domingo, 28 de dezembro de 2014

Dez espécies de aves são vistas pela primeira vez no oeste Paraná

Dez espécies de aves são vistas pela primeira vez no oeste ParanáEstudo identificou 146 espécies na área da usina de Itaipu. Entre elas estão algumas que nunca tinham sido vistas antes na região oeste do Paraná
Vanessa Daraya Planeta Sustentavel- 12/2014
O Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) é uma unidade de conservação perto da usina de Itaipu, no oeste do Paraná, com uma grande riqueza de plantas e animais. A biodiversidade na região é tão grande que os cientistas não param de se surpreender. Recentemente, uma equipe pesquisadores do RBV encontrou dez espécies inéditas de aves.

A descoberta foi anotada no Inventário Participativo das Aves do Paraná (Ipave-2014), que reúne asespécies encontradas pelos cientistas no local. Durante a observação, a lista ganhou 146 aves. Por conta dessa pesquisa já são 193 espécies desde o início catálogo, em 2007.

Veja a lista de aves descobertas nas proximidades da usina de Itaipu.
– Perdiz (Rynchotus rufescens); 
– Marreca-de-bico-roxo (Nomomyx dominica); 
– Trinta-réis-grande (Phaetusa simplex);
– Falcão-relógio (Micrastur semitorquatus); 
– Choca-de-chapéu-vermelho (Thamnophilus ruficapillus);
– Barranqueiro-de-olho-branco (Automolus leucophthalmus);
– Anambé-branco-de-bochecha-parda (Tityra inquisitor); 
– Miudinho (Myiornis auriculares);
– Freirinha (Arundinicola leucocephala) e
– Sabiá-ferreiro (Turdus subalaris).

Quatro delas também foram vistas pela primeira vez em Foz do Iguaçu: a perdiz; a choca-de-chapéu-vermelho; o falcão-relógio; e a marreca-de-bico-roxo. 

A descoberta das novas espécies é um sinal de que a qualidade da floresta está boa. Segundo Edson Zanlorensi, gerente da Divisão de Áreas Protegidas de Itaipu, as aves ajudam a propagar as espécies vegetais, o que resulta naconservação da biodiversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !