domingo, 14 de dezembro de 2014


Novo acordo climático vai prever reparação por danos

Conferência da ONU ocorre no Peru e entra na reta final nesta semana.
 
DA REDAÇÃO

COP 20. Primeira versão do documento está pronta para ministros de Estado fazerem suas contribuições.

A primeira versão do rascunho para um acordo global que tem como objetivo a redução das Emissões de gases- estufa e conter os efeitos da mudança climática em todo o mundo foi divulgada ontem pelos negociadores da Conferência Climática das Nações Unidas(COP 20).
O texto,de 33 páginas, foi elaborado pelos copresidentes d aCOP a partir das sugestões de representantes de mais de 190 países. Eles negociam em Lima, no Peru, desdea última segunda-feira.De acordo com o documento, o texto base do “protocolo, instrumento legal ou resultado acordado com força legal” terá que ficar pronto até maio de 2015 e deverá incluir disposições sobre corte de Emissões de gases, adaptação à mudança do Clima, reparação por perdas e danos causados por desastres naturais,finanças,desenvolvimento e transferência de tecnologia, capacitação e transparência de ação e apoio.
O novo tratado, que deverá ser obrigatório,mas não punitivo, tem que ser assinado em 2015, na COP 21, em Paris, e entrar em vigor em 2020.


AVANÇO. Segundo Jan Kowalzig, da organização Oxfam,“o novo texto reflete que os países passaram a primeiras emana( da conferência)reafirmando suas antigas posições, deixando sem resolução a maioria dos debates fundamentais”, explica. Apesar disso, as negociações deste ano podem ter avanços significativos, principalmente depois que grandes potências indicaram que terão um autocontrole no lançamento de poluentes.
Em novembro, os Estados Unidos divulgaram que querem reduzir entre 26% e 28% suas Emissões até 2025. Já a China não apresentou números, mas se comprometeu a cortar o total de gases-estufa emitido até 2030. Em outubro, a União Europeia anunciou que vai diminuir em 40% suas Emissões até 2030 e 32 países ricos destinaram mais de US$ 9 bilhões para o Fundo Verde do Clima.
A partir de hoje, se inicia a negociação se inicia com a participação dos ministros de Estado. A ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, confirmou sua presença na conferência. A meta é sair do Peru como rascunho do novo acordo global.(Com agências)

Meta

Gases estufa. Segundo um painel internacional de cientistas ligado à ONU, o IPCC, é preciso diminuir entre 40% e 70%do total de gases lançados até 2050 e zerar essa taxa até 2100 para conter oAquecimento Global.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !