quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Baixa vazão do Rio Piracicaba revela novas paisagens; veja 'antes e depois'

Baixa vazão do Rio Piracicaba revela novas paisagens; veja 'antes e depois'

Volume de água estava 85% abaixo da média para outubro nesta quinta (9).
Imagens da cheia do manancial, cinco anos atrás, mostram a força da água.

Do G1 Piracicaba e Região


A baixa vazão do Rio Piracicaba revelou novas paisagens ao longo do trecho do manancial que passa pela área central de Piracicaba (SP). Famoso pela antiga abundância no volume e ainda por preocupar moradores em época de cheia, o rio sofre com a falta de chuvas desde o início do ano devido à crise hídrica. Em vários pontos, como no salto e na turística Ponte Pênsil (foto acima), a imagem da seca desta terça-feira (7) contrasta com a de cinco anos atrás.
Essa falta d'água revelou as pedras do fundo do manancial e provocou mudanças na paisagem. Na imagem do salto do rio, local famoso do manancial, a força da água se destaca em meio a um cenário praticamente sem pedras. Na foto abaixo, tirada também na terça, no Parque do Mirante, no entanto, há mais pedras do que água e é possível ver bastante vegetação do fundo do Rio Piracicaba. A imagem da cheia foi registrada também em 2009.Nesta quinta-feira (9), a vazão do manancial às 7h era de 11,21 mil litros de água por segundo, valor 85% abaixo da média para dias de outubro, conforme dados do Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) do Estado de São Paulo. No mesmo dia em 2013, o volume de água era de 64 mil litros de água por segundo. O nível também apresentou índices ruins nesta quinta, pois a profundidade era de 80 centímetros, quando o normal para esta época do ano é 1,60 metro. No mesmo dia, em 2013, o nível era de 1,57 metro.
Na comparação acima, por exemplo, a mesma árvore no lado direito da imagem está em situações distintas. A diferença é que na foto tirada em 2009, a água cobre parte da planta. Além disso, ao fundo, é possível ver a mudança entre a distância do rio e a Ponte Pênsil. O registro da imagem foi feito no Aquário Municipal.
A distância da água chama ainda mais atenção nesta terceira imagem, com fotos desta quarta-feira (8) e de 2011. Nesse ponto, onde fica uma das entradas do Engenho Central, na Avenida Beira Rio, atualmente é possível caminhar por pedras que estão aparentes no manancial devido à forte estiagem.
Rio Piracicaba nesta sexta-feira (3) (Foto: Fernanda Zanetti/G1)'Tapete verde' se formou em ponto do
Rio Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Bacias prejudicadas
Ministério Público Federal e Estadual moveram uma ação civil contra os gestores do Sistema Cantareira porque consideram que houve "vazio de regras" na gestão, o que prejudicou as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).
Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), Agência Nacional de Águas (ANA) e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) são réus no caso e acusados pelos promotores de terem faltado no cumprimento no planejamento do uso da água, o que deixou a situação da maneira que está atualmente.
Tapete verde
A vegetação inclusive formou uma espécie de "jardim" no trecho do manancial próximo à ponte do antigo anel viário que liga as rodovias Deputado Laércio Corte (SP-147) e Luiz de Queiroz (SP-304). O "tapete verde" formado no local tem aproximadamente 150 metros de comprimento e cobre o rio de uma margem à outra. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), por meio da assessoria de imprensa, informou que esse tipo de vegetação é muito comum em rios quando estão com baixa vazão.
Menor vazão em 30 anos
No dia 16 de setembro, o Rio Piracicaba teve recorde de menor vazão em 30 anos. O recorde anterior havia sido estabelecido 37 dias antes, segundo dados do sistema de telemetria do Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee). No trecho da Rua do Porto, próximo à área central de Piracicaba, a vazão era de 9,45 mil litros por segundo, e o nível era de 76 centímetros, no último dia 16.
Rio Piracicaba em 2009 (Foto: Bolly Vieira/Arquivo pessoal)Salto do Rio Piracicaba em 2009 (Foto: Bolly Vieira/Arquivo pessoal)
Região do Salto do Rio Piracicaba nesta terça (7) (Foto: Leon Botão/G1)
Salto do Rio Piracicaba, em 2009, durante período de cheia (Foto: Bolly Vieira/Arquivo pessoal)Salto do Rio Piracicaba, em 2009, durante período de cheia (Foto: Bolly Vieira/Arquivo pessoal)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !