terça-feira, 14 de julho de 2015

Máquina que transforma resíduo orgânico em biogás ajudará na diminuição das taxas de mortalidade

Simone Bastos, Professor Resíduo
03:38:PM - 09/Jul/2015

Imagem retirada do vídeo

O produto foi testado primeiramente em uma comunidade beduína em Israel e hoje é vendido separadamente por US$ 2.500 dólares 
Durante uma visita do secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Kimoon, ao presidente israelense Reuben Rivlin, em 2014, o chefe das Nações Unidas expressou a necessidade global de uma solução ambientalmente correta para um antigo problema: evitar os problemas de saúde e as mortes causadas pela queima de combustíveis sólidos (como madeira e carvão), utilizados muitas vezes para cozinhar. 
Anualmente, 4,3 milhões de mulheres e crianças morrem direta ou indiretamente pelos efeitos causados por estes combustíveis, segundo dados da OMS. Ao pensar nisso, os israelenses da companhia HomeBioGas desenvolveram um biodigestor que funciona através da energia gerada por alimentos orgânicos, como restos de comida, que é convertida em combustível biogás, uma combinação de gás metano e dióxido de carbono (CO2 ). Este combustível pode ser usado para cozinhar ou aquecer ambientes, sem gerar odores desagradáveis, já o líquido gerado depois do uso do gás pode servir como fertilizante para a terra. 
Batizado como HomeBioGas TG, o biodigestor é resultado de anos de pesquisas sobre outros biodigestores existentes na China e Índia. A equipe israelense chegou à conclusão de que as populações de baixa renda precisavam de um modelo inteiramente novo, a fim de ser lançado na América Latina, Ásia e África. 
O produto foi testado primeiramente em uma comunidade beduína em Israel e hoje é vendido separadamente por US$ 2.500 dólares.
O vídeo abaixo explica o funcionamento do HomeBioGas TG:
Claro que o ideal é sempre evitar ao máximo a produção de resíduos. Mas, uma vez gerados, será que uma inovação como essa pode significar uma solução para o lixo orgânico?
Informações: Portal EcoD
 FONTE: Prof. Resíduo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !