quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Balé no Mar(BALEIA FRANCA)

Balé no Mar

As melhores alternativas para avistar as baleias francas no litoral sul de Santa Catarina

-  A  A  +
Fabrício Brasiliense
Viagem e Turismo - 11/2014
Luis Esnal/Creative Commons


Qual é a melhor época para ver as baleias em Santa Catarina e como funciona o passeio de barco para observá-las? A pergunta foi feita pela leitora da revista Viagem e Turismo, Paôla Sebben, de Curitiba.

A diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca Brasil,Karina Groch, alerta que os passeios de barco na área de proteção ambiental Baleia Franca, que vai da praia da Pinheira à do Rincão, estão proibidos desde maio do ano passado. Como não existem estudos de impacto desse tipo de turismo na re¬gião, a Justiça entendeu que a atividade poderia colocar as ba¬leias em risco.

A suspensão não é definitiva, mas não há previsão de revogação. Karina Groch avisa: “As baleias francas podem ser facilmente observadas da terra. Elas são uma espécie de hábitos costeiros, se aproximam da praia no período reprodutivo e ficam logo depois da arrebentação ou próximas aos costões. Nos dias de mar calmo e céu aberto, a avistagem é mais fácil, especialmente nas praias da Gamboa, em Garopaba, e da Ribanceira, em Imbituba. É lá que elas ficam por mais tempo na temporada, que vai de julho a novembro – setembro costuma ser o mês em que elas aparecem em maior quantidade”.

Karina revela que na sede do projeto, na Praia de Itapirubá, há um deque bacana para observação e biólogos à disposição dos visitantes. “Nosso site* mantém um mapa atualizado com a localização mais recente das baleias”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !