sábado, 29 de agosto de 2015

Cidade recebe equipamentos para minimizar efeitos da crise hídrica

Secretário de Estado de Ambiente, André Corrêa, também entregou caminhão de Coleta Seletiva de lixo
BARRA MANSA
0 comentários
Fotografada por Felipe Rodrigues

BARRA MANSA
O secretário de Estado de Ambiente, André Corrêa, entregou na manhã desta terça-feira, 25, ao prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, um caminhão de coleta seletiva do Programa de Coleta Seletiva do estado do Rio de Janeiro; o certificado que habilita a secretaria municipal de Meio Ambiente a promover o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto local e mais dois sistemas de captação flutuantes voltados para minimizar os efeitos provocados pela falta de chuvas dos últimos meses. A solenidade foi realizada no pátio da prefeitura e contou com a representação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), secretários municipais e dos vereadores Pedro Paulo Lopes e Paulo Afonso Sales Moreira da Silva, o Paulo Chuchu.
Na ocasião, o diretor executivo do Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa), Horácio Delgado, falou sobre a importância da parceria com a secretaria estadual de Ambiente. “Assumimos o governo com apenas 2% de esgoto tratado na cidade e, através de investimentos obtidos junto ao governo do Estado, está sendo possível implantar as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE´s) com capacidade de tratamento de 100 % do esgoto doméstico. São investimentos da ordem de R$ 53 milhões no município em obras que ficam embaixo da terra e que são imprescindíveis para melhorar a qualidade de vida da população e o meio ambiente”, destacou Horácio.
O vereador Pedro Paulo reforçou a preocupação do município com a preservação ambiental. “São obras que não são vistas, mas de fundamental importância”, ressaltou. André Corrêa comentou a respeito da crise hídrica. “Estamos vivendo a maior crise de todos os tempos e é necessário que a população tenha a compreensão deste momento, economizando água e fazendo a sua reutilização. Os sistemas de captação flutuante que hoje destinamos à cidade permitirá a captação de água mesmo naqueles dias em que nível do Rio Paraíba do Sul estiver baixo. Desta maneira, pretendemos minorar os efeitos da falta de chuvas”, salientou Corrêa.
Jonas Marins lembrou que há cerca de um ano, o nível do Rio Paraíba do Sul na cidade chegou a um metro, inviabilizando a captação de água. “Com o sistema flutuante esse tipo de situação será resolvida. No entanto, precisamos continuar realizando ações direcionadas ao consumo racional da água. Também não podemos mais aceitar o descarte incorreto do lixo. Acredito que a educação ambiental seja a solução para essas questões”, disse o prefeito, destacando que Barra Mansa tem hoje, em andamento, a construção da maior ETE do Médio Paraíba Flumimense, no bairro Barbará.
- São obras que beneficiam a cidade como um todo, mas também a região metropolitana do Rio que é abastecida com as águas que são transpostas do Rio Paraíba para o Rio Guandu, em Piraí – lembrou o prefeito.
Os sistemas de captação flutuante já estão no pátio da Estação de Tratamento de Água do Centro, ao lado do Parque da Cidade. Eles são compostos por bomba, motor e quadro elétrico, com capacidade para captar 350 litros de água por segundo, cada. O investimento é de R$ 1,15 milhão.
COLETA SELETIVA – Com o novo caminhão de coleta seletiva será possível ampliar os serviços na região central de Barra Mansa, segundo o responsável pelo setor, Sérgio Antônio da Silva. “Realizamos a coleta seletiva em 27 bairros, atendendo a mais de 10 mil residências, com um de nossos caminhões. Temos mais de 50 pontos fixos de coleta para atender as grandes empresas, escolas e órgãos públicos, onde outro caminhão atua na coleta. Na parte comercial do Centro e do Ano Bom, a coleta é feita das 17h às 21h. Já a coleta de quatro mil litros/mês de óleo de cozinha é feita por meio de uma van cedida pelo Inea. Com este novo caminhão e os outros três já existentes será possível atingir 80% do município com o serviço de coleta seletiva”, explicou Sérgio. Ele ainda disse que Barra Mansa foi um dos 15 municípios, entre 26 cidades do estado do Rio, contemplado com o caminhão do programa estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !