sábado, 15 de agosto de 2015


ago132015

Seca. Outros canais do município estão na mesma situação. (Carlos Emir)
Seca. Outros canais do município estão na mesma situação. (Carlos Emir)
O Canal Cambaíba, em Campos, está sendo prejudicado pela estiagem que afeta a região. Com a ausência de chuvas, o nível do Rio Paraíba do Sul baixou e a água não tem conseguido chegar ao canal, que secou e está tomado por vegetação. “É possível caminhar por ele”, disse o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Crespo.
O secretário explicou que, quando a Usina São José ainda estava em operação, o Cambaíba recebia água por meio de bombas instaladas pela própria usina em parceria com os produtores rurais, beneficiando, inclusive, outros canais. “Com a desativação da usina, o sistema de bombeamento sofreu vandalismo e parou de funcionar. A Usina Canabrava, que arrendou terras no local, ficou de providenciar o conserto e agora estamos na expectativa”, afirmou ele, destacando que a prefeitura arcava com os custos da energia elétrica.

Eduardo disse ainda que as intervenções feitas pela prefeitura têm minimizado o problema de assoreamento dos canais. “É uma demanda grande de serviço que deveria ser realizada pelo Estado, que não o faz”. O secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira, disse que o Cambaíba não é o único canal que está seco. “Todos estão praticamente sem água e cheios de mato. Mesmo se o nível do Paraíba estivesse alto, a vegetação impediria a entrada da água”, afirmou ele.
Nesta quinta-feira, a cota do Rio Paraíba do Sul – que nos últimos meses tem registrado os menores índices da história por conta da estiagem -, era de 4,70 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !