segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Florestas urbanas ajudam a salvar vidas

Florestas urbanas ajudam a salvar vidas

Cientistas constatam que árvores auxiliam no controle das pequenas partículas de poluição que ocasionam doenças graves.

Entorno da Reserva Biológica Tamboré. Foto: Instituto Brookfield.
Amanhã, dia 17, comemora-se o Dia de Proteção às Florestas e não faltam motivos para incentivarmos a preservação. Com elas, temos: a estabilização e a melhoria do clima; contribuição para a saúde; benefícios econômicos e sociais, além de toda a beleza. Agora você terá mais um motivo para amar ainda mais o verde: as florestasajudam a salvar vidas.
Segundo um estudo feito por cientistas doServiço Florestal dos Estados Unidos e o Instituto Davey sobre o impacto das florestas urbanas nas grandes cidades, as árvores podem salvar uma vida a cada ano e reduzir a poluição local.
Os cientistas constataram que as árvores auxiliam no controle das pequenas partículas de poluição que ocasionam doenças graves, como: problemas cardíacos, inflamações; problemas no pulmão e até mesmo morte prematura. A amostra da pesquisa contou com dez cidades americanas: Baltimore, Chicago, Nova York, São Francisco, Filadélfia, Atlanta, Syracuse, Los Angeles, Minneapolis e Filadélfia.

Central Park, em Nova York. Foto: Getty Images.
Nova York foi o lugar que apresentou melhores resultados na relação entre florestas urbanas e qualidade de vida. Nesta cidade, as árvores são responsáveis por salvarem até oito pessoas por ano. Na Filadélfia, a redução da mortalidade em consequência das árvores plantadas na cidade a partir do ano de 2011 permitiu uma economia financeira de US$ 9, 7 milhões.
Você sabia?
Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todo município ofereça o mínimo de 12 metros quadrados de área verde por habitante para manter a boa qualidade de vida de cada indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !