domingo, 9 de agosto de 2015

Nossa Travessia na SOS Mata Atlântica
/07/2015


Somos de cidades aonde o crescimento urbano e populacional aconteceu de forma desordenada. Consequentemente, vários problemas estão associados a esse fator e reverter esse quadro em lugares aonde há pouca instrução sobre o que a natureza é para nós e o papel importantíssimo dela para a nossa sobrevivência é extremamente complicado.
Como estudantes de geociências, podemos perceber claramente que, a população se sente cada vez mais deslocada e não inserida no nosso bioma. Hoje, trabalhando com o projeto “A Mata Atlântica é Aqui!”, o tato com o público e a reprodução das atividades nos despertaram o interesse em mostrar cada vez mais o que vivemos e sentimos quando demonstramos nossa realidade. Ter tido contato com o interesse das pessoas em relação às atividades do projeto nos encantou! Atos simples nos deram esperança de que o conhecimento e a sensibilização ambiental surtirão efeitos, de forma imediata ou a longo prazo, e a certeza de que as informações obtidas através desses atos chegarão à casa das pessoas de uma forma que talvez antes não tivesse chegado.
Pode-se perceber empiricamente que a população macaense absorveu a ideia e se abriu ao conhecimento com uma boa participação e interação em todas as atividades propostas pelo projeto, desde a exposição de situações do cotidiano na maquete – quando, a todo momento, fazia alusão a uma área próxima à realidade deles -, até o jogo da memória com a diversidade de espécies de fauna e flora e seus respectivos papéis no ecossistema. Além disso, notamos cada vez mais que os participantes se mostravam interessados em mudar seus hábitos, até mesmo antes de citarmos a importância disso.
Em suma, só temos a agradecer ao projeto e à equipe nota 10 por termos adquirido mais conhecimento. Obrigada, Carlos Salvador (Kaká) e Ana Lúcia, pela paciência e por terem tornado tudo mais leve e divertido.
Beatriz Rangel (estudante de geologia) e Higor Conde (estudante de geografia) 
Monitores locais do Projeto “A Mata Atlântica é Aqui!” na cidade de Macaé RJ.
Fonte: SOS Mata Atlântica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !