segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Capital paulista sediará feira de tecnologia a serviço do meio ambiente

Publicado por Assessoria de imprensa
Publicidade  

A BW Expo acontecerá de 20 a 22 de outubro e apresentará soluções para questões de resíduos, água, esgoto, ar, energia e drenagem 

A BW Expo é a primeira feira do setor que realmente pode levar o nome de evento de sustentabilidade, já que é o único a cobrir todas as áreas deste setor. Durante os três dias serão discutidos os temas e apresentadas as mais diversas soluções para resíduos, água, esgoto, ar, energia e drenagem.

Segundo o Ministério das Cidades aproximadamente 35 milhões de brasileiros não são abastecidos por água potável e mais da metade da população não tem acesso à coleta de esgoto. Este cenário ainda fica pior se analisarmos que somente 39% de todo esgoto gerado é tratado e que 37% de toda água potável é perdida. Fatos que assustam ainda acontecer em pleno século vinte um.  Dados que potencializam as oportunidades de negócios para os fornecedores deste mercado, visto que a busca de novos produtos, serviços e tecnologias serão o caminho natural dos próximos anos.

Já nas questões de resíduos sólidos, de acordo com um estudo realizado pela ISWA (International Solid Waste Association), a principal organização internacional de resíduos sólidos, em 2013 houve um investimento global de 20,9 bilhões no setor. Além disso, foram realizados mais de mil projetos envolvendo waste-to-energy (recuperação energética de resíduos), processamento, geração de energia a partir de biomassa e reciclagem de resíduos. Números expressivos, mas pena que o Brasil ainda está na contramão deste crescimento, com grande parte de nossos resíduos encaminhados para locais inadequados. 

Esta condição tinha como prazo final agosto de 2014. A data não foi cumprida e o projeto ainda esta em análise. Resumindo a questão continua polêmica e necessita de soluções urgentes.

Outro fato importante, destaque no documento de 2013 da Carbon Disclosure Project (CDP), organização independente especializada no reporte climático das empresas, as 500 maiores empresas do mundo encabeçam a lista dos principais emissores de gases de efeito estufa, o equivalente a 3,6 bilhões de toneladas de CO2, ou seja, responsáveis por 75% das emissões de gases. Como as maiores geradoras, também representam a maior possibilidade de mudança em grande escala, já que têm mais a fazer para modificar este status.

Concluindo este panorama do mercado estão energia e água, os grandes destaques, que estão em debate nacional desde o ano passado. Onde a diversificação na geração de fontes energéticas pode ser a alternativa mais inteligente para o momento, mas, claro, que toda mudança demanda tempo e investimentos, entretanto em mercados que movimentam milhões/mês isto não acontece a toque de caixa, assim ideias para novas fontes de energias, serviços e tecnologias serão bem vindas, e, quem sabe, brilharão como a grande saída para crise energética brasileira.

Desta forma, um evento completo como BW Expo, é fundamental, reunindo na exposição as principais empresas de equipamentos, produtos e serviços para: água - extração, captação, tratamento, análises e distribuição; esgoto - tratamento, análise, distribuição e geração de energia; drenagem - controle de inundação, revestimento de taludes e canalização; gestão de resíduos - coleta, redução, aterro sanitário, reciclagem, geração de energia e logística reversa; energia - eólica, solar, gás, biocombustíveis, maremotriz, geotérmica e hidráulica; solo - descontaminação, tratamento, análises e monitoramento; ar: medição, monitoramento, tratamento e análises.

Além da exposição, o evento contará com a BW Conference, um amplo programa técnico-científico que abordará macro temas do setor, composta por Congresso e Seminários que trarão as últimas tendências do mercado; o Criar Sustentável que tratará de assuntos como tratamento e reuso de água e efluentes, monitoramento ambiental e biotecnologia; o Simpósio da ASEC/CETESB que apresentará temas como gestão de resíduos sólidos, educação ambiental, qualidade e segurança das águas, qualidade do ar, gestão em laboratórios e proteção e recuperação de áreas degradadas; e o Seminário Sotreq/Caterpillar voltado à soluções tecnológicas para operações em aterros sanitários e pátios de sucata. E ainda um curso técnico de propostas e contratos para sistemas de tratamento de água e efluentes, que será ministrado pelo portal Tratamento de Água. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !