei na internet e descobri um kit básico de um triciclo. Montei e adaptei o modelo para carregar meu filho. Agora até um sobrinho meu leva o Luizinho no campinho de futebol para ver os jogos”, conta Gonzaga. A alegria do rapaz contagiou a família, os vizinhos e quem observa nas ruas o passeio dessa dupla. “Hoje me sinto realizado. Esse momento com meu filho traz uma alegria muito grande, maior do que qualquer prêmio na loteria”, diz, emocionado.

“Passear com o meu filho é a minha maior alegria. Vale mais que um prêmio” — Luiz Gonzaga dos Santos Oliveira.
FONTE: vidasimples.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !