quinta-feira, 16 de abril de 2015

Parque Estadual do Desengano comemora 45 anos

Parque Estadual do Desengano comemora 45 anos

O Parque Estadual do Desengano, o mais antigo do estado, comemorou 45 anos de existência nesta segunda-feira (13), com solenidade em Santa Maria Madalena, com um grande bolo. A gerente de Unidades de Conservação de Proteção Integral  do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Patrícia Figueiredo, lembrou todas as ações que vêm sendo realizadas no parque visam sua preservação ambiental e com intuito de também dotá-lo de condições para o ecoturismo. Ela lembrou os exuberantes atrativos do parque, que se constitui no último remanescente contínuo da Mata Atlântica, está localizado em sua maior área em Campos.

Também participaram do evento, o chefe do Parque, Andrei Veiga;  secretários municipais de Meio Ambiente de Santa Maria, Campos e São Fidélis, além de demais autoridades nas áreas de educação e turismo da região, guarda parques e da comunidade de Santa Maria. O secretário de  Meio Ambiente, Zacarias Albuquerque, e a diretora de Turismo, Ana Néri Alvarenga, representaram Campos. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira, enviou moção de aplauso parabenizando pelo aniversário do PED.

Recentemente o Parque do Desengano formou guarda parques para realizar um trabalho permanente de proteção e também de orientação a muitas pessoas que procuram o local para ter maior contato com a natureza. Estes primeiros grupos de  guardas já estão atuando nos municípios de São Fidélis e Santa Maria e há entendimentos para abertura de 50 vagas para curso de formação profissional nesta área, com início em setembro, para Campos.

- Campos está trabalhando no sentido de agilizar um ponto de acesso por nossa cidade a exemplo das demais, onde o PED está localizado. Ao mesmo tempo, vamos capacitar os guardas parques para o trabalho de preservação e também recepção aos visitantes, que já fazem, muitas vezes por conta própria, as trilhas existentes - pontuou.
As comemorações pelo aniversário do Parque Estadual do Desengano acontecem desde sexta-feira (10). A programação inclui passeio ciclístico e a Cavalgada Caminhos do Desengano, da qual participaram  45 cavaleiros e convidados. Eles que saíram do Parque de Exposições de Santa Maria, passando pelo centro e indo até Terras Frias, na Zona de Amortecimento do Parque.

PED – O Parque Estadual do Desengano está localizado a  noroeste de Campos, na região do Imbé. São 22.400 hectares de Mata Atlântica, com destaques na paisagem para o Pico do Desengano, com altitude de 1.761 metros; o Pico São Mateus, com 1.576 metros; e a Pedra Agulha, com 1.080 metros. 

Tendo grande importância hídrica, com numerosos cursos d’água e nascentes, o PED também possui exuberância de cenários naturais e cachoeiras, como Bonita, Maracanã e Tombo D’Água, além dos Rios do Colégio, Aleluia e Mocotó. Mais de 400 espécies de aves são encontradas no Parque do Desengano, muitas em extinção, como jacutinga, macuco, gavião-pomba, gavião-pato, e que só sobrevivem  porque estão em área protegida, da mesma forma que animais, como a preguiça-de-coleira, a onça-parda, o quati, a paca,  e o macaco prego.

Por: Denise Ferreira - Foto: Divulgação -  13/04/2015 21:16:37

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !