quarta-feira, 22 de abril de 2015

Fumaça de turfa coloca saúde em risco

Publicado em 13/04/2015


Isaías Fernandes
Clique na foto para ampliá-la
Um dos focos da fumaça da turfa - material de origem vegetal, parcialmente decomposto - é uma área em Ibitioca, próxima da BR-101

Moradores de vários bairros de Campos viram uma fumaça tomar conta do céu na manhã desta segunda-feira. O cheio forte causou incômodo e reclamações na Defesa Civil Municipal. O secretário Henrique Oliveira explicou que ela vem ocorrendo há alguns dias em função de um fenômeno chamado turfa - camada de materiais em decomposição que se inflama com facilidade. Apesar de estudos demonstrarem que essa fumaça não é tóxica, ela pode agravar problemas respiratórios. "A fumaça é causada por um incêndio subterrâneo. Mesmo estando no subsolo, a turfa mantém bolsas de oxigênio em seu interior, o que possibilita a permanência do fogo por vários dias consecutivos. Isto ocorre nos períodos de estiagem", disse ele, destacando que a solução para o problema é muita chuva. 

Em Campos, as localidades de Ibitioca, na BR 101 (Campos/Rio de Janeiro), Dores de Macabu e Lagoa Feia são áreas ricas em turfas, segundo o secretário. "O vento é quem traz a fumaça para a cidade. Não é um fogo fácil de combater. Em Dores mesmo, cedemos bombas para que um proprietário pudesse retirar água para apagar os focos e o trabalho levou meses".

Morador em Ibitioca, o comerciante Paulo Abreu, 53 anos, disse que, dependendo da força do vento, a fumaça se propaga rapidamente. "Já teve dias em que ficou tudo nublado". O ambientalista Aristifes Soffiati explicou que a fumaça, visivelmente, "brota" do chão. "Apesar de a fumaça causar incômodo, não há motivos para preocupação quanto a um incêndio de grandes proporções, pois isso geralmente não ocorre". 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !