sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Apa do Itaoca: aliando natureza e atividades humanas

Criada em 2013 pela lei municipal 8424, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro do Itaoca faz parte das unidades de conservação de uso sustentável, isto é, garante a conservação de processos naturais e da biodiversidade, adequando atividades humanas às características ambientais da área. Para isso, a Prefeitura de Campos tem investido para promover a preservação ambiental e o Turismo do local, além de alavancar a economia. É a parceria de interesses ambientais, turísticos e econômicos.

— A partir do momento em que foi criada a APA, foram garantidos a preservação da biodiversidade existente no Morro do Itaoca e o investimento do poder público. Hoje, a prefeitura tem a gestão da área e pode realizar melhorias como já estão sendo feitas, atraindo mais esportistas e visitantes, explicou o administrador interino da APA, Roger Rangel Coutinho.

No final do ano passado, para melhorar as condições de acessibilidade dos usuários e frequentadores, a prefeitura realizou um trabalho de recuperação da estrada, com pavimentação em paralelo e construção de meio fio. Nos últimos anos, devido à erosão provocada pelas intensas chuvas, as pedras de granito que pavimentavam a parte íngreme do caminho foram arrancadas. 

— É muito interessante e importante a integração do poder público com a sociedade.  Existe um conselho gestor da APA que reúne membros do poder público, usuários do Morro do Itaoca e de clubes de esportistas, como o Clube de Voo Livre e a Associação União dos Esportes. A sociedade passa a tomar conta também do espaço, salientou Roger.

A APA abrange toda a dimensão do Morro do Itaoca, local onde é possível integrar o esporte à natureza. Localizado a cerca de 17 quilômetros do Centro da cidade, o Morro do Itaoca, no distrito de Ibitioca, é o ponto mais alto do município. São 395 metros de altitude. No seu cume é possível ter uma visão panorâmica da cidade.

Por isso, os adeptos de esportes radicais não perdem a chance de praticar provas e treinos no local. Voo livre, Downhill, Mountain bike, Asa Delta e Parapente são alguns dos esportes que encontram no Itaoca uma fonte de motivação. O local também é o destino preferido de famílias e amigos para caminhadas ecológicas e retiros espirituais, além de pesquisas científicas das universidades. 
Por: Regina de Oliveira - Foto: Divulgação -  07/08/2015 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !