sábado, 13 de junho de 2015

Concurso premiará soluções de combate ao comércio ilegal de animais silvestres

Redação - National Geographic Brasil - 05/2015
Fábio PaschoalArara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) em cativeiro

National Geographic
, em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o Instituto Smithsonian e a rede de monitorização do comércio de animais silvestres TRAFFIC, convida organizações e indivíduos para participar de um concurso que irá selecionar projetos com soluções científicas e tecnológicas inovadoras de combate ao comércio ilegal de animais silvestres.

Os finalistas receberão assessoria técnica, apoio para o desenvolvimento de uma rede de relacionamentos para maximizar seus projetos e um acordo de patrocínio que pode variar de 100 mil a 500 mil dólares. O objetivo da iniciativa é amplificar o Plano Presidencial dos EUA de Implementação da Estratégia Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, lançado em 2014.

tráfico de animais silvestres é a terceira atividade ilícita mais lucrativa do planeta, perdendo apenas para o tráfico de drogas e o tráfico de armas, e movimenta entre 10 e 20 bilhões de dólares por ano em todo o mundo.

O concurso busca identificar e promover maneiras inovadoras para deter o tráfico e a matança de animais silvestres pelo mundo e será dividido em três etapas eliminatórias. Na primeira etapa, os interessados deverão apresentar uma sinopse de proposta descrevendo resumidamente o seu projeto e como ele poderá impactar na redução do tráfico. As sinopses de proposta podem ser entregues até 30 de junho de 2015.

As propostas devem focar pelo menos um dos quatro desafios abaixo:

- Rastreamento de rotas de tráfico de animais silvestres;
- Reforço de provas forenses para embasar processos judiciais;
- Redução da demanda por animais silvestres;
- Identificação de corrupção na cadeia de tráfico.
- Os interessados poderão usar o formulário online para apresentar a sinopse de proposta, com um resumo do projeto. A sinopse de proposta deverá incluir:

- Informação demográfica do candidato ou da organização do candidato;
- Uma descrição da solução proposta;
- Como o projeto aborda um ou mais de um dos quatro desafios;
- Uma descrição de como a solução proposta pode ser maximizada para alcançar um número significativo de usuários

Todas as propostas devem ser em inglês. O prazo final para recebimento da sinopse de proposta se encerra às 23h59 de 30 de junho de 2015.

O comitê julgador avaliará as sinopses de proposta e selecionará as mais promissoras para a segunda etapa. Os vencedores da segunda etapa concorrerão então à terceira e última etapa, quando os finalistas serão selecionados. Para informações complementares sobre esta competição acesse o site.

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