domingo, 14 de junho de 2015

Caminhada do Coração será neste domingo

O Dia de Conscientização da Cardiopatia, ocorrido sexta-feira (12) será lembrado em Campos neste domingo (14), a partir das 10h com saída da Caminhada do Coração, da Pracinha do Flamboyant. O evento contará com discussões sobre o tema e haverá um espaço para as crianças brincarem.
Transpiração excessiva e cansaço durante as mamadas, respiração acelerada enquanto descansa, pouco apetite associado a baixo ganho de peso, e irritação frequente são alguns dos sintomas de cardiopatia em bebês, que afetam um em cada 100 bebês nascidos vivos e cerca de 80% dos que sobrevivem terão que passar por cirurgias de correção. A informação é da presidente da associação que presta assistência às crianças com Cardiopatia Congênita (AACC) — Pequenos Corações, Márcia Adriana Rebordões.
Segundo ela, é considerada cardiopatia congênita qualquer anormalidade na estrutura, ou função do coração, que surge nas primeiras oito semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, mesmo que descoberto no nascimento ou anos mais tarde. Em bebês, os principais sintomas são: pontas dos dedos ou lábios roxos; transpiração excessiva e cansaço durante as mamadas, respiração acelerada enquanto descansa, pouco apetite associado a baixo ganho de peso e irritação frequente, sem consolo. Em crianças maiores, a cardiopatia congênita pode se manifestar por cansaço em atividades físicas e dificuldade em acompanhar o ritmo dos amigos; crescimento lento; quando brinca ou tem uma atividade física mais intensa, os lábios ficam arroxeados e a pele empalidece e o coração apresenta taquicardia (ritmo acelerado).
Para detectar a doença precocemente e iniciar o tratamento adequado o quanto antes, a “Pequenos Corações” recomenda a adoção do teste do coraçãozinho, realizado em hospital e que mede a concentração de oxigênio no sangue e pode determinar se o bebê tem alguma cardiopatia. “A oximetria, isto é a medição da concentração de oxigênio no sangue, é muito simples de ser realizado: o sensor, oxímetro, é colocado primeiramente na mão direita do recém-nascido e em seguida em um dos seus membros inferiores. Se o resultado for menor que 95%, ou diferença superior a 3% entre o membro superior e o inferior, um novo teste deve ser feito. Se o resultado se repetir em novo teste, o bebê deve ser submetido a um ecocardiograma, para confirmar a cardiopatia. Sem esse teste, o bebê pode receber alta sem que as anomalias congênitas do coração sejam encontradas, o que pode agravar sua saúde”, explicou.


J.N.
A.N.
FONTE FOLHA ON LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !