segunda-feira, 13 de abril de 2015

comentário do Blog:Até 2012, quando ocorria surgimento de fumaça intensa na área urbana da cidade, a primeira pergunta era:Puseram fogo no lixão !Hoje este fato é passado, pois na nossa gestão inauguramos moderno aterro sanitário em Conselheiro Josino, que i nclusive atende S. Francisco e S. João da Barra.

Fumaça do fenômeno Turfa em Campos e Quissamã

Uma forte fumaça incomodou moradores de vários bairros de Campos nesta sexta-feira (10). O episódio já havia sido identificado em vários momentos nos últimos dois meses. De acordo com o secretário da Defesa Civil Municipal, Henrique Oliveira, a fumaça seria da queima de turfa próximo à localidade de Ponta da Lama devido à falta de chuva. Outras cidades da região registraram o mesmo fenômeno, exemplo disso é o município de Quissamã.
O aposentado Umberto Trindade, de 72 anos, morador da área central se sentiu incomodado. “Há uma semana está com cheiro de fumaça. Conheço esse cheiro e é de turfa queimada. Está incomodando. Hoje (sexta-feira) está mais forte, parece que está mais perto”.
A dona de casa Lívia Pereira, 41 anos, também reclamou. “È horrível. Hoje (ontem) o cheiro está mais forte”.
Segundo o secretário da Defesa Civil Municipal, Henrique Oliveira, o órgão não recebeu nenhum chamado. “Essa fumaça é da queima de turfa. Com a mudança do vento, ela vem para a cidade”, destacou, acrescentando que não há previsão de chuva para a cidade.
O secretário de Meio Ambiente, Zacarias Albuquerque, contou que uma equipe do órgão foi até o local para verificar. “A fumaça é da queima de turfa. O vento sudoeste, a 16 km/h desde a madrugada trouxe a fumaça. A falta de chuva deflagrou. Incomoda. Não é uma fumaça asfixiante, mas pode ocasionar uma irritação”, disse acrescentando, que uma queima teria acontecido antes da Semana Santa e com a chuva teria amenizado, mas agora teria retornado com maior intensidade. Até as 10h de ontem, o Corpo de Bombeiros havia informado que não havia recebido nenhum chamado.
Turfa - É um material de origem vegetal, parcialmente decomposto e encontrado em camadas. É um estágio anterior ao carvão. A turfa pega fogo muito fácil por ser oriunda de matéria orgânica depositada nas várzeas dos rios (juncos, árvores etc) que durante um longo período geológico, por causa da umidade, não sofreu decomposição e transformou-se em mineral.
(C.B.)
Foto: Secom/Quissamã

10/04/2015 15:05


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !