sábado, 19 de setembro de 2015

Bruno Dauaire: “Municípios vão decidir sobre armamento de suas guardas”

bruno
A defesa feita na tribuna da Assembleia Legislativa (Alerj) pelo deputado Bruno Dauaire (PR) sobre a inconstitucionalidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impedia os municípios de discutirem o armamento de suas guardas municipais, levando a pauta para o âmbito estadual, teve repercussão até fora do Estado do Rio. O Canal Azul Marinho, página no Facebook do portal de notícias da Guarda Municipal no Brasil, destacou a atuação de Bruno: “Ele foi muito parceiro das guardas municipais do Rio de Janeiro, pois demonstrou preocupação com a questão. Ele foi à tribuna e defendeu as guardas, por isso que devemos demonstrar nossa gratidão. Muito obrigado, deputado Bruno”, postou o Canal.
A PEC foi rejeitada na sessão de ontem (15), por não ter alcançado os dois terços necessários para sua aprovação. O instrutor da Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d´Oeste, cidade do interior de São Paulo, Eliel Miranda, conversou por telefone com Bruno Dauaire no dia da votação. Eles se conheceram em Campos em uma audiência pública realizada para discutir a questão do armamento da guarda. Eliel é funcionário de carreira no seu município, onde já foi secretário de Segurança. “Bruno realmente teve muito interesse. Embora jovem, demonstrou bastante lucidez. Procurou ouvir a sociedade e as pessoas que lidam com as guardas antes wede tomar suas decisões e convicções. Discutir segurança pública não é fácil, mas ele teve coragem, atitude nobre e comprometimento”.
Moção de aplausos – Em Campos, Bruno teve moção de aplauso aprovada por unanimidade na Câmara, através de requerimento verbal, por iniciativa dos vereadores Genásio e Gil Viana. “Fico feliz com a repercussão, mas acho que cumpri com o meu papel e de acordo com a minha consciência. Quiseram estadualizar um tema que é de interesse local. Cada município tem que avaliar a conveniência e oportunidade de armar ou não sua guarda municipal. Isso é, inclusive, previsto em lei federal. Os municípios têm que aprofundar o debate e considerar sua própria realidade”, disse Bruno Dauaire, que é vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Alerj.
Quem também concordou com a atuação de Bruno sobre o tema foi o comandante da Guarda Civil Municipal de Campos, Wellington Levino, funcionário de carreira da Guarda. “As guardas municipais são gratas ao posicionamento de deputados como Bruno. A Alerj não pode legislar pelos municípios. A Constituição dá autonomia aos municípios”.
Fonte: Ascom/Bruno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !