sábado, 3 de janeiro de 2015

União Europeia impõe monitoração de carbono produzido por navios

União Europeia impõe monitoração de carbono produzido por naviosJosé Eduardo Mendonça - 11/2014 

uniao-europeia-impoe-monitoracao-carbono-produzido-navios-560
O setor de navegação vai pela primeira vez monitorar suas emissões de carbono, sob novo acordo aprovado esta semana pela União Europeia, destinado a controlar uma fonte crescente de poluentes ligados à mudança do clima.
A Comissão Permanente de Representantes do Conselho Europeu confirmou ontem a aprovação pelo Parlamento Europeu.
A navegação internacional responde por cerca de 3% das emissões globais de CO2, percentual que poderá crescer para 18% até 2050 se não houver regulação, de acordo com a Organização Marítima Internacional.
Segundo Gian Luca Galletti, ministro do ambiente italiano, e atual presidente da União, o acordo tem “um grande valor político e técnico”. Ele introduz um mecanismo para monitoração, laudos e checagens de emissões, depois de novas decisões tomadas em outubro pela entidade para combater a mudança do clima, e como precursor dos esforços da ONU para o estabelecimento de um pacto global ao final de 2015.
Falando sob anonimato, diplomatas afirmaram que quatro nações – Grécia, Chipre, Malta e Polônia – votaram contra o acordo, mas que isto não foi suficiente para derrubá-lo.
As novas regulações irão melhorar a qualidade das informações sobre consumo de combustíveis e eficiência energética dos navios, o que torna possível analisar as tendências de emissões e avaliar o desempenho deste meio de transporte, diz a RT News.
Foto: Mike/Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !