São Paulo – As crises de abastecimento de água aparecem no topo da lista de impactos mais temidos para o planeta nos próximos 10 anos, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Fórum Econômico Mundial.
Todos os anos, um grupo de mais de 900 executivos participam da pesquisa Global Risks, que elenca as principais preocupações em dois grupos: um sobre eventos mais prováveis de abalarem o mundo e outra sobre os ricos de maior impacto.
É a primeira vez que a “crise da água” lidera o ranking de impactos mais temidos pela elite mundial, seguida de “rápida e maciça disseminação de doenças infecciosas” e por "armas de destruição em massa”.
O risco de "conflitos entre Estados nacionais" lidera a lista de maiores ameaças à estabilidade mundial nos próximos 10 anos. Na sequência, aparecem os “eventos meteorológicos extremos” e “falha de governança nacional”.
5 principais riscos globais em termos de probabilidade5 principais riscos globais em termos de impacto
1 - Conflitos entre Estados nacionais1- Crise de abastecimento de água
2 - Eventos meteorológicos extremos2 - Propagação de doenças infecciosas
3 - Falha de governança nacional3 - Armas de destruição em massa
4- Colapso ou crise estatal4- Conflitos entre Estados nacionais
5 - Desemprego ou subemprego elevado5 - Falha de adaptação à mudança climática
PRESSÃO CRESCENTE
Os recursos hídricos enfrentam pressão sem precedentes para atender à crescente demanda mundial. De acordo com o relatório, o consumo de água em 2030 superará em 40% o fornecimento considerado sustentável.
Atividade extremamente sedenta, a agricultura (que representa 70% do consumo total de água), precisará aumentar a produção de alimentos em 50% nos próximos 15 anos, o que elevará a demanda hídrica.
Não para aí. Para atender necessidades de geração de energia e produção, o consumo de água pelo setor elétrico deverá aumentar em 85% até 2035, projeta a Agência Internacional de Energia.
Outro desafio a ser enfrentado é a distribuição desigual da água. A ONU estima que 8 de cada 10 habitante do mundo vivem na metade mais seca do planeta, que inclui a Ásia, o Oriente Média e parte da África.