domingo, 10 de maio de 2015

CPI DA CRISE HÍDRICA FARÁ VISTORIA NO SISTEMA GUANDU 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que investiga a crise hídrica no Estado e a transposição do Rio Paraíba do Sul vai fazer visitas técnicas ao Sistema Guandu. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (07/05) pelo presidente da CPI, deputado Luiz Paulo (PSDB). “Se estamos analisando e tentando ter propostas para a crise hídrica é necessário que a comissão conheça o Sistema Guandu, que é o maior do nosso Estado e um dos maiores do mundo. Além disso, sua ampliação completa 50 anos em 2015”, explicou o parlamentar. Segundo Luiz Paulo, a visita passará pelas estações de tratamento e bombeamento do Guandu.
 
A comissão ouviu nesta quinta o diretor presidente da concessionária Foz Águas 5, Sandro Mario Stroeik. “Vamos oficiar a empresa pedindo o contrato de concessão, as metas físicas e financeiras, a localização, a capacidade e o custo das estações de tratamento”, disse o parlamentar. A concessionária Foz Águas 5 é a empresa responsável pelos serviços de esgotamento sanitário na Zona Oeste da cidade. Segundo Stroeik, o trabalho da empresa está concentrado basicamente na questão do esgoto , e toda a parte de fornecimento de água é de responsabilidade da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae).
 
‘Nosso foco é operação, instalação e manutenção de todo o sistema de esgoto. Estamos implantando um sistema de esgoto na zona Oeste com foco nas bacias que deságuam na baia de Guanabara e até o final do próximo ano, 30% da área terá esgoto coletado e tratado, isso representa o atendimento de 500 mil pessoas na região”, disse Stroeik.
 
Segundo o diretor operacional de engenharia da empresa, Leonardo Righetto, a concessionária tem investido na modernização do sistema de esgotamento sanitário existente. “A concessionária opera 17 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e, em dois anos, aumentou de 5% para 10% no índice de tratamento. Até 2017, quando chega ao fim a primeira fase do projeto, a Foz Águas 5 terá investido R$ 640 milhões na melhoria dos serviços”, disse Righetto.  
 
(Texto de Vanessa Schumacker)
- See more at: http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo.asp?num=48961#sthash.SJ4AcqLB.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !