quarta-feira, 25 de março de 2015

Municípios atuam contra a seca

Municípios atuam contra a seca

Foto: Divulgação/Secom
Produtores rurais de São João da Barra recebem auxílio da Prefeitura para debelar os efeitos da longa estiagem por que passa o município e tornar, mais uma vez, viável a produção agropecuária na região. Uma das principais ações neste sentido foi a aquisição de cerca de 200 toneladas de ração para alimentar os rebanhos leiteiros e de corte. Do total adquirido, duas remessas — de 64 e 60 toneladas — já chegaram. Outras 120 toneladas de alimento serão entregues em breve.
Entre as rações adquiridas e distribuídas aos produtores rurais estão silagem de milho, ração volumosa e azevém, que geraram ganho de peso no rebanho e aumentou a produção de leite, circulando, normalmente, entre 4,5 e 5 mil litros, número reduzido em cerca de 40% devido à seca.
A mortandade de animais é outro fator que preocupa produtores e o município. Até a primeira semana de março, de acordo com a secretaria municipal de Agricultura, aproximadamente 300 cabeças de gado não resistiram à forte seca. Atualmente, o município possui 35 mil cabeças de gado, entre corte e leiteiro. Todo esse cenário negativo mobilizou o poder público, que viabilizou, através da Prefeitura, o transporte da ração que veio do Paraná.
Alcy Rodrigues é produtor rural e organizador dos grupos que estão recebendo o alimento. Ele ressaltou a boa aceitação dos animais e também enalteceu a parceria com a Prefeitura.
— A aceitação foi boa e ainda temos um bom estoque, que deve durar mais alguns dias para alimentação de todo o gado. Vale dizer que o frete fica mais caro que o produto em si. Se a Prefeitura não nos ajudasse no transporte, todo este esforço seria inviável. Agradecemos e muito todo apoio que o Executivo tem dado neste período de forte seca — conta.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Pedro Nilson Alves Berto, a parceria entre município e produtores tem sido fundamental para enfrentar esta que é uma das piores estiagens de todos os tempos.
— Neste momento difícil, é preciso trabalhar em conjunto para amenizar a situação. Os produtores se reuniram, procuraram a Prefeitura e juntos conseguimos encontrar a solução, que foi garantir o transporte do alimento. Outros agricultores também podem contar com o apoio da municipalidade — ressaltou.
Bomba distribui água do Paraíba para canal
A secretaria de Defesa Civil de Campos instalou uma bomba sobre uma balsa no rio Paraíba do Sul, nas imediações da ponte Leonel Brizola. O objetivo é bombear água do rio Paraíba para o canal Campos-Macaé, e daí, para o canal de Tócos, que desagua na Lagoa Feia.
O subsecretário municipal de Defesa Civil, major Edson Pessanha, explicou que, até chegar ao canal de Tócos, há vários canais secundários, que também estão recebendo a água do Paraíba. O serviço de bombeamento da água para os canais visa beneficiar a agropecuária.
A previsão é de que a bomba sobre a balsa permaneça até o final do ano, devido ao nível baixo do rio Paraíba do Sul. Por enquanto, somente uma bomba está funcionando, mas, segundo a Prefeitura, em breve, serão duas, pois uma foi levada para manutenção. (A.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !